Ficha de visita de imóvel: o que é e qual a importância?

A ficha de visita de imóvel é um documento que visa organizar e profissionalizar as relações entre corretor, imobiliária e cliente no momento de uma negociação. 

Precede o contrato principal, sendo apenas um indicativo que houve um atendimento antes e um registro dos detalhes importantes. Por isso, é uma parte fundamental dos processos no setor imobiliário e deve ser oferecido como uma opção para os clientes.

Para saber mais sobre essa ficha, continue acompanhando este post até o final!

ficha-visita-imovel

O que é a ficha de visita de imóvel?

A ficha de visita de imóvel, ou termo de visita, é um documento que estrutura informações importantes acerca de um imóvel quando a visita ocorre. 

Uma das informações é justamente quem foi o corretor responsável por apresentar aquela oferta para o cliente. Assim, serve como uma garantia para evitar problemas futuros para esse profissional e para a imobiliária.

Como o setor envolve uma relação mais aberta com clientes que possuem mais autonomia, a ficha garante que tudo esteja corretamente registrado para que o dinheiro seja repassado devidamente quando o cliente decidir comprar.

Ou seja, é comum que clientes vejam imóveis com um corretor, mas fechem depois com outra empresa ou negociem diretamente com o proprietário. Nesse caso, o trabalho do corretor fica desvalorizado.

A ficha de visita ajuda a atenuar os problemas relacionados a esse cenário. 

É como uma documentação da visita, que expõe dados sobre quando ocorreu e como. Além disso, serve para descrever bem o imóvel e esclarecer dúvidas sobre ele.

O ideal é fornecer informações técnicas e gerais acerca da venda/aluguel e dos profissionais envolvidos. É preciso registrar endereço, informações de construção (como posição do sol), mobília (se existir), vagas de garagem, quartos, etc.

o que é ficha de visita de imóvel

Além disso, deve-se inserir dados sobre a visita: quando ocorreu e quem foi o corretor responsável (CPF e RG). É preciso colocar o valor do imóvel, CPF e RG do cliente visitante, código de registro do imóvel, dados referentes a impostos e outros.

Também é interessante já deixar exposto o valor da comissão de corretagem caso aquela propriedade seja de fato vendida. Assim, cumpre-se o que a lei determina sobre o trabalho desse profissional e sobre relações comerciais no setor imobiliário.

É como um formulário. Para facilitar o preenchimento, inclusive, é possível encontrar modelos na internet e formas de desenvolver o termo, pensando no que for mais conveniente para aquele processo.

Em suma, o termo de visita define um compromisso que começa com a visita, o que formaliza esse tipo de interação. Caso uma transação seja bem-sucedida a partir dali, os valores serão repassados devidamente para quem esteve envolvido.

Vantagens da ficha de visita de imóvel

Vamos falar agora sobre as principais vantagens de usar uma ficha de visita de imóvel. 

Segurança 

Um dos pontos é justamente a segurança. Como falamos, é comum que profissionais que trabalham com corretagem não recebam os valores devidos pelo seu esforço com atendimento e visita com os clientes.

Isso ocorre quando, no final do processo, a negociação acaba saindo das mãos daquele corretor ou até da própria imobiliária. Nesse caso, ambos saem prejudicados.

Contudo, com uma ficha de visita, é possível gerar maior segurança nesse processo de negociação. A imobiliária e o corretor estarão certos de que conseguirão suas comissões e de que tudo será repassado devidamente.

A ficha funciona também como um contrato, assegurando juridicamente de que os valores devem ser repassados conforme foram acordados. 

Por isso, é preciso garantir que o termo seja assinado e que esteja em conformidade com a lei.

Praticidade

Outro ponto é a praticidade. Ter um registro de cada visita é um bom controle de quantas pessoas estiveram interessadas em cada imóvel e é uma forma de acompanhar também o andamento das negociações. 

Assim, todos passam a entender melhor como cada oferta é vendida, quais são os percalços que impedem a venda e obtém um controle melhor dos imóveis da carteira. Além disso, evita problemas de comunicação com os proprietários também.

importância ficha visita de imóvel

Fica muito fácil atualizar as condições de um imóvel em um software que acompanha as propriedades, por exemplo. 

Ademais, torna-se mais prático usar os dados da visita para gerar insights, como entender qual é o tempo médio entre visitas e uma compra. Assim, será mais intuitivo convencer clientes e atraí-los na próxima vez.

Respeito pelo trabalho realizado

Quando o profissional de corretagem trabalha para vender um imóvel, se esforça, organiza e gerencia a visita, mas não ganha por isso, temos um grande problema. Isso é um enorme ato de desrespeito e representa a desvalorização da profissão. 

Por essa razão, para assegurar que vai haver uma formalização e um respeito ao esforço que foi feito, a ficha serve como uma prova de segurança. Assim, é um incentivo a mais inclusive para vender o imóvel e convencer o cliente.

Garantia de comissão

Outra questão é a garantia de omissão. Por lei, o ideal é que 6% do valor da venda seja repassado como comissão para o corretor e para a imobiliária. Contudo, isso pode variar, pois depende de cada propriedade negociada. 

O importante a entender é que a certeza de que o valor será de fato pago, tanto para o corretor quanto para a imobiliária, só surge com uma ficha de visita de imóvel. É um seguro, como já falamos, que facilita a previsibilidade financeira e o controle de fluxo de caixa.

Evidentemente, o cliente pode mudar de ideia ou até esperar um pouco, mas se ele decidir comprar, o dinheiro será contabilizado corretamente. Isso diminui os riscos que pairavam no mercado quando não era comum esse tipo de formalização. 

Transparência 

O termo de visita é uma forma de aumentar a transparência sobre a negociação e sobre os processos antes da compra de um imóvel. Tudo fica devidamente registrado para evitar ambiguidades e problemas posteriores. 

Ou seja, para todas as partes, há um contrato que atesta o que aconteceu e comprova de fato quanto cada parte deve receber. Dessa forma, até mesmo disputas judiciais podem ser embasadas com um documento de valor jurídico, assinado e fortalecido pela lei.

A importância da ficha de visita de imóvel 

A ficha de visita de imóvel é, como já afirmamos ao longo do artigo, um seguro para as partes envolvidas. Por isso, não nos cansamos de enfatizar: é fundamental ter uma e pedir para o cliente assinar sempre que ele for conferir uma propriedade.

Em muitos cenários, o documento não é preenchido por falta de conhecimento do corretor, que não sabe como se proteger juridicamente. Isso gera um risco maior para ele. 

Caso a imobiliária não exija, ambos terão um problema.

Em outras situações, muitos corretores até conhecem a importância do termo, mas não sabem como solicitar ao cliente a assinatura. Afinal, isso também envolve uma certa negociação (desenvolveremos esta questão no próximo tópico).

Há cenários também em que o corretor não quer fazer um contrato ou uma ficha por não ter tempo disponível para isso. Às vezes desconhece que existem modelos prontos e pensa na dificuldade de ter que criar um em toda visita.

Contudo, apesar disso, o corretor e a imobiliária devem se apegar aos aspectos que já mencionamos e ponderar sobre a importância da ficha. Assim, entenderão que não podem ficar sem esse termo e vão assegurar que a assinatura seja feita

E se o cliente não quiser preencher a ficha?

preencher ficha de visita de imóvel

Como falamos, assinar a ficha de visita de imóvel é assinar um termo de compromisso. Contudo, não envolve nenhum tipo de problema para o cliente, uma vez que ele não vai precisar repassar valores. 

Ou seja, para o cliente, não muda muito, já que ele não se preocupará com as questões jurídicas envolvendo os repasses. Não é sua responsabilidade. 

Mesmo assim, é uma assinatura. Esse registro pode deixar o cliente apreensivo quando ele ainda está no começo da fase de negociação, de conhecer os imóveis, sem pensar em comprar. Por isso, muitos negam a assinatura.

Alguns até decidem procurar outra estratégia para a compra do imóvel quando percebem que há uma ficha para assinatura.

Nesses casos, o corretor deve usar suas habilidades de convencimento. É preciso explicitar para o cliente a importância daquele documento para as partes e o fato de que o termo não impactará em nada a vida do cliente.

O profissional deve conhecer de fato as objeções da pessoa para tentar contra-argumentar e esclarecer melhor. 

É importante ser transparente com o cliente e deixar claro que se trata de um procedimento padrão da imobiliária. 

Agora que você já sabe como abrir uma imobiliária, conte com as soluções da Widesys para te ajudar nesse processo!

Conclusão

A ficha de visita de imóvel é uma forma de profissionalizar as visitas e garantir que as comissões sejam devidamente pagas quando a negociação terminar. Assim, é uma proteção para o corretor e para a imobiliária. 

Em suma, é um registro em detalhes do imóvel e de suas características, bem como dos profissionais envolvidos.

Com a ajuda desse documento, é possível acrescentar maior segurança à transação e combater possíveis riscos. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco