Saiba como funciona a assinatura eletrônica em contratos de aluguel de imóveis

assinatura eletrônica em contratos de aluguel de imóveis

A assinatura eletrônica em contratos de aluguel de imóveis é uma prática cada vez mais comum, mas que a maior parte das pessoas ainda conhece pouco.

Em meio a tantos documentos que precisam ser assinados, quanto mais fácil for o procedimento, melhor será para empresas e clientes. É por conta disso que as imobiliárias, cada vez mais, adotam a assinatura eletrônica no contrato de locação de imóvel.

Qualquer documento que seja eletrônico pode estar contando hoje com uma assinatura eletrônica, fazendo dessa, sem dúvida, uma das maiores tendências do mundo na atualidade.

Os tempos de pandemia fizeram, inclusive, com que essa fosse a solução perfeita para momentos tão difíceis, já que a assinatura eletrônica ajuda a evitar o contato direto, reduzindo os riscos de contágios.

A assinatura eletrônica, não há como negar, veio para trazer maior praticidade e rapidez para o dia a dia das empresas, incluindo as imobiliárias.

Aliás, a demanda maior das pessoas por uma maior praticidade em tudo o que elas vão fazer, maior rapidez para ter os resultados desejados e a busca por segurança em meio à pandemia e ao enfrentamento ao vírus mostram como, daqui para a frente, essa tendência deverá estabilizar-se.

Para saber como funciona exatamente o uso desse tipo de assinatura nos contratos de locação de imóvel, não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Assinatura eletrônica e digital: Qual é a diferença entre as duas?

A primeira coisa que precisa ser dita é a respeito da diferença entre a assinatura eletrônica e a assinatura digital, porque por mais que pareçam ser a mesma coisa, elas são distintas.

A assinatura digital pode ser dito como sendo uma forma de assinatura eletrônica, e isso já dá para compreender de certa maneira a diferença entre elas.

Mas vamos nos aprofundar mais.

A assinatura eletrônica é uma classificação que abrange todos aqueles tipos de assinatura que dependem da existência de um sistema para que elas sejam firmadas.

Entre as assinaturas do tipo eletrônicas estão desde a assinatura digital até mesmo aquelas que usamos para os aplicativos de bancos, por exemplo.

As operações que são realizadas através do uso desse tipo de assinatura tornam-se muito mais segura com a aplicação da tecnologia, possuindo então valor jurídico em diversos documentos, o que inclui os contratos de locação.

Por outro lado, a assinatura digital necessita de certificação, então ela é o tipo de assinatura mais seguro que existe, pois além de ser criptografada ainda faz uso de duas chaves: a chave privada e a chave pública.

A chave privada é um sistema de criptografia grande com a finalidade de fazer a codificação e a identificação de quem assinou.

No caso da chave pública, ela vem da chave privada e serve com a finalidade de confirmar assim a validade.

O uso da assinatura eletrônica em contratos de aluguel de imóveis

No momento de realizar uma negociação imobiliária, a burocracia é enorme e costuma atrasar muito todo o processo.

É preciso estar elaborando um contrato de aluguel de um determinado imóvel, depois revisá-lo por completo, levar até o proprietário e o locador para colher as assinaturas, ir ao cartório para reconhecer firma, enfim.

Todo esse enorme mundo burocrático faz com que as pessoas acabem perdendo um enorme tempo, mas a assinatura eletrônica nos contratos de locação de imóvel pode ajudar muito.

Para isso, primeiramente será preciso elaborar o contrato de aluguel, depois estar efetuando o login na plataforma de assinatura eletrônica escolhida, anexar o contra em documento eletrônico e sinalizar onde cada um deverá assinar.

Pronto, após isso bastará esperar pela rápida conclusão das assinaturas no contrato digital para dar continuidade ao processo.

Mesmo que as partes que deverão assinar o contrato estejam fisicamente em locais diferentes e distantes, tudo isso pode ser feito rapidamente pela internet, sem precisar imprimir qualquer via de papel ou usar correios.

A assinatura eletrônica em contratos de aluguel de imóveis é tão vantajosa que ela até mesmo dispensa o reconhecimento do cartório, então algo que poderia demorar até mesmo um mês é capaz de estar pronto em alguns minutos.

As imobiliárias que resolvem apostar no uso da assinatura eletrônica conseguem destacar-se no mercado, pois saem na frente firmando diversos contratos com uma maior velocidade e contendo o mesmo valor jurídico que os tradicionais.

A empresa passará a ter um processo bem mais curto, será mais ágil e a captação de clientes e o fechamento de novos negócios vai ser muito mais rápido.

Em um mercado tão competitivo quanto é o imobiliário, não há dúvidas de que as empresas que atuam com a assinatura eletrônica, usando essa ótima opção, podem conseguir mais clientes e ganhar uma credibilidade maior no mercado.

A busca por opções remotas, ainda mais em época de pandemia, faz com que o uso da assinatura eletrônica no contrato de locação de imóvel seja um enorme diferencial por parte da sua empresa dentro desse setor.

Conclusão

Como você viu, o uso da assinatura eletrônica em contratos de aluguel de imóveis é uma prática que cresceu muito nos últimos anos, com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas e nos diversos segmentos do mercado.

Neste texto, você pôde conhecer mais a respeito de como é que a assinatura eletrônica funciona, facilitando assim os contratos de aluguel a serem realizados em qualquer lugar do país.

Dessa forma, não é preciso que as partes signatárias sequer estejam no mesmo local fisicamente, pois tudo é resolvido de forma eletrônica e por meio das assinaturas digitais, que são feitas em poucos minutos.

A burocracia é bastante reduzida, considerando que os documentos eletrônicos com esse tipo de assinatura não precisam passar pelo reconhecimento em cartório, o que faz com que todo o processo seja mais rápido.

A imobiliária que implanta o uso da assinatura eletrônica nos contratos de locação de imóvel, portanto, consegue resultados bem melhores e mais rápidos.

Gostou do artigo de hoje? Leia também sobre O que são Proptechs.

 

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco