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Tecnologia imobiliária: 5 recursos essenciais

A tecnologia imobiliária garante maior produtividade das empresas do setor. Soluções digitais como contratos eletrônicos e tour virtual, entre outras, podem tornar o processo de compra e venda mais rápido e menos burocrático.

Além disso, todos sabem que o uso de tecnologia pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e as estratégias de marketing, certo?

Michael James Lomax é autor do livro “Transformação do setor imobiliário com a tecnologia”. Ele já destacava em 2015 a importância das soluções tecnológicas, ano em que o livro foi publicado. O autor aborda, por exemplo, questões como geoprocessamento de dados e imagens 3D.

Hoje, já alcançamos um novo patamar e a tecnologia continua relevante. Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo.

Tecnologia imobiliária

O que é tecnologia imobiliária?

A tecnologia imobiliária é o conjunto de ferramentas digitais e plataformas que facilitam e otimizam o trabalho no dia a dia.

Há ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a comunicação de corretores e imobiliárias, além de organizar dados e simplificar processos.

Ou seja, as inovações oferecem vantagens competitivas e podem melhorar de modo significativo a produtividade das empresas e dos profissionais.

Portanto, elas se tornam um diferencial estratégico e uma importante aliada para o sucesso no mercado imobiliário. Não tenha dúvidas, as vantagens são inúmeras.

Como inovar no mercado imobiliário?

Inovar no mercado imobiliário envolve a incorporação de novas estratégias de negócio e a busca contínua por melhorias nos processos internos.

É essencial estar atento às mudanças no comportamento dos consumidores e às tendências do mercado. Afinal, você quer identificar diversas oportunidades, não é verdade?

Por sua vez, é importante criar uma cultura na empresa voltada para a inovação. Logo, é preciso incentivar a capacitação dos profissionais para que eles possam utilizar as tecnologias.

A inovação no mercado imobiliário também passa pelo desenvolvimento de novos modelos de negócio e a exploração de nichos específicos. Por exemplo, imóveis sustentáveis e coworking , e a oferta de serviços diferenciados que agreguem valor para os clientes.

5 recursos indispensáveis de tecnologia imobiliária

Para inovar, é preciso investir em novas tecnologias e ferramentas que permitam a automação de tarefas e a análise de dados. Saiba mais nos próximos tópicos!

CRM Imobiliário

O CRM imobiliário é uma ferramenta que faz a gestão de processos administrativos, financeiros e de marketing.

Ele permite organizar e gerenciar todas as informações sobre os clientes e os negócios. Sim, é mais simples do que parece. A plataforma gera relatórios e parâmetros que facilitam a vida das imobiliárias.

Algumas das atividades que um CRM executa são:

  • envio de e-mails e lembretes de boletos;
  • agendamento de visitas;
  • cadastro de imóveis;
  • armazenamento de contratos;
  • assinatura digital;
  • acompanhamento de leads;
  • relatórios financeiros;
  • integrações com redes sociais.

Ainda, o CRM monitora o desempenho da equipe e permite tomar decisões baseadas em dados.

Imagine que você é um corretor de imóveis e tenha uma carteira de clientes diversificada. Com um CRM , você pode segmentar contatos de acordo com a fase do funil de vendas.

Se João entrou em contato com você e ainda não fechou negócio, você pode adotar estratégias para que ele se torne um cliente. Isso é possível ao saber em que fase do funil ele se encontra.

O CRM permite acompanhar todo o histórico de interações com o cliente, facilitando o atendimento e a identificação de oportunidades.

QR Code

O QR Code é uma tecnologia que faz a leitura de informações por meio da câmera de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Disso você já sabe, porque todos já fizeram pelo menos alguma vez um pagamento via pix.

Porém, sabia que ele pode ser utilizado para facilitar o acesso a informações sobre imóveis? Sim, ele agiliza o processo de compra e venda.

É possível incluir um QR Code em anúncios de imóveis que levam o usuário para uma página com informações detalhadas. Assim, o usuário pode ver descrições, fotos e vídeos do imóvel.

O cliente pode obter informações rapidamente e, se houver interesse, entrar em contato com o corretor ou com a imobiliária.

Tour virtual

O tour virtual é uma solução tecnológica que permite aos clientes visitarem imóveis por meio de realidade virtual. Com isso, não há necessidade de se deslocar fisicamente até o local.

É uma ferramenta que pode proporcionar uma experiência imersiva e realista em tempo real. Permite que o cliente conheça os ambientes do imóvel com detalhes, tenha uma melhor noção do espaço e da disposição dos cômodos.

Consequentemente, ele já vai saber logo se é o que está procurando. Além de facilitar o processo de vendas, o tour virtual também traz outros benefícios.

Os corretores podem atender a um maior número de clientes de forma simultânea. E, assim, reduzir custos com deslocamento e tempo gasto em visitas presenciais.

Suponha que sua imobiliária tenha clientes em outras cidades ou estados interessados em um imóvel específico. Ao disponibilizar um tour virtual, você permite que esses clientes visitem o imóvel sem precisar fazer uma viagem.

Chatbot

Os chatbots são sistemas de inteligência artificial que simulam conversas humanas por meio de mensagens de texto ou voz.

Essa também é uma das principais ferramentas no mercado imobiliário, pois serve para:

  • automatizar o atendimento ao cliente;
  • tirar dúvidas sobre imóveis;
  • agendar visitas;
  • fornecer informações sobre orçamento;
  • captar o contato do lead;
  • economizar tempo na gestão de clientes.

Os chatbots também reduzem os custos operacionais das empresas e a liberar os profissionais para atividades mais estratégicas e importantes.

Sua imobiliária tem site para divulgação de imóveis? O chatbot pode captar potenciais clientes mesmo fora do horário de trabalho e nos fins de semana.

Aplicativo para vistorias inteligentes de imóveis

Entre as ferramentas para imobiliárias, o aplicativo para inspeção inteligente de imóveis facilita o processo de vistoria e locação. Essa tecnologia imobiliária inclui assinatura eletrônica de contratos com validação jurídica.

É possível documentar as condições do imóvel por meio de fotos, vídeos e outras informações.

Você pode gerar um relatório completo a partir do app e compartilhar com o locatário e o locador. Tudo isso garante transparência e segurança no processo de locação e de venda de imóveis.

Por que a tecnologia imobiliária é importante?

A tecnologia imobiliária é importante porque influencia diretamente a rentabilidade do negócio. Além de melhorar a produtividade, ela permite oferecer uma melhor experiência para os clientes.

Por que o uso dessas tecnologias é necessário? Para que as empresas se mantenham atualizadas em relação às mudanças e tendências.

Elas trazem maior agilidade, flexibilidade e capacidade de adaptação, características essenciais para estar à frente dos desafios do mercado imobiliário.

Hoje, cada vez que você pensar em realizar uma tarefa operacional no trabalho, você pode pensar duas vezes. Será que não existe uma tecnologia para facilitar a vida? Provavelmente ela existe!

Agora que você já sabe como funciona a aplicação das novas tecnologias no mercado imobiliário, conheça o CRM da Widesys!

A plataforma de CRM para imobiliárias é a solução completa para a gestão da sua imobiliária!

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