O CRM para corretores de imóveis é uma das ferramentas mais importantes para profissionais que desejam se destacar na carreira.
A tecnologia sempre foi uma aliada para os que desejam aprimorar negócios e realizar mais vendas, e não é diferente no mercado imobiliário. De acordo com o Grand View Research, o uso do CRM deverá crescer 13,9% entre 2023 e 2030 em todo o mundo. O levantamento aponta o seguinte:
“Com a crescente importância de compreender o comportamento do cliente e as suas preferências, as organizações tendem a adotar estratégias de CRM para oferecer o melhor desempenho em tempo real e ficar à frente dos concorrentes”.
Mas o que é essa ferramenta e como funciona? Quais são as vantagens? Continue lendo para saber entender o que é CRM no mercado imobiliário.
O que é CRM para corretores?
CRM significa Customer Relationship Management. Um dos principais objetivos do software é gerenciar o relacionamento entre a empresa e seus clientes com automatização de tarefas.
Em vez de contar com a ajuda de planilhas, você pode ter tudo armazenado em um banco de dados. Isso evita falhas humanas e perda de informações.
O software permite coletar, armazenar e analisar dados como histórico de vendas, informações de contatos dos clientes e gerenciar o estágio em que eles se encontram no funil de vendas.
Assim, corretores e empresas podem personalizar o atendimento, oferecer produtos e serviços mais adequados às necessidades dos leads e antecipar suas demandas. Portanto, um sistema CRM para corretores de imóveis serve para:
- centralizar e organizar dados de clientes (nomes, contatos, histórico de vendas etc);
- gerenciar campanhas de marketing e vendas;
- facilitar o atendimento e acompanhamento de pedidos e solicitações;
- monitorar e analisar o desempenho das ações comerciais;
- identificar melhor oportunidades nas estratégias de vendas.
Por que é importante o CRM para corretores de imóveis?
Existem diversas vantagens em utilizar o CRM para corretores autônomos. Essa é uma ferramenta que otimiza todo o trabalho e potencializa os resultados ao longo do tempo.
Automatização de dados
O CRM é uma ferramenta que facilita muito a vida dos corretores de imóveis quando se trata de organizar e automatizar dados.
Isso acontece porque o software permite que os corretores tenham acesso rápido e fácil a diversas informações sobre os prospects, de modo a facilitar o acompanhamento e a personalização do atendimento.
Por exemplo, suponha que João fez uma visita a um apartamento e tem intenção de alugá-lo, mas ainda não deu uma resposta. Se essas informações forem armazenadas em um banco de dados, o corretor saberá quais são as próximas etapas para tentar converter aquele potencial cliente.
Como os corretores lidam com diversas demandas no dia a dia, ter o registro de cada uma torna a organização mais eficaz e impede que eles percam oportunidades de negócios.
Relacionamento com o cliente
Você já parou para pensar que o relacionamento com o cliente é a alma do negócio?
Para quem trabalha com vendas ou aluguel de imóveis, quanto maior for número de informações que você tiver sobre o potencial cliente, mais eficazes serão as suas estratégias para fechar contratos.
Se você está em dúvida sobre qual o melhor CRM para corretor, certamente será aquele que permite relacionamento com prospects.
Com o CRM para corretores de imóveis é possível oferecer um atendimento personalizado. Afinal, você pode oferecer imóveis que se encaixem em suas expectativas e acompanhar as solicitações de maneira mais ágil.
O corretor terá acesso ao registro de todas as interações, como telefonemas, e-mails, visitas a imóveis e propostas feitas. Essa visão completa permite, por exemplo, agendar follow-ups e garantir um acompanhamento adequado.
Mesmo para os que já são clientes, este relacionamento é aprimorado com o software, pois é possível enviar notificações e lembretes de pagamentos de boleto, por exemplo.
Aumentar vendas
Ao proporcionar um relacionamento mais próximo com os prospects, as chances de conversão se tornam maiores.
O CRM para corretores de imóveis possibilita o envio de ofertas por e-mail e Whatsapp, que são canais utilizados frequentemente pelos leads. Como já disse Stephen Covey: “O segredo não é priorizar a sua agenda, mas agendar as suas prioridades”.
Ao contar com uma ferramenta que centraliza dados nas diversas etapas de vendas, é possível saber em que áreas você colocará esforços e energia rumo aos objetivos no mercado imobiliário.
Mais produtividade
Realizar mais tarefas em menos tempo para ter mais tempo livre é o desejo de muitos profissionais, concorda?
Sem um registro atualizado das visitas que determinado lead fez a diferentes imóveis, há perda de produtividade. O corretor pode acabar oferecendo opções que não se encaixam nas preferências da persona, o que pode fazer com que ele perca o interesse em fechar negócio com o corretor.
Com o CRM você pode ter uma maior eficiência no trabalho e, consequentemente, maior faturamento ao otimizar os processos.
Isso se reflete em um maior número de atendimentos, mais agendamentos de visitas e mais leads entrando no funil, de modo que você possa alcançar suas metas do mês com mais facilidade com a ajuda de um software.
Gestão do funil de vendas
O funil de vendas é uma representação das etapas pelas quais os clientes passam desde o momento em que têm o primeiro contato com uma empresa até a conclusão de um negócio.
Ele recebe essa denominação porque, à medida que os clientes avançam no processo, o número deles tende a diminuir, como acontece com a largura de um funil. As fases são: topo, meio e fundo de funil.
- Topo de Funil: o objetivo é atrair a atenção de potenciais clientes e despertar o interesse pelos serviços oferecidos. Nesta etapa o lead ainda está “frio”.
- Meio de Funil: a ideia é nutrir os leads gerados no topo de funil e transformá-los em prospects qualificados. Nesta fase o lead ainda está “morno”.
- Fundo de Funil: aqui o intuito é converter os prospects qualificados em clientes. Este é o momento em que o lead está “quente”, pronto para fechar o contrato.
Mas qual é a boa notícia? O CRM para corretores de imóveis permite gerenciar todas essas etapas da jornada de compra do cliente, inclusive com acesso a métricas que vão direcionar as ações de marketing.
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