A sazonalidade no mercado imobiliário acontece como em outros setores em que há momentos de maior ou menor procura. Ela pode ser causada por mudanças climáticas, variações econômicas e até mesmo festividades de fim de ano.
Assim, as oscilações podem afetar corretores, imobiliárias, além de investidores, e é preciso estar preparado para lidar com as mudanças ao longo do ano, já que o comportamento dos compradores e vendedores se altera.
A boa notícia é que existem estratégias que podem ser adotadas para lidar com o fenômeno e maximizar as oportunidades em todas as épocas do ano. Saiba mais lendo este artigo e esclareça todas as suas dúvidas!
O que é sazonalidade?
Sazonalidade é uma variação que ocorre em um determinado período, que pode ser semanal, mensal ou anual. As flutuações são observadas em diversos setores, como no comércio, turismo, agricultura e, também, no mercado imobiliário.
A principal questão é que elas podem afetar os negócios ao influenciar a demanda por produtos ou serviços em determinados períodos do ano.
Na verdade, trata-se de um fenômeno comum. De uma lado, a sazonalidade pode ser negativa, quando é pautada por crises econômicas ou mesmo de saúde, como foi o caso da Covid-19.
De outro, pode ser positiva, como o aumento da procura devido a datas festivas ou comemorativas em diversos segmentos.
Quando se fala em sazonalidade no mercado imobiliário, por exemplo, ocorrem oscilações devido ao aumento ou à queda da demanda por aluguel ou venda de imóveis.
Como funciona o mercado imobiliário em épocas sazonais?
Na dinâmica do mercado imobiliário, a sazonalidade acontece principalmente nos meses de janeiro e julho. O motivo é simples: nesses períodos acontecem férias escolares e as famílias se planejam para viagens.
Consequentemente, há uma queda na procura por imóveis, acontecem menos lançamentos para vendas e há um número menor de agendamento de visitas.
Para você ter uma ideia, segundo o Secovi-SP (Sindicato da Habitação), em janeiro de 2023 houve 1.799 unidades lançadas e 4.419 unidades vendidas na capital paulista. Além disso, o VGV (Valor Global de Vendas) resultou em R$ 1,987 bilhão.
Por sua vez, em abril de 2023 foram vendidas 5.553 unidades e lançadas 5.254 unidades, também na cidade de São Paulo. Já o faturamento pelo VGV foi de R$ 3,158 bilhões.
Deu para perceber a diferença neste tipo de sazonalidade no mercado imobiliário, não é mesmo?
Vale lembrar também que, no mercado imobiliário brasileiro, embora possa haver uma queda na procura sazonal, não são todas as famílias que viajam nas férias.
Além disso, buscar por uma moradia é algo que pode ser necessário por diferentes motivos, mesmo em épocas sazonais.
Existem boas oportunidades, por exemplo, para quem aluga imóveis em áreas universitárias, pois muitos preferem se instalar no local antes do início do período letivo.
Estratégias de atuação no mercado imobiliário na sazonalidade
Entenda o que fazer em momentos de queda de vendas e aluguéis de imóveis e como se prevenir!
Identificação do problema
Antes de tudo, você precisa identificar na empresa o que pode ser feito a partir de uma análise de histórico de dados, em geral dos últimos três anos, para verificar em quais períodos há uma tendência de efeitos sazonais.
Embora possa haver uma queda em momentos de temporada ou nos meses de férias, pode ser que você identifique também outros meses do ano em que ocorrem maior ou menor procura.
Planejamento
Uma boa forma de se planejar para a sazonalidade no mercado imobiliário é entender como os consumidores se comportam. Com isso, você pode fazer uma projeção para meses subsequentes.
Além de analisar os dados da imobiliária, é interessante procurar pesquisas de mercado sobre as tendências do setor, como as realizadas pelo Secovi-SP.
Assim, você consegue se preparar para entradas e saídas de recursos e planejar o setor financeiro para que se adéque a períodos de quedas de vendas.
Ajuste sazonal
No setor imobiliário, ao identificar as sazonalidades e fazer um planejamento, a empresa pode fazer ajustes de como se precaver para momentos de baixa no mercado.
Uma analogia que podemos fazer é com a sazonalidade é o cultivo de soja. Há períodos de plantio e de colheita, e os preços podem cair ou aumentar dependendo da época do ano.
Vários fatores podem intervir na produção, como clima, presença ou ausência de chuvas e também a situação econômica.
Logo, se você souber de antemão quando há maior probabilidade de recuo dos consumidores, é possível fazer o ajuste sazonal, que é uma técnica estatística que analisa as oscilações para desfrutar ao máximo do contexto de oferta e demanda.
O cálculo leva em conta o crédito, a inflação, os juros, entre outros.
Buscar inovação
Buscar inovação em momentos de sazonalidade no mercado imobiliário é importante para se manter competitivo e encontrar novas oportunidades.
Em períodos de baixa demanda, vale a pena buscar novas estratégias para atrair clientes e se diferenciar da concorrência. É bom também entender qual o papel do marketing no mercado imobiliário para atrair leads.
Isso pode incluir a adoção de novas tecnologias, como o CRM Imobiliário, além de plataformas digitais para divulgar imóveis.
Você pode também ofertar serviços diferenciados, como consultoria para ajudar os clientes a obterem financiamento para a compra de imóveis.
Investir em capacitação
Não podemos deixar de mencionar que investir em capacitação é indispensável para os corretores em qualquer época do ano, mas é ainda mais importante em períodos de sazonalidade no mercado imobiliário.
Com a menor demanda, há mais competitividade e os corretores podem se diferenciar da concorrência e oferecer um atendimento mais qualificado e personalizado, seja com a aquisição de novas habilidades e técnicas de vendas ou com o desenvolvimento de soft skills.
Além disso, aproveitar as oportunidades do marketing digital pode ajudar as empresas a utilizar as redes sociais e outras plataformas para divulgar imóveis e atrair novos clientes.
Agora você já sabe o que é sazonalidade no mercado imobiliário. Gostou deste conteúdo?
Aproveite para conhecer o CRM da Widesys e conseguir o diferencial que a sua empresa precisa se planejar bem durante todo o ano!