HomeNossas DicasDicasNotíciasInadimplência de aluguel em alta no Brasil: como um sistema de gestão de locações prepara sua imobiliária

Inadimplência de aluguel em alta no Brasil: como um sistema de gestão de locações prepara sua imobiliária

A inadimplência de aluguel em alta no Brasil está se tornando um desafio maior, não apenas para aqueles que alugam, mas também para você, gestor ou proprietário de imobiliária que busca manter a rentabilidade e minimizar riscos. 

Você já sentiu aquela insegurança ao perceber que os aluguéis de seus imóveis não estão sendo pagos no prazo ou viram inadimplentes como nunca? Pois saiba, essa condição é real. 

Neste artigo, vamos entender quais os fatores que pressionam esse cenário e como o sistema de gestão de locações da Widesys pode preparar sua imobiliária para atuar com mais segurança e eficiência nesse contexto. Acompanhe!

Inadimplência-de-aluguel-em-alta-como-um-sistema-de-gestão-de-locações-prepara-sua-imobiliária

O cenário da Inadimplência de aluguel em alta no Brasil

A inadimplência de aluguel em alta no Brasil se manifesta em números que acendem sinal de alerta. Em junho de 2025, a taxa nacional de inadimplência de locações alcançou 3,59%, o maior valor dos últimos 12 meses. 

Em maio do mesmo ano, o índice já havia alcançado 3,33%. 

Ou seja, esses percentuais podem parecer pequenos à primeira vista, mas têm um reflexo nos contratos do mercado de locação, assim como na gestão de locações. 

E uma tendência de risco que, se não monitorada, pode se tornar um problema estrutural para imobiliárias e proprietários. 

Vale destacarmos alguns pontos desse cenário, veja:

  • As variações regionais mostram que, por exemplo, a região Nordeste registrou inadimplência de 4,80% em junho de 2025, acima da média nacional. 
  • Contratos de casas e de aluguel de valores muito altos ou muito baixos estão entre os mais vulneráveis, apontando que o risco não está somente no segmento de menor renda. 
  • E para você que lida com locações, este cenário traz mais atrasos, renegociações, maior esforço de cobrança e um risco maior de prejuízo ou de ter um mix de ofertas desalinhado ao cenário. 

E qual a consequência dessa inadimplência? Passa a ter uma maior demanda por processos eficazes de gestão de risco, monitoramento e eficiência operacional.

A seguir, vamos entender melhor!

Análise do aumento da inadimplência de aluguel em alta e os desafios 

Primeiro, saiba que a inadimplência de aluguel em alta no Brasil tem fontes combinadas, como os fatores macroeconômicos, comportamentais (da sociedade) e operacionais. 

Segundo um levantamento mais recente de uma plataforma especializada (com base em mais de 900 mil contratos de locação no Brasil), cujos resultados vêm desde início de 2025.

Sendo que diversos indicadores apontam para o aumento da inadimplência, e a explicação para isso envolve uma série de desafios. 

Então, dentre os principais índices desse estudo, temos:

  • A taxa atingiu 3,59% em junho de 2025, alta consecutiva, e maior valor em 12 meses. 
  • Em aluguéis residenciais acima de R$ 13.000 por mês, a taxa de inadimplência chegou a aproximadamente 5,42%, após 20 meses.
  • Para imóveis comerciais com aluguel até R$ 1.000, a inadimplência alcançou cerca de 5,79%, o maior índice da série. 

Nesse sentido, veja agora os principais desafios para você que atua na gestão de locações:

  1. Risco ampliado: Mesmo imóveis de maior valor não estão imunes, o que desafia a suposição de que “alto valor = menor risco”.
  2. Segmentação desigual: Aqueles imóveis com preços muito baixos ou muito altos apresentam índices mais elevados, ou seja, exige atenção redobrada no processo de locação e no monitoramento.
  3. Impacto macroeconômico: Saiba que as altas na inflação, aumento dos juros e perda de poder de compra das famílias afetam diretamente a capacidade de pagamento dos locatários. 
  4. Operacional e de processos: Cobrança, renegociação, garantias locatícias, análise de crédito, e comunicação com o cliente são exigidas com maior rigor, e nem sempre têm sido tratadas com a profundidade necessária nas imobiliárias.

Calma! Temos uma sugestão viável para esse cenário todo, veja abaixo.

Veja como a gestão de locações da Widesys prepara sua empresa para este cenário

Nesse cenário, com a inadimplência de aluguel em alta, torna-se indispensável que sua imobiliária tenha uma plataforma de gestão completa. 

Logo, o sistema da Widesys surge como um aliado estratégico, veja abaixo os recursos e como ele ajuda sua empresa a se preparar e atuar de forma mais segura:

  • Controle rigoroso de contratos e histórico de locatários
    • Que permite registrar todas as garantias (fiador, seguro-fiança, caução) de modo estruturado.
    • Gera alertas automáticos sobre vencimentos de contrato, reajustes e garantias que estão para vencer.
  • Relatórios analíticos e monitoramento
    • Essa ferramenta oferece dashboard com indicadores de inadimplência por faixa de valor, tipo de imóvel, região etc.
    • Relatórios que permitem identificar “grupos” de risco (por exemplo: imóveis alto valor + região X).
    • Comparativos histórico versus atual, que ajuda a você acompanhar tendências e tomar decisões assertivas.
  • Processos otimizados de cobrança e comunicação
    • Automação de notificações de vencimento e atraso para locatários.
    • Ferramentas de geração de cartas ou e-mails de cobrança e de acompanhamento de renegociação.
    • Registro de todas interações (telefone, mensagem, e-mail), centralizando um histórico de comunicação com os clientes.
  • Foco na experiência do usuário
    • Área do cliente integrado para locatários com informações de pagamento, histórico, emissão de boletos. Isso reduz atrito e facilita a regularização.
    • E não podemos esquecer da transparência para os proprietários com acompanhamento de performance da carteira, inadimplência, status de contratos, o que fortalece a confiança e relacionamento.

Enfim, com essa ferramenta, sua imobiliária estará bem preparada para enfrentar o cenário atual, identificando riscos, acelerando processos, otimizando a comunicação e reduzindo os impactos da inadimplência.

Inadimplência-de-aluguel-em-alta-como-um-sistema-de-gestão-de-locações-prepara-sua-imobiliária

Conclusão

Finalmente, você que atua no mercado imobiliário e de locações sabe, esse momento exige atenção cautelosa e estratégica. 

Ou seja, a inadimplência de aluguel em alta não é apenas um dado estatístico, é um sinal de que os processos e a forma de gestão precisam evoluir. 

E apostar em uma gestão tecnológica e estruturada, como a solução Widesys, sua imobiliária ganha não apenas mais segurança, mas também eficiência, agilidade e capacidade de antecipar riscos! CONTE CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: