Deixar as dívidas se acumularem, geralmente, leva a inadimplência. Este processo ocorre quando as contas não são pagas até o dia de vencimento, por isso a importância de saber como controlar inadimplência de sua imobiliária
Em tempos de pandemia, infelizmente, este fenômeno cresceu exponencialmente.
É fácil de se entender quando a economia ao invés de crescer, sofre a cada dia, graças a diminuição de dinheiro que circula entre comércios e empresas.
Mas apesar do cenário caótico, ainda há maneiras de como evitar a inadimplência direcionada, aqui, para as empresas.
São maneiras bem simples e que podem dar um “respiro” para a empresa. Além disso, será explicado o que é a inadimplência. Então agora saiba como controlar a inadimplência de sua imobiliária.
O que é inadimplência?
Em poucas palavras, esta situação acontece quando há uma conta que não é paga no dia do vencimento. Ou seja, a pessoa ou empresa não cumpre as suas obrigações financeiras.
Exemplos onde isso ocorre: fatura do cartão de crédito, parcela de empréstimos pessoais, financiamentos de imóveis ou de carros.
Geralmente, quando não ocorre o pagamento destas dívidas, após um tempo, acontece a situação da pessoa ficar com o “nome sujo” e ser cadastrada nos órgãos de proteção ao crédito, SPC e SERASA.
Quais são as consequências da inadimplência?
Como dito acima, a maior consequência é ficar com o nome sujo, mas no que isso acarreta? Geralmente, há a negação de ter acesso a cartão de crédito, financiamentos e até mesmo os crediários em lojas populares.
Atualmente, há sites como Serasa Score. Mas o que este site faz? Os scores são pontuações que medem a confiabilidade. Quanto mais baixo, menos confiável é.
E como as empresas têm acesso a esse banco de dados, isso pode ser uma dor de cabeça no futuro. Assim, formando uma grande “bola de neve”.
Por isso, o ideal é se organizar financeiramente e tentar quitar as dívidas.
Mas agora como empresa, o que fazer para evitar a inadimplência?
Após a breve explicação realizada sobre inadimplência, agora é momento de saber como controlar. Mas neste caso como empresa imobiliária.
Como dito no início deste artigo, a inadimplência cresceu com a pandemia, infelizmente. Porém nem tudo está perdido.
Ainda há estratégias para conciliar com os clientes, que não irão prejudica-los e tampouco irá acontecer o mesmo a sua empresa. Basta realizar um planejamento que seja sólido de curto a longo prazo.
Portanto saiba algumas das dicas oferecidas.
Tenha uma rotina financeira
Um bom planejamento é com certeza o pontapé inicial para que a inadimplência diminua ou, até mesmo, deixe de existir na empresa.
Para isso, é bom, que primeiramente se tenha um conhecimento sobre os clientes. Isso mesmo, pois a partir disso é possível se traçar vários perfis e saber quais serão as melhores estratégias por este ponto.
Então reunir em pastas separadas, os clientes que pagam de forma antecipada ou aqueles que atrasam, assim como a forma favorita de pagamento. Estas são boas maneiras para iniciar o planejamento.
Saiba flexibilizar os pagamentos
Muitas vezes as pessoas ficam inadimplentes por diversos motivos. Ainda mais em uma crise pandêmica que o Brasil passa atualmente. Nestas horas exercitar a empatia pode ser uma estratégia acertada, mas como fazer isso?
Há várias estratégias para isso. Confira:
- Lembretes de pagamento;
- Boletos de fácil acessibilidade;
- Notificação de boleto atrasado;
- Acesso fácil a 2ª via do boleto;
- Acordos de segurança.
Outra alternativa que pode funcionar muito bem para o negócio é automatizar todos estes processos acima, mas isso será falado adiante.
Ofereça alternativas de pagamento
Ainda parecido com o tema acima, esta é uma tática comum para combater a inadimplência. Geralmente, quando uma dívida é recorrente ou se passou um tempo razoável, esta é uma saída que pode salvar o negócio.
Oferecer o parcelamento é algo que pode ser de grande ajuda, principalmente se a dívida for de valor alto.
O ideal é que os boletos deste eventual parcelamento sejam combinados com o devedor para um dia que seja ideal para ele. E não esqueça de enviar uma notificação de alerta a cada mês.
Oriente a equipe de cobrança e a de finanças
Ok, todas as alternativas não deram certo e a cobrança deve ser feita, mas novamente, a sensibilidade deve ser levada em conta nessas horas.
Orientar a equipe de cobrança é fundamental. De acordo com o Código de Defesa Consumir, fazer isto de forma abusiva é uma infração que pode gerar pena de 3 meses a 1 ano.
E além disso, uma cobrança feita de forma abusiva com toda certeza pode manchar o nome da imobiliária. Novamente, é uma situação extremamente delicada.
Assim o time de finanças deve estar bem afinado, para que neste caso não ocorra tantas situações de inadimplência. Por isso, manter uma rotina de organização é fundamental.
Tenha um bom relacionamento com os clientes
Esta é uma tática, que com certeza, irá ajudar os seus negócios. Para controlar a inadimplência na imobiliária, é essencial que se tenha um bom relacionamento.
Este fator ajuda bastante, pois assim, aumenta as chances de que o cliente não seja um mau pagador. E até mesmo as cobranças sejam realizadas de forma muito mais espontânea.
Afinal, o cliente não irá querer ficar em falta com a imobiliária e o proprietário do imóvel.
Automatize todo o processo de pagamento dos boletos
Por fim, para controlar a inadimplência na imobiliária, o ideal é automatizar este serviço. A dor de cabeça é menor para cobrança e auxilia a manutenção de uma rotina de pagamentos.
A WideSys pode ser uma boa aliada para isso. A empresa atualmente tem um software para imobiliária que conta com este serviço.
Há o alerta de quando um boleto está próximo a vencer, e também avisa quando for realizado um reajuste. Todas estas notificações ocorrem por e-mail para poder oferecer maior comodidade.
Com isso, a questão de cobrança fica mais fácil e suave. E, também, evita quaisquer problemas futuros.
Conclusão
Neste artigo, foram aconselhadas algumas dicas para controlar a inadimplência na imobiliária. São estratégias que irão auxiliar a empresa, ainda mais neste momento difícil que o país passa, a pandemia.
Ficou com alguma dúvida? Ou tem alguma dica? Escreva nos comentários, teremos prazer em ajuda-los.