Soft skills no mercado imobiliário: saiba a importância e como desenvolver

Diretor Comercial
Fausto Rossi
12 de janeiro de 2024

As soft skills no mercado imobiliário são peças-chave para o sucesso de qualquer profissional que atua nesse segmento. Vamos ver do que se trata e como desenvolvê-las?

Como sabemos, o segmento imobiliário é um mercado competitivo, onde os corretores de imóveis precisam se destacar para serem bem-sucedidos. Além das habilidades técnicas, os corretores precisam desenvolver soft skills, ou habilidades comportamentais, como são conhecidas.

Neste artigo, vamos abordar a importância das soft skills para o sucesso no ramo imobiliário e como desenvolver essas habilidades. Vamos aprender!

Soft Skills no mercado imobiliário

O que são soft skills?

Antes de tudo, saiba que desenvolver as soft skills no mercado imobiliário é de extrema importância num contexto mais competitivo, como o que temos hoje.

Para quem não sabe, estamos falando de algumas habilidades comportamentais que se relacionam com a forma como interagimos com os outros e com o mundo ao nosso redor.

Elas são essenciais para o sucesso profissional, pois nos ajudam a construir relacionamentos, resolver problemas diversos e a lidar com o estresse no ambiente corporativo, dentre outros casos.

Ou seja, as soft skills são essenciais para o sucesso no mercado imobiliário porque ajudam os corretores a serem bem-sucedidos.

Agora, vamos ver sobre a relevância de desenvolver essas habilidades no mundo corporativo e especialmente no ramo imobiliário.

A importância das soft skills no mercado imobiliário

No mercado imobiliário, as soft skills são tão importantes quanto as hard skills, estas que são as habilidades técnicas, como conhecimento do mercado, preenchimento de relatórios e das leis imobiliárias, por exemplo.

Isso porque, para ser um bom corretor de imóveis, é preciso ser capaz de se relacionar com os clientes, construir confiança e fechar bons negócios.

Soma-se a isso, o fato que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, e no mercado imobiliário não é exceção.

Ou seja, muitos processos que antes eram realizados manualmente, agora são automatizados, o que pode levar a uma diminuição da necessidade de habilidades técnicas.

Vale lembrar que, o professor e diretor de Negócios do Centro Universitário Integrado, Rafael Zampar, afirma que “a tecnologia tem automatizado muitas tarefas que antes eram realizadas por humanos, tornando as habilidades interpessoais ainda mais valorizadas”.

Nesse contexto, as habilidades comportamentais são essenciais para o sucesso no ramo imobiliário. Isso porque a tecnologia não pode substituir a capacidade de se relacionar com as pessoas, compreender suas necessidades e construir relacionamentos.

Elas são essenciais para o sucesso profissional em qualquer área, inclusive no mercado imobiliário. Enfim, essas habilidades são importantes por diversos motivos, como estes abaixo.

Motivos para desenvolver as soft skills

Dentre outros casos, desenvolver as soft skills no mercado imobiliário é relevante por isso:

  • A importância do trabalho em equipe

O segmento imobiliário é um mercado colaborativo, onde os corretores precisam trabalhar em conjunto com outros profissionais, como corretores de outras imobiliárias, advogados, engenheiros, arquitetos, etc.

Por isso, as soft skills, como a comunicação assertiva e/ou persuasiva, a colaboração e a resolução de problemas em equipe, são essenciais para o sucesso do trabalho em equipe.

  • A relevância para a contratação

Na hora da contratação de um corretor de imóveis, as soft skills estão se tornando cada vez mais importantes.

Ou seja, as imobiliárias estão procurando profissionais que sejam capazes de construir relacionamentos com os clientes, resolver problemas complexos, ter excelentes habilidades de comunicação e de fechar negócios.

A seguir, veja as habilidades comportamentais para todo corretor de imóveis.

Sistema Completo para Imobiliárias
Sistema Completo para Imobiliárias
CRM Imobiliário integrado com Site

👉🏻 CRM imobiliário completo;
👉🏻 O melhor site para seus imóveis;
👉🏻 Integração com portais;
👉🏻 Controle financeiro integrado;
👉🏻 Conta digital e muito mais.

banner ads blog vendas

As soft skills que todo corretor de imóveis deve ter

Algumas das soft skills mais importantes para corretores de imóveis incluem estas, veja:

  • Comunicação

Primeiramente, a comunicação é essencial para qualquer profissional, mas no mercado imobiliário é ainda mais importante. Isso porque os corretores precisam ser capazes de se comunicar de forma clara e eficaz, tanto verbalmente quanto por escrito.

  • Habilidades interpessoais

Os corretores devem também ser capazes de se relacionar com os outros de forma positiva e profissional. Eles precisam ser capazes de construir confiança, entender as necessidades dos clientes e atender às suas expectativas.

  • Resolução de problemas

De forma complementar, esses profissionais precisam ser capazes de resolver problemas de forma rápida e eficiente.

Quando eles são capazes de identificar as causas dos problemas, desenvolver soluções e implementar essas soluções, eles se destacam dos outros profissionais.

  • Liderança

Os corretores podem também precisar liderar equipes de vendas ou outros profissionais. Então, eles devem ser capazes de motivar os outros, delegar tarefas e de tomar decisões.

  • Adaptabilidade

Como visto, o mercado imobiliário é um mercado dinâmico, que está sempre mudando. Logo, é importante que os corretores sejam capazes de se adaptar a essas mudanças, para continuar sendo bem-sucedidos.

  • Empatia

Outro ponto, a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos, essa habilidade é importante para que os corretores possam compreender as necessidades e desejos dos clientes.

De modo que, eles possam atender essas demandas da melhor forma.

  • Paciência

Vale ressaltar que, a paciência é a capacidade de lidar com situações difíceis sem se desesperar. Com isso, os corretores precisam lidar com clientes que podem ser mais exigentes ou impacientes.

  • Saber lidar com tecnologia

Por fim, o mercado imobiliário está cada vez mais digitalizado. Sendo assim, os corretores que sabem lidar com tecnologia têm mais chances de se destacarem nesse mercado.

Ah, vamos ver o que fazer para desenvolver as soft skills?

Soft Skills para imobiliárias

Como um corretor de imóveis pode desenvolver as soft skills?

As soft skills no segmento imobiliário podem ser desenvolvidas através de treinamentos, prática e através da experiência. Algumas dicas para desenvolver as soft skills são estas:

  • Existem muitos cursos e treinamentos exclusivos para corretorese que podem ajudar a desenvolver as soft skills. Esses cursos podem fornecer orientação específica e conhecimentos sobre como melhorar suas habilidades.
  • Pratique: A melhor maneira de desenvolver as soft skills é praticar. Por isso, procure oportunidades para se colocar em situações que exijam as habilidades comportamentais que você deseja desenvolver.
  • Peça feedback de amigos, familiares ou colegas de trabalho. Isso pode ajudá-lo a identificar áreas onde você pode melhorar ou desenvolver.

Finalmente, é possível também ler alguns livros como estes para desenvolver as soft skills no segmento imobiliário.

Conclusão

Para terminar, você viu que as soft skills são essenciais para o sucesso no mercado imobiliário. Investir no desenvolvimento dessas habilidades pode ajudá-lo a construir relacionamentos relevantes, resolver problemas e fechar excelentes negócios.

Aproveite e conheça nossa solução completa para sua imobiliária ser mais eficiente, ágil e gerar mais resultados! Fale conosco e veja como podemos te ajudar!

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco