O que é e como funciona a captação de imóveis?

Se tornar um corretor de imóveis é um grande passo na vida de uma pessoa que deseja intermediar vendas/aluguéis. Mas, como vender ou alugar, algo que você não tem? Pois é nesse momento que entra a importância da captação de imóveis.

Mas, antes de falar sobre a importância e como ocorre essa captação, vamos entender melhor sobre o assunto.

Todo corretor precisa de um portfólio, assim como todo profissional que trabalhe mostrando seus serviços. É nesse portfólio que contem todas as informações necessárias para que o cliente saiba mais sobre seu trabalho.

No caso do corretor, ele apresenta os imóveis já vendidos ou alugados e todos os que ainda estão disponíveis.

Em outras palavras, se você não tem o que apresentar, você não tem o que oferecer e também não terá negócios para fechar. Por isso é tão importante captar imóveis e manter seu portfólio sempre atualizado.

Aliás, a captação de imóveis é tão importante, que existem profissionais que se especializam somente nessa área.

E, se você quer aprender mais sobre captação de imóveis e como funciona, continue lendo esse texto.

Esteja sempre um passo a frente

Como foi dito anteriormente, manter um portfólio atualizado e com bons imóveis é um passo importante para ser um corretor de sucesso ou de manter sua imobiliária com sucesso.

Para isso, é necessária uma boa e eficiente captação de imóveis, que dependerá apenas de você.

O trabalho do corretor não é fácil e exige muita organização e disciplina, mas se você se sente atraído por esse mercado, não deixe que os impedimentos te parem.

Comece agora mesmo o processo de captação de imóveis e aumente seu leque de opções para atrair cada vez mais clientes.

Descubra como no próximo tópico.

Iniciando a captação de imóveis com segurança e profissionalismo

Não basta procurar o dono do imóvel e convence-lo a deixar o bem nas suas mãos. Você precisa mostrar que ele pode confiar o patrimônio nas suas mãos, e que seu trabalho valerá a pena para todos os envolvidos.

É muito importante que você saiba como fazer um excelente diálogo, demonstrando todas as vantagens de cuidar da venda ou locação desse imóvel, ao ponto que ele deseje deixar tudo nas suas mãos.

Lembre-se: Profissionalismo é sinônimo de ganho coletivo. Clientes ganham e você também.

Agora, observe as dicas para uma captação de imóveis de sucesso:

Entenda o perfil e a necessidade de cada cliente:

Você precisa estar atento a todo tipo de informação possível que seja referente à venda, ainda que indiretamente. Procure conhecer os perfis de cliente que a imobiliária trabalha, as suas necessidades diárias, seus costumes, seus anseios e como você pode cuidar disso através da indicação do imóvel correto. Também é fundamental que você faça uma avaliação do que tem dado certo, para melhorar ainda mais suas vendas e mudar suas estratégias com aquilo que está dando errado, tanto na abordagem, quanto no padrão de venda.

Mantenha a atenção nas tendências do mercado:

Dessa forma, você estará sempre atualizado sobre novas tendências na sua área de atuação, precificação correta e imóveis dentro do seu padrão. Sabendo melhor sobre essas informações, você vai conseguir sair a frente das outras imobiliárias, ganhando personalidade na hora de fechar negócio, pois entenderá sobre os assuntos e possíveis dúvidas pertinentes enquanto elas surgirem, sem ficar para trás.

Faça um mapeamento das regiões mais estratégicas:

É possível criar um material educativo, que facilitará a vida do corretor, em relação a todas as informações coletadas durante a captação de imóveis. Ali, é possível conter imagens do local, principais pontos turísticos próximos, lojas e comércio, vida noturna e etc. Você também pode usar esse método na hora de divulgar seus imóveis em redes sociais.

Tenha uma relação agradável com zeladores, porteiros e síndicos:

Eles estão nos imóveis por muito mais tempo, e podem te passar informações primordiais ainda mais detalhadas. Você pode se apresentar, falar suas intenções e até dar uma comissão para eles, em caso de parceria.

Entenda as necessidades de ambas as partes:

Não basta ter os melhores imóveis, é importante ter os melhores imóveis para os seus clientes. Crie um perfil de público que deseja atender e todas as suas necessidades. Dessa maneira, é muito mais fácil obter sucesso nas vendas. Leve em consideração informações como localização, disponibilidade de horários de comércio, acesso e etc.

Esteja sempre disponível:

Tenha um celular com dois chips e se mantenha sempre disponível no período de captação de imóveis. Os clientes podem desejar falar com você a qualquer momento e encontrar dificuldades, como celular fora de área e etc. Dessa forma, o cliente pode acabar procurando por outra imobiliária, e você perderá um possível contrato por algo que poderia ser evitado de maneira simples. Por isso, estar livre para conversar com clientes interessados em vender, a qualquer momento, é sempre uma boa forma de alcançar o sucesso.

Seja sempre profissional:

Mantenha sempre uma postura correta e ética, sem apelar para formas de captação que não sejam respaldadas pela lei ou que possam trazer algum tipo de problema. Tenha sempre uma boa educação também e invista na sua apresentação pessoal. No contexto geral, o conjunto da obra sempre terá peso, junto com a capacitação. Lembre-se que antes mesmo de apresentar suas qualificações e conhecimento sobre o ramo imobiliário, você terá uma apresentação física que precisará falar por si só. O cliente precisa sentir confiança no seu trabalho, e isso começa já na apresentação e na forma como você se comunica.

Conclusão

Ser um corretor de sucesso significa entender sobre muitos temas, ir a frente do cliente e responder até mesmo as perguntas que ele não fez ainda.

Mas ainda mais importante do que ser um excelente corretor, é ter imóveis para oferecer, e para isso, a captação de imóveis se faz fundamental.

Aliás, para se tornar excelente nessa profissão é indispensável a atualização de portfólio através da captação de imóveis adequada ao seu perfil.

Se mantenha sempre atualizado e garanta já seus negócios!

Aproveitando que estamos falando de captação de imóveis, você sabe o que significa ITBI? Clique aqui e saiba tudo sobre esse imposto.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco