fbpx
Siga-nos:

HomeNossas DicasDicasO futuro da realidade aumentada no mercado imobiliário

O futuro da realidade aumentada no mercado imobiliário

Diversos setores estão implantando tecnologias como a realidade aumentada (RA), de acordo com a Contec Brasil. O intuito é otimizar processos, encurtar distâncias, melhorar experiências, dentre outros.

Para se ter uma ideia, somente depois da pandemia, houve um aumento de 158% das buscas por imóveis por meio do tour virtual. Hoje, podemos ver diversos avanços e tecnologias voltadas para o mercado imobiliário, o que contribui para a revolução das empresas, segundo a Exame.

Neste artigo, veja sobre o que há para hoje e para o futuro em termos da tecnologia da realidade aumentada. Vamos conferir?

Realidade aumentada para o mercado imobiliário

O que é a realidade aumentada aplicado no mercado imobiliário?

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que permite aos usuários visualizar elementos virtuais sobrepostos ao mundo real. É uma das tendências para o mercado imobiliário em 2024.

No mercado imobiliário, a RA pode ser utilizada para melhorar a experiência dos clientes, desde a pesquisa de imóveis até a assinatura de um contrato, por exemplo.

Vale ressaltar que, essa tecnologia pode ser utilizada no mercado imobiliário de diversas formas, como estas:

  • Visualização de imóveis

Ela é usada para criar tours virtuais de imóveis, permitindo aos clientes visualizarem as propriedades de forma realista e imersiva, mesmo sem sair de casa.

  • Personalização de imóveis

É possível usar essa ferramenta para permitir aos clientes personalizarem os imóveis de acordo com suas necessidades e preferências.

Por exemplo, um cliente pode visualizar um imóvel com uma nova decoração ou com uma mudança na disposição dos móveis, dentre outras possibilidades.

  • Interação com imóveis

Essa tecnologia pode ser utilizada de modo que os clientes possam interagir com os imóveis de forma mais natural.

Então, é possível que um cliente visualize as medidas de uma sala ou verificar a qualidade da iluminação, se desejar.

Em seguida, veja como os usuários podem se beneficiar com esse avanço.

Como os clientes podem se beneficiar com a realidade aumentada?

A RA pode proporcionar uma série de benefícios aos clientes do mercado imobiliário, como estes:

  • Maior comodidade: uma vez que há como visualizar imóveis de forma remota, sem a necessidade de se deslocarem até o local.
  • Maior eficiência: a realidade aumentada pode ajudar os clientes a tomarem decisões mais informadas sobre a compra ou locação de um imóvel.
  • Melhor satisfação: essa ferramenta pode proporcionar uma experiência mais imersiva e realista na compra ou locação de um imóvel.

Quais as vantagens da realidade aumentada no mercado imobiliário?

Pois bem, a realidade aumentada apresenta uma série de vantagens para o mercado imobiliário, tais como estas:

  • Aumento das vendas

É preciso dizer que a RA pode ajudar as imobiliárias a aumentar as vendas, atraindo mais clientes e facilitando o processo de decisão de compra.

É possível ainda ajudar sua empresa a se diferenciar da concorrência nesse segmento tão competitivo.

Ou seja, a realidade aumentada pode contribuir para as empresas do ramo imobiliário a aumentar as vendas de diversas formas.

Uma porque essa ferramenta permite ajudar a acelerar o processo de venda, pois os clientes podem visualizar mais imóveis em menos tempo e fechar o negócio mais rapidamente.

  • Menos trabalho na atração de novos clientes

A RA promete também ajudar as empresas a atrair leads ou novos clientes, oferecendo uma experiência mais imersiva e realista na visualização de imóveis.

Com essa ferramenta, pode haver um aumento da produtividade dos corretores.

Isso porque ela os ajuda os corretores a ser mais produtivos, pois eles podem realizar menos visitas e fechar mais negócios à distância.

  • Personalização da experiência do cliente

Por outro lado, essa tecnologia possibilita às empresas personalizar a experiência do cliente, oferecendo a eles a oportunidade de visualizar imóveis de acordo com suas preferências.

  • Redução de custos

Vale lembrar que, a RA contribui para as imobiliárias a reduzir os custos, eliminando a necessidade de realizar visitas presenciais aos imóveis.

Então, a realidade aumentada pode ajudar as empresas do ramo imobiliário a reduzir os custos de diversas formas.

Isso porque as empresas podem eliminar a necessidade de realizar visitas presenciais aos imóveis, o que pode reduzir os custos com transporte, hospedagem e alimentação dos corretores.

  • Melhoria da experiência do cliente

Enfim, essa tecnologia permite às imobiliárias melhorar a experiência do cliente, proporcionando uma jornada mais imersiva e personalizada. Veja como é possível elevar os níveis de atendimento ao cliente:

  • Maior comodidade: permite aos clientes visualizarem imóveis de forma remota e com muita precisão;
  • Maior satisfação: a RA proporciona uma experiência mais imersiva e realista na compra de um imóvel.

Aproveite e conheça nossa solução completa para sua imobiliária ser mais eficiente, ágil e gerar mais resultados! Fale conosco e veja como podemos te ajudar!

Tecnologia mercado imobiliário

O futuro da realidade aumentada no mercado imobiliário

Pois bem, o futuro da realidade aumentada no mercado imobiliário é promissor.

Conforme a tecnologia se desenvolve e se torna mais acessível, é provável que a RA se torne uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas do setor.

Sendo assim, algumas das tendências que podemos esperar para o futuro da RA no mercado imobiliário incluem:

  • Melhoria da qualidade dos gráficos e da interação

A RA está se tornando cada vez mais realista e envolvente, com gráficos mais nítidos e interações mais naturais. Isso tornará a experiência de visualização de imóveis mais imersiva e realista para os clientes.

  • Maior integração com outras tecnologias

Precisamos lembrar que, ela está sendo integrada a outras tecnologias, como a inteligência artificial (IA) e realidade virtual (RV). E essa condição potencializa os resultados de sua empresa!

Ou seja, essa integração permitirá que essa tecnologia seja utilizada para uma variedade de tarefas, como estas: avaliação de imóveis, análise de dados e visualização de cenários futuros.

  • Maior adoção por parte das imobiliárias

Precisamos ressaltar que, à medida que as empresas do setor perceberem os benefícios da RA, é provável que a tecnologia seja adotada em maior escala.

Finalmente, isso tornará a realidade aumentada uma ferramenta mais acessível para os clientes e facilitará a compra ou locação de imóveis.

Conclusão

Como vimos, a realidade aumentada é uma tecnologia com um grande potencial de revolucionar o mercado imobiliário. À medida que essa tecnologia se desenvolve e se torna mais acessível, é provável que se torne uma ferramenta cada vez mais utilizada.

Em suma, a realidade aumentada é uma tecnologia com um grande potencial de revolucionar o mercado imobiliário e potencializar os resultados.

Aproveite e conheça nossa solução completa para sua imobiliária ser mais eficiente, inteligente e gerar mais resultados! Fale conosco e veja como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: