fbpx
Siga-nos:

HomeNossas DicasDicasComo a inteligência artificial está mudando o mercado imobiliário

Como a inteligência artificial está mudando o mercado imobiliário

A inteligência artificial no mercado imobiliário conta com uma variedade de aplicações. Para quem não sabe, a IA é um ramo da ciência da computação que busca desenvolver sistemas capazes de simular a inteligência humana.

Ela permite que máquinas e softwares possam aprender, “raciocinar” e tomar decisões de forma autônoma.

Isso é feito por meio de algoritmos e técnicas avançadas de aprendizado de máquina, como o deep learning e redes neurais artificiais.

A história da inteligência artificial não é tão recente, embora tenha ganhado impulso com o ChatGPT. Ela surgiu na década de 50 com os cientistas Hebert Simon e Allen Newell.

No mercado de imóveis, a IA tem alterado a maneira como corretores, imobiliárias e clientes interagem e realizam negócios.

Se você ainda não a está utilizando, vale a pena considerar as soluções disponíveis e conhecer as vantagens que a tecnologia pode oferecer. Confira mais informações neste artigo!

ia no mercado imobiliário

Como funciona inteligência artificial no mercado imobiliário?

A a inteligência artificial tenta simular o comportamento humano e sua aplicação pode ser utilizada em diversas frentes no setor de imóveis, desde a automação de processos até a análise de dados. Algumas das principais soluções para o segmento incluem:

Chatbots

Como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente?

Os chatbots são softwares de inteligência artificial que simulam uma conversa humana, permitindo que os usuários interajam com esses “robôs” por meio de mensagens de texto ou voz.

Ou seja, eles podem ser utilizados ​​para automatizar o atendimento ao cliente ao responder perguntas, agendar visitas, realizar a pré-qualificação de potenciais compradores ou locatários e simular orçamentos.

CRM

Os sistemas de CRM (Customer Relationship Management) para imobiliárias são plataformas que podem utilizar IA para identificar padrões e tendências, segmentar os leads e a criar campanhas de marketing personalizadas.

Nesse sentido, é uma ferramenta que ajuda imobiliárias a acompanhar indicadores de desempenho (KPIs), visualizar o pipeline de vendas, o funil e acompanhar taxas de conversão, entre outras finalidades.

Portais integrados

A inteligência artificial no mercado imobiliário pode integrar os portais com IA. Ela possibilita a corretores e imobiliárias gerenciar as carteiras de imóveis, automatizando tarefas rotineiras e otimizando a busca.

A IA é capaz de analisar as preferências e necessidades dos clientes, cruzando informações e sugerindo imóveis que sejam compatíveis com diferentes perfis.

Softwares imobiliários

Os softwares imobiliários com IA são soluções que ajudam corretores e imobiliárias a gerenciar suas operações e processos.

Eles podem incluir funcionalidades como análise de dados, automação e gerenciamento de documentos. A inteligência artificial é usada para analisar grandes volumes de dados.

Como utilizar a inteligência artificial?

Vamos ver agora para que serve a inteligência artificial a partir de outras soluções disponíveis no mercado que podem ser aplicadas no setor. Afinal, como usar inteligência artificial e obter melhores resultados? Confira a seguir.

ChatGPT

O ChatGPT é um tipo de inteligência artificial de geração de texto baseada em IA que pode ser utilizado para criar conteúdos diversos, analisar documentos e até mesmo gerar contratos.

Ele pode ser útil para corretores e imobiliárias que desejam otimizar sua estratégia de marketing de conteúdo, fazer descrições de imóveis ou resolver questões burocráticas.

Monica

A inteligência artificial no mercado imobiliário pode ser utilizada com a plataforma Monica. Trata-se de uma extensão de IA do Chrome que ajuda os usuários a gerar textos em qualquer página da web.

Ela pode traduzir, explicar ou escrever textos para e-mails, por exemplo, facilitando o trabalho de e-mail marketing, entre outros.

Basta pressionar Cmd+M (ou Ctrl+M) em qualquer página da internet ou clicar no ícone da Monica para ativar as funcionalidades.

Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico que utiliza IA para criar layouts e templates personalizados.

Ele permite que corretores e imobiliárias gerem materiais de marketing, como textos e layouts, de forma rápida e simples a partir de templates existentes na plataforma.

Runway

O Runway é uma plataforma de criação de vídeos baseada em IA, que permite a produção de vídeos de qualidade para divulgação de imóveis, por exemplo.

Essa inteligência artificial otimiza o processo de edição, sugerindo cortes, efeitos e trilhas sonoras.

Veed.io

O Veed.io é uma plataforma de edição de vídeos online que serve para transcrever e traduzir automaticamente o áudio dos vídeos. Com a IA, ele consegue criar imagens a partir de prompts ou comandos.

Bubble

Ainda sobre a inteligência artificial no mercado imobiliário, a plataforma de IA Bubble permite criar uma loja virtual no setor de imóveis, pois simplifica o processo de design do portal e desenvolvimento de aplicativos sem codificação.

Assim, é possível projetar um portal, inserir função de pesquisa e enviar dados entre páginas, configurar informações de acordo com bairro, descrição, preço, aluguel, venda, entre outras funções.

Remine

Mais uma ferramenta na lista! O Remine é um app que utiliza IA para restaurar fotos antigas ou melhorar imagens existentes.

Consequentemente, corretores e imobiliárias podem melhorar a qualidade das fotos de imóveis a serem apresentadas aos potenciais clientes. O app com IA melhora a nitidez, por exemplo, além de corrigir imagens com baixa definição.

Tome App

Por fim, o Tome App é um aplicativo de inteligência artificial que ajuda na sincronização de informações e na comunicação entre os membros da equipe. Ele é útil para criar apresentações de imóveis a partir de templates.

[smartslider3 slider=”2″]

Inteligência Artificial sem código no mercado imobiliário

A inteligência artificial no mercado imobiliário sem código (no code) é uma tendência que permite a criação e implementação de soluções de IA sem a necessidade de programação complexa.

Essas soluções possibilitam aos profissionais trabalhar com automação de processos, análise de dados e personalização do atendimento.

Para explicar melhor, o no code permite criar sistemas para resolver problemas do mercado imobiliário mesmo para quem não tem conhecimento profundo em desenvolvimento de software.

Então, surge o dilema: a era da inteligência artificial pode gerar dúvidas se os humanos serão substituídos por robôs.

Porém, é necessário ter conhecimento básico em lógica de programação para desenvolver dispositivos no code. Embora a automação possa substituir algumas funções, é importante lembrar que a interpretação humana é necessária.

Impactos da IA para o futuro do mercado imobiliário

A inteligência artificial tem o potencial de transformar a forma de trabalhar no mercado imobiliário, trazendo inovações e melhorias em diversas áreas. Alguns dos principais impactos da IA para o futuro do segmento incluem:

  • Maior eficiência nos processos
  • Automação de tarefas rotineiras e a otimização da busca por imóveis
  • Personalização do atendimento com a análise de dados fornecida pela IA
  • Melhoria na qualidade das informações ao analisar grandes volumes de dados e fornecer insights
  • Redução de erros e retrabalho
  • Maior competitividade no mercado

No entanto, é importante treinar os colaboradores para usar a IA no mercado imobiliário de forma certeira.

À medida que a IA continua se desenvolvendo, mais empresas devem aderi-la em seus processos como uma importante ferramenta de trabalho.

Gostou deste conteúdo?

Conheça os softwares da Widesys de CRM e ERP que vão otimizar os processos e integrar diferentes áreas do seu negócio para melhorar os resultados da sua empresa imobiliária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: