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Diversificação: Estratégias para Corretores Expandirem suas Ofertas

A diversificação se tornou uma medida importante para profissionais que buscam expandir suas ofertas no mercado imobiliário. Por isso, neste artigo você vai entender mais sobre estratégias para corretor de imóveis.

Em entrevista ao Imobi Report, Lucas Lima, gerente da QuintoAndar, afirma que em 2023 o aluguel ganhou força, o que deve acontecer também com as vendas em 2024 a partir da queda da Selic. “Aumentamos em 40% o número de contratos fechados, comparados a 2022, e atingimos o pico de 1.400 imóveis vendidos no mês”, relata.

Mesmo que o cenário seja otimista, existe grande concorrência no setor e os corretores precisam buscar maneiras de se destacar para não perder oportunidades. Sabendo disso, continue a leitura e saiba como expandir suas ofertas!

estratégias para corretores

Qual a maior dificuldade de um corretor de imóveis?

Um dos desafios dos corretores de imóveis é prospectar novos clientes, principalmente se trabalham como autônomos. Isso ocorre porque, no início da carreira, eles ainda não têm uma carteira de clientes estabelecida e contatos com outros profissionais do ramo.

Assim, é necessário identificar pessoas interessadas e estabelecer uma conexão com elas, mesmo quando há objeções. Essa tarefa requer habilidades de comunicação, persuasão e conhecimento do mercado imobiliário.

Estratégias e dicas para corretor de imóveis vender mais

Afinal, o que fazer para ser um bom corretor de imóveis e expandir as ofertas? Existem alguns passos importantes que você pode adotar. Entenda nos próximos tópicos!

  • Conhecer bem os imóveis

Um corretor de imóveis precisa conhecer bem o imóvel que está vendendo ou alugando, bem como questões relacionadas à infraestrutura, oferta de serviços e produtos na região.

Isso inclui a presença de supermercados e farmácias nos arredores, saber quando o imóvel foi construído, entre outros fatores, como:

  • Existência de áreas de lazer, como piscina ou churrasqueira.
  • Vagas de estacionamento disponíveis.
  • Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
  • Segurança do imóvel, como portões eletrônicos ou sistemas de vigilância.
  • Condições de financiamento, se aplicável.
  • Documentação legal do imóvel.
  • Valor do condomínio, se houver.
  • Tamanho e distribuição dos cômodos.
  • Infraestrutura do bairro, como ruas pavimentadas e iluminação pública.
  • Proximidade de escolas e creches.
  • Opções de transporte público na região.
  • Estado de conservação do imóvel.
  • Presença de áreas verdes, como parques ou praças.

Cada imóvel é único e pode exigir atenção a diferentes informações, dependendo das preferências dos potenciais compradores ou locatários.

  • Aprimorar habilidades de comunicação

Entre as estratégias para corretor de imóveis, é importante melhorar as habilidades de comunicação verbal e não verbal.

Esteja presente e atento ao ouvir seus clientes e preste atenção ao tom de voz. Demonstre interesse em suas necessidades e preocupações. É isso o que ajudará a construir confiança e a entender melhor as expectativas do prospect.

Quanto à comunicação não verbal, mantenha uma postura aberta e confiante, faça contato visual e use gestos adequados para transmitir sua mensagem de forma mais eficaz. É bom afastar alguns comportamentos como:

  • Postura fechada: evite cruzar os braços ou adotar uma postura defensiva, pois isso pode transmitir desinteresse ou resistência.
  • Falta de contato visual: é algo que pode ser interpretado como desconforto.
  • Gestos excessivos: gestos exagerados ou incoerentes podem distrair ou confundir o interlocutor.
  • Distrações durante a interação: não se distraia com dispositivos eletrônicos ou outros estímulos, pois isso pode demonstrar falta de atenção e de respeito pelo interlocutor.
  • Fazer follow up

Também nas estratégias para corretor de imóveis, o follow-up é o acompanhamento ou a continuação de algo que foi iniciado anteriormente.

Nesse contexto, refere-se ao ato de acompanhar e dar continuidade ao relacionamento com os clientes após o primeiro contato ou visita a um imóvel.

O que todo corretor de imóveis precisa saber é que o follow up é a etapa em que você vai se atualizar sobre o interesse dos clientes no imóvel e adaptar suas ofertas de acordo, se necessário.

Um exemplo seria quando um cliente visita um imóvel e, após uma semana, ainda não decidiu se vai alugar.

Nesse caso, o corretor de imóveis poderia entrar em contato com o cliente para verificar se ele tem alguma dúvida ou preocupação que esteja impedindo a tomada de decisão.

  • Fazer anúncios em portais imobiliários

Os corretores de imóveis fazem anúncios em portais imobiliários como uma estratégia para aumentar a visibilidade e atrair potenciais compradores ou locatários.

Esses portais são plataformas online que reúnem uma grande quantidade de anúncios de imóveis de diferentes corretores e imobiliárias.

Assim, você pode alcançar um público mais amplo, pois muitos desses portais costumam ter uma boa visibilidade nos mecanismos de busca. Lembre-se de cadastrar fotos de qualidade dos imóveis e fazer boas descrições.

  • Saber fazer perguntas

Na lista de estratégias para corretor de imóveis, fazer perguntas abertas serve para obter informações mais detalhadas e permitir que o cliente se expresse livremente.

As perguntas abertas são aquelas que não podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”. Ou seja, exigem uma resposta mais elaborada.

Por sua vez, as perguntas de sondagem são feitas para explorar mais a fundo as respostas do cliente e obter informações adicionais.

É bom ter um script para auxiliá-lo durante o processo de atendimento e venda. Um script é um roteiro que orienta o corretor em cada etapa do atendimento ao cliente, inclusive com as perguntas a serem feitas.

  • Vender seguro condomínio

Os corretores de imóveis têm a oportunidade de vender seguro condomínio para expandir seus serviços. Ele é obrigatório no país e é uma forma de proteção para os condomínios residenciais ou comerciais, cobrindo danos causados a áreas comuns e estruturas.

O processo de venda envolve entrar em contato com seguradoras e escolher o plano adequado que ofereça proteção contra os principais danos que possam ocorrer no empreendimento.

diversificação para corretores

  • Utilizar a tecnologia a seu favor

Entre as estratégias para corretor de imóveis, você pode se beneficiar do uso do CRM (Customer Relationship Management) para expandir seus negócios.

O CRM é um software que ajuda as empresas a gerenciar seus relacionamentos com clientes e prospects.

Ele oferece uma plataforma única para os corretores gerenciarem informações sobre seus leads, agendar compromissos e acompanhar o andamento das vendas. E o melhor de tudo: com automatização das etapas comerciais e consolidação de dados.

Então, gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer o CRM da Widesys, a melhor solução para corretores que desejam otimizar o funil de vendas!

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