fbpx
Siga-nos:

HomeNossas DicasDicasMercado imobiliário 2024: o que esperar e como se preparar?

Mercado imobiliário 2024: o que esperar e como se preparar?

Afinal, o que esperar do mercado imobiliário em 2024? Esse segmento vem apresentando um crescimento constante nos últimos anos, mesmo diante alguns desafios.

Olha que as perspectivas são boas, diante alguns fatores, como a melhoria de renda do brasileiro, do programa Minha Casa, Minha Vida e diante a redução da taxa Selic. Ou seja, tudo isso pode favorecer o segmento neste novo ano.

Então, para este ano, o cenário geral é positivo, com previsões de crescimento e estabilidade. Vamos conferir mais e ver como se preparar?

Mercado imobiliário em 2024

Mercado imobiliário em 2024: o que esperar?

Se você quer saber o que devemos esperar do segmento imobiliário em 2024, vamos ver agora, acompanhe sobre o que já está ocorrendo e irá acontecer.

  • Oportunidades de financiamentos

Primeiramente, saiba que uma das principais tendências para o mercado imobiliário neste novo ano é a continuidade da queda nas taxas de juros (Selic).

Isso deve facilitar o acesso ao crédito imobiliário, tornando-o mais acessível para um público maior, o que aumenta a demanda no setor.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), a taxa média de juros para financiamentos imobiliários com recursos da poupança encerrou 2023 em 9,07% ao ano, ante 9,50% no ano de 2022. A expectativa é que a taxa continue caindo em 2024.

Logo, essa queda nos juros deve impulsionar as vendas de imóveis, principalmente entre os consumidores que buscam financiamento.

A seguir, outra tendência.

  • Influência da tecnologia

A tecnologia também deve continuar a influenciar o mercado imobiliário em 2024. As ferramentas digitais estão tornando o processo de compra e venda de imóveis mais eficiente, conveniente e transparente.

Por exemplo, as plataformas de venda de imóveis permitem que os consumidores encontrem imóveis de forma mais rápida e fácil.

Além disso, as ferramentas de simulação de financiamento ajudam os consumidores a calcularem o valor da parcela que cabe no seu orçamento.

  • Sustentabilidade

Por outro lado, a sustentabilidade é uma tendência que deve ganhar força no mercado imobiliário neste novo ano. Vale dizer que os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental dos imóveis.

Por isso, os empreendimentos sustentáveis, que adotam práticas que reduzem o consumo de recursos naturais, dentre outros fatores, devem ser mais valorizados pelos consumidores. Fique atento!

  • Nova jornada digital de compra do consumidor

Por outro lado, a pandemia da COVID-19 acelerou a transformação digital do mercado imobiliário. Os consumidores passaram a realizar mais pesquisas e as negociações online.

Por isso, sua empresa deve ter estratégias que se alinhem a isso.

Olha que essa tendência deve se manter nos próximos anos. Os clientes, em geral, estão cada vez mais exigentes e querem ter acesso a informações e atendimento de forma rápida e fácil.

Mercado imobiliário em 2024: outros desafios e tendências

A respeito do cenário geral do mercado imobiliário para 2024, este setor enfrenta alguns outros desafios que devem se tornar mais relevantes nos próximos anos. Veja a seguir:

  • Escassez de áreas urbanas

Um dos principais desafios do segmento imobiliário é a escassez de áreas urbanas. Ou seja, as cidades brasileiras estão crescendo rapidamente, mas o espaço disponível para expansão é limitado.

Essa escassez de áreas está pressionando os preços dos imóveis, especialmente nas grandes cidades. Além disso, está dificultando o acesso à moradia para a população de baixa renda.

Então, é preciso reformular os projetos imobiliários, dentre outras necessidades.

  • Demandas e tendências no mercado de aluguel

Nesse cenário, o mercado de aluguel também está passando por mudanças importantes. A demanda por imóveis para aluguel está crescendo, principalmente entre os jovens e a população de baixa renda.

Vale enfatizar que, essa tendência é impulsionada por fatores como a dificuldade de acesso ao crédito imobiliário, a flexibilidade do aluguel e a mudança dos hábitos de consumo e de vida.

E também os inquilinos estão cada vez mais exigentes e buscam imóveis com mais comodidades e serviços. Por isso, os proprietários desses bens precisam investir nesse tipo de melhorias para atrair e reter inquilinos.

  • Adaptação às mudanças climáticas

De modo complementar, as mudanças climáticas também são um desafio para o mercado imobiliário. Os eventos climáticos extremos, como secas, inundações e tempestades, estão se tornando mais frequentes e intensos.

Logo, esses fatores podem causar danos aos imóveis, o que pode gerar perdas financeiras para os proprietários. Além disso, podem tornar os imóveis menos seguros e confortáveis para os moradores.

Assim, os investidores e proprietários de imóveis precisam se preparar para as mudanças climáticas.

O que inclui adotar medidas para tornar os imóveis mais resilientes, como a construção de estruturas mais resistentes e a instalação de sistemas de prevenção de enchentes.

Agora, vamos ver como se preparar para esse contexto.

[smartslider3 slider=”3″]

Como se preparar para esse contexto do mercado imobiliário?

Diante o que foi dito, veja 5 dicas para se preparar para o mercado imobiliário no ano de 2024.

Como esse setor enfrenta alguns desafios, precisamos informar que, para aproveitar as oportunidades, as empresas do ramo precisam se preparar. Observe:

1. Entenda as tendências do mercado

É importante que as empresas do setor entendam as tendências do mercado.

Tais como a queda nas taxas de juros, a crescente demanda por imóveis sustentáveis e a importância da tecnologia nos processos de atendimento, busca por imóveis e até nos próprios imóveis.

Para isso, é importante acompanhar as notícias do setor, participar de eventos e feiras, investir em cursos e manter contato com especialistas da área.

2. Adapte seu portfólio

Por sua vez, as empresas que atuam nesse segmente precisam adaptar seu portfólio conforme às novas tendências do mercado.

Isso inclui oferecer produtos que atendam às necessidades dos consumidores, como imóveis mais sustentáveis, com uma tecnologia própria e localização privilegiada, por exemplo.

Além disso, é importante diversificar o portfólio, oferecendo imóveis para diferentes segmentos, como estes: residenciais, comerciais e rurais.

3. Invista em tecnologia

Vale lembrar que, a tecnologia está transformando o mercado em geral. Assim, as empresas que não investirem em tecnologia ficarão para trás.

Algumas das tecnologias que podem ser utilizadas pelas empresas do ramo imobiliário, incluem:

  • Realidade virtual e aumentada para tours virtuais de imóveis;
  • Inteligência artificial para análise de dados e tomada de decisão por parte dos gestores e outros profissionais;
  • Uso do cloud computing para armazenamento e processamento de dados.

4. Invista em marketing e vendas

As empresas desse ramo imobiliário precisam investir em marketing digital e vendas para alcançar outros consumidores e fechar mais negócios.

É importante criar estratégias de marketing que sejam eficazes para o público-alvo da empresa.

No mais, é importante investir em treinamento para os corretores de imóveis, para que eles possam atender às necessidades dos consumidores de forma mais eficiente.

Mercado Imobili

5. Ofereça um atendimento de excelência

Finalmente, o atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso das empresas do segmento de imóveis.

Isto é, essas empresas precisam oferecer uma abordagem de excelência, que seja personalizada e atenda às necessidades dos clientes.

Isso inclui estar disponível para atender às dúvidas e solicitações dos clientes, apresentar novas soluções ou processos rápidos e eficientes, dentre outros aspectos.

Agora, é hora de aproveitar para conhecer nossa solução completa de gestão e vendas voltada para empresas do ramo imobiliário, não perca!

Conclusão

Por fim, as organizações do ramo imobiliário estarão melhor preparadas para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios desse setor, em 2024, ao seguir essas dicas.

Aproveite e conheça nossa solução completa para sua imobiliária ser mais eficiente, ágil e gerar mais resultados positivos! Fale conosco e veja como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: