As novidades no mercado imobiliário estão acontecendo e passando por uma grande evolução, e os corretores de imóveis estão no centro dessa transformação.
Com a proposta de modernização da regulamentação profissional pelo Sistema Cofeci-Creci, novas diretrizes prometem elevar a qualificação dos profissionais, fortalecer a transparência nas negociações e tornar o setor ainda mais competitivo.
Mas o que muda na prática? Como essas novidades impactam corretores, imobiliárias e clientes? Você vai descobrir as principais mudanças que estão chegando e como elas podem redefinir o futuro desse setor imobiliário no Brasil.
Novidades no mercado imobiliário: o projeto COFECI-CREC
Antes de vermos mais das novidades no mercado imobiliário, saiba que uma proposta de atualização da Lei Federal nº 6.530/78, que regula a profissão de corretor de imóveis no Brasil, busca modernizar e impulsionar o setor imobiliário do país.
Desenvolvido pelo Sistema Cofeci, Conselho Federal de Corretores de imóveis, esse projeto que iremos destacar tem como foco a qualificação e o aprimoramento dos profissionais da área, além de adaptar a legislação às demandas de um setor cada vez mais dinâmico.
Em vigor desde 1978, a Lei nº 6.530 estabelece que apenas profissionais que atendam aos requisitos exigidos podem atuar como corretores de imóveis, sendo responsáveis pela intermediação de compra, venda, permuta e locação.
Nesse contexto, a proposta do Sistema Cofeci-Creci enfatiza a ampliação das competências desses profissionais, que hoje desempenham um papel muito mais estratégico do que apenas a mediação das negociações.
João Teodoro, presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, COFECI, diz que as novas demandas e mudanças tecnológicas exigem uma legislação atual e que traga profissionalíssimo e segurança para quem atua no setor.
Vamos entender mais e ver o que muda!
COFECI-CRECI: as principais mudanças do mercado imobiliário
Como vimos, a iniciativa do Cofeci-Creci tem como objetivo aprimorar a qualificação dos corretores e estruturar melhor o mercado imobiliário.
Uma das alterações mais relevantes é a exigência de ensino superior para determinadas funções, criando dois níveis profissionais: o Gestor Imobiliário, que deve possuir graduação específica, e o Técnico Imobiliário, com formação técnica.
Essa diferenciação busca capacitar os corretores de maneira mais adequada para os desafios do setor, promovendo maior especialização.
E tem mais novidades no mercado imobiliário, acompanhe!
Além disso, o projeto estabelece regras mais rigorosas para fiscalização e conduta ética, aumentando a transparência nas transações e fortalecendo a relação de confiança entre os profissionais, clientes e imobiliárias.
O regulamento acompanha a evolução do setor, que atualmente exige dos profissionais muito mais do que a simples intermediação de negócios. Como podemos ver, essa proposta tem muitos benefícios para o setor como um todo.
Então, áreas como gestão de aluguéis, consultoria especializada e análise de mercado ganham destaque, tornando essencial a presença de corretores mais preparados e estratégicos. Essas estão entre as novidades no setor imobiliário.
Essas mudanças elevam o reconhecimento da profissão e a alinham às novas demandas do mercado. Corretores que se adaptarem a essa nova realidade terão uma vantagem competitiva, já que o setor tende a valorizar aqueles que possuem maior conhecimento e credibilidade.
COFECI-CRECI: os impactos que vão transformar o setor imobiliário
A atualização das regras trazidas pelo COFECI-CRECI promete não apenas fortalecer a profissão de corretor de imóveis, mas também tornar o mercado imobiliário mais dinâmico e estruturado.
Com profissionais mais capacitados, a intermediação de negócios se torna mais estratégica, segura e eficiente, trazendo benefícios tanto para corretores quanto para clientes. Ou seja, o cliente também é um dos beneficiados, pois pode contar com transações mais seguras.
Ou seja, as imobiliárias também saem ganhando, já que um setor mais profissionalizado, pautado na confiança e transparência, se torna um diferencial competitivo.
A exigência de formação superior e a introdução de novos níveis de especialização podem contribuir para a valorização da categoria, ampliando as oportunidades de atuação e reconhecimento dos corretores.
Aqueles que se anteciparem a essas mudanças terão uma posição de destaque no mercado, que tende a favorecer profissionais mais preparados e qualificados.
No mais, com uma regulamentação mais sólida e mecanismos de fiscalização aprimorados, o setor deve ganhar ainda mais credibilidade.
Isso pode facilitar a formação de novas parcerias e até atrair investimentos estrangeiros, fortalecendo o mercado imobiliário brasileiro em um cenário global. A valorização da profissão também pode incentivar a entrada de novos talentos, tornando o setor mais inovador e dinâmico.
Aproveite e veja como desenvolver habilidades únicas nesse setor de imóveis.
Novo cenário para o mercado imobiliário
Como notamos, as mudanças propostas pelo Cofeci-Creci têm o potencial de inaugurar uma nova fase para a corretagem de imóveis no Brasil.
Com a exigência de maior capacitação, novas especializações e um mercado mais regulamentado, a profissão se torna ainda mais valorizada e respeitada.
E os corretores que se ajustarem rapidamente a esse novo cenário terão uma vantagem competitiva, ampliando suas oportunidades e reconhecimento no setor.
Além de beneficiar os profissionais, a atualização da regulamentação fortalece todo o mercado imobiliário. Processos mais seguros, maior transparência e uma intermediação mais estratégica criam um ambiente mais confiável para imobiliárias, investidores e clientes.
Esse setor já passou por grandes avanços nos últimos anos, e essa modernização pode ser o impulso necessário para um futuro ainda mais promissor.
Conclusão
Agora, que você viu as novidades que o COFECI-CRECI está trazendo e as novas dinâmicas para o mercado imobiliário, veja como ajudamos a criar os resultados do seu negócio!
Fique por dentro de nossa solução em Gestão imobiliária, a ferramenta que revoluciona seu negócio. Eleve a eficiência dos processos e proporcione a melhor experiência para seus clientes. Solicite uma DEMONSTRAÇÃO agora!