As tendências do mercado imobiliário para 2026 vão redefinir como se investe, como se vive e como você pode atender quem busca um novo lar para morar ou que seja um bom negócio.
Já é possível pensar que, comprar um pedaço de imóvel pode ser tão simples quanto comprar ações. Hoje, as visitas aos imóveis acontecem de onde você estiver, e onde o impacto positivo no planeta vale tanto quanto a valorização do metro quadrado.
Segundo dados recentes desse setor, os lançamentos de imóveis no Brasil cresceram 31,9% em volume e 34,6% em valor, no primeiro semestre de 2025, em comparação com 2024. Ou seja, isso mostra que o mercado ainda vive um bom momento, mesmo com os desafios macroeconômicos como juros elevados.
A seguir, você vai descobrir as maiores tendências do mercado imobiliário para este novo ano, com foco no que realmente importa, inovação, tecnologia, experiência e sustentabilidade.

Tendências do mercado imobiliário para 2026
Chegou a hora de conhecermos as tendências do mercado imobiliário para 2026!
Agora, você vai receber um panorama direto das principais tendências que você precisa conhecer para repensar seu posicionamento, planejar estratégias, investimentos ou trabalhar com eficiência nesse setor:
- Tokenização de ativos
Primeiro, vem a tokenização de imóveis, ou seja, transformar parte de um imóvel ou direito sobre ele em tokens digitais negociáveis, está tendo atenção como forma de democratizar o investimento nesse setor.
Em grande parte, graças à tecnologia blockchain e contratos inteligentes, esse formato possibilita que investidores menores acessem oportunidades estratégicas que antes exigiam alto capital.
Em um momento liquidez limitada no mercado tradicional, isso pode ampliar verdadeiramente o público investidor e acelerar transações digitais.
E você, gostou de saber disso?
- Moradia por assinatura
Vamos então ver mais uma novidade que realmente está impactando esse setor.
Como sabemos, a economia de subscrição transformou serviços de entretenimento e mobilidade, modelos de moradia por assinatura começam a se concretizar no Brasil e em boa parte do mundo.
Vamos entender: em vez de comprar ou financiar um imóvel, o usuário paga mensalidades por acesso a uma rede de moradias flexíveis, com alternativas que se alinham à mobilidade urbana, trabalho remoto e estilo de vida mais fluido.
Esse movimento no setor imobiliário é ainda mais relevante com o aumento das demandas por opções habitacionais que combinem flexibilidade, acesso e experiências personalizadas.
E tudo indica que esse modelo e reflexos vão permanecer.
- Realidade Aumentada nas vistorias
Ferramentas de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) não são mais exclusividade de videogames, saiba que isso vem se tornando cada mais real.
Ainda sobre as tendências do mercado imobiliário, elas se tornam ferramentas cruciais em vistorias, visitas remotas e visualizações de personalização do imóvel.
Em 2026, espera-se que um número cada vez maior de corretores, incorporadoras e plataformas use AR para essas finalidades:
- Mostrar problemas ou necessidades de reparo nos imóveis sem deslocamento;
- Permitir que clientes “caminhem”, visitem por imóveis em construção;
- Visualizar acabamentos ou reformas em tempo real, isto é, sem sair de casa.
Essas tecnologias reduzem custos, aceleram decisões e melhoram a experiência de compra e locação.
- Sustentabilidade (ESG)
A sustentabilidade deixou de ser um diferencial e se tornou critério de valorização e decisão de compra, isso é fato.
Ou seja, imóveis com certificações verdes, eficiência energética, uso de materiais sustentáveis, soluções de energia renovável e gestão inteligente de recursos agregam valor real. Pois os consumidores estão dispostos a pagar mais por esses atributos.
Além disso, a maioria dos compradores brasileiros, 78%, está disposta a pagar mais por produtos sustentáveis, e consideram aspectos ambientais prioritários na hora da decisão.
Além do impacto ambiental, ações de ESG tendem a reduzir custos operacionais (como consumo de energia e água, dentre outros).
O que facilita o acesso a financiamentos verdes e atrair investidores institucionais que buscam ativos resistentes a riscos ambientais e regulatórios.
- Hiperpersonalização do atendimento
Ainda sobre as tendências do mercado imobiliário para 2026, na era digital, o cliente espera um atendimento personalizado e eficiente.
Isso porque ele quer soluções feitas para você, com base nas suas necessidades, estilo de vida, histórico de busca e preferências.
Como resultado, saiba que a hiperpersonalização junta dados, inteligência artificial e atendimento humano para ofertar experiências únicas. Isso desde recomendações de imóveis até propostas customizadas de financiamento de um imóvel ou aluguel.
Abaixo, vale a pena conhecermos uma solução essencial para otimizar seus resultados diante essa nova realidade.
Widesys: veja como transformar positivamente sua empresa
Nesse sentido, se você está pensando em como se preparar para todas essas tendências do setor imobiliário sem ficar preso às limitações de sistemas antigos, precisa conhecer o Sistema Widesys.
Nossa solução é uma plataforma imobiliária à prova de futuro, projetada para que sua imobiliária possa integrar novas tecnologias e modelos de negócio, como tokenização, realidade aumentada, atendimento diferenciados.
Junta-se ainda as práticas ESG, e sem precisar trocar de software cada vez que o mercado passa por mudanças.
Afinal, o que torna o Widesys verdadeiramente “à prova de futuro”?
Vale vermos porque essa ferramenta para sua imobiliária é a escolha certa que você pode fazer, veja seus recursos:
- Arquitetura aberta e APIs que facilitam integração com novos sistemas tecnológicos;
- Gestão de dados e CRM avançado, o que permite experiências ultrapersonalizadas;
- Ferramentas de digitalização e automação da jornada do cliente, desde o primeiro contato, até o fechamento do negócio;
- Flexibilidade alinhando futuras tendências, sem a necessidade de substituição completa do programa.
Finalmente, em um mercado que muda rapidamente, contar com um sistema escalável e preparado para capturar novas oportunidades faz toda a diferença. É assim que você assegura que seu negócio seja ainda mais competitivo.

Conclusão
Enfim, o mercado imobiliário de 2026 não é apenas “mais digital”, será mais inteligente, mais inclusivo, mais sustentável e humano.
E agora, esteja pronto para oferecer valor real aos seus clientes e investir com visão estratégica, contando com a ferramenta tecnológica certa!
E para estar preparado? Invista em conhecimento, integração tecnológica e use uma plataforma que acompanha essa evolução. Temos o Sistema Widesys, para que sua imobiliária possa liderar essa transformação. FALE CONOSCO!