O sucesso no mercado imobiliário muitas vezes está diretamente ligado à capacidade de estabelecer e expandir uma rede de contatos. Para os corretores de imóveis, as estratégias de networking podem abrir portas e garantir novos negócios.
Afinal, nutrir e manter contatos é uma forma de expandir o nosso ciclo social. Mesmo que não percebamos, a todo momento realizamos algo que pode ser uma ponte para se conectar com outras pessoas.
Nem sempre nos damos conta de que as conexões que surgem ao acaso podem se tornar oportunidades no futuro. E a boa notícia é que podemos ativamente buscar aperfeiçoar uma rede de contatos.
Mas quais técnicas utilizar para impulsionar a carreira? Se você deseja maximizar suas conexões e alavancar seu potencial, continue lendo!
Por que as estratégias de networking são importantes?
As estratégias de vendas e networking são importantes para o crescimento profissional e para a expansão dos negócios de corretores de imóveis, além de contribuir para gerar autoridade na área.
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Oportunidades de carreira e negócios
O networking oferece a oportunidade de conhecer novas pessoas e estabelecer contatos que podem levar a oportunidades de carreira, parcerias comerciais, projetos e empreendimentos.
Vamos exemplificar para que você compreenda. Diane, uma arquiteta, participa de eventos e encontros do setor em que atua. Em uma conferência sobre paisagismo urbano, ela conheceu Luiz, um empresário que estava buscando um arquiteto para liderar um projeto.
Ao longo do evento, eles trocaram ideias e visões sobre o futuro das cidades e a integração de espaços urbanos. Impressionado com o conhecimento de Diane, Luiz a convidou para uma reunião para discutir uma possível colaboração.
Na reunião, Diane apresentou seu portfólio e as experiências na área, além de ter apresentado ideias para o projeto. Como ela compreendia bem o que estava em questão, Luiz a convidou para liderar a equipe de arquitetos.
Este é um exemplo de como um encontro fortuito em um evento de networking pode se tornar uma oportunidade de carreira.
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Autoridade e reconhecimento
Fazer networking é importante para estabelecer autoridade e reconhecimento no ambiente profissional. Assim, os profissionais têm a oportunidade de interagir, trocar ideias, aprimorar conhecimentos e expandir o potencial.
O networking possibilita a conexão com indivíduos que possuem ligação com os objetivos profissionais, gerando oportunidades de crescimento.
Logo, ser ativo, compartilhar informações, participar de eventos e estar disponível são práticas essenciais para fortalecer a rede de contatos e ser lembrado em momentos decisivos da carreira.
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Conseguir indicações
Entre as vantagens, o networking é bom para quem deseja conseguir indicações, pois os profissionais podem se conectar com pessoas influentes em suas áreas, o que pode resultar em recomendações e referências para oportunidades de emprego e colaborações.
Além disso, os profissionais podem se destacar no mercado ao trocar experiências que em um primeiro momento não parecem surtir efeito, mas que no futuro podem gerar um novo contrato.
Quais são as estratégias de networking?
Se você quer saber quais são as técnicas de networking, é importante trabalhar a marca pessoal e buscar relações de longo prazo. Confira as dicas para corretores!
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Trabalhe a sua marca pessoal
Jeff Bezos disse certa vez: “Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”.
Entre as estratégias de networking, trabalhar o marketing e a marca pessoal é essencial para estabelecer e fortalecer conexões. Afinal, você estará criando uma identidade única que poderá ser o diferencial em relação a quem não trabalha o branding.
Desse modo, você define e comunica quem você é, quais são suas habilidades, valores e objetivos profissionais. Isso permite que as pessoas o reconheçam e se lembrem de você em contextos profissionais.
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Não inicie o contato pedindo ajuda
Como fazer networking envolve uma relação de confiança, não devemos iniciar o contato pedindo ajuda para um desconhecido, por exemplo, pois precisamos pensar em uma via de mão dupla. É importante estar disposto a ajudar e contribuir para a rede de contatos, em vez de apenas buscar benefícios próprios.
Ao demonstrar interesse genuíno pelas pessoas e compartilhar conhecimento, você constrói relacionamentos mais significativos. Portanto, a abordagem inicial deve ser mais focada em estabelecer uma conexão e em oferecer valor.
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Não se limite ao digital
Também na lista de estratégias de networking, não devemos nos limitar ao digital e é bom também focar no presencial, pois muitas oportunidades podem surgir a partir de pessoas do seu próprio círculo. Além disso, a interação pessoal ajuda na formação de vínculos pessoais, que podem gerar relações mais próximas.
A participação em workshops, seminários, feiras de negócios, grupos de discussão e atividades de voluntariado são algumas alternativas ao networking digital.
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Busque relações de longo prazo
Buscar relações de longo prazo é de extrema importância, pois essas relações podem se tornar uma fonte contínua de suporte, orientação, oportunidades e colaboração ao longo da sua carreira.
Para buscar relações duradouras, é essencial demonstrar interesse real nas pessoas e em suas atividades profissionais.
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Crie conteúdos
Criar conteúdos é como plantar sementes em um jardim. Quando você compartilha conhecimento, insights e experiências, está regando essas sementes.
Dessa forma, as pessoas podem demonstrar habilidades e perspectivas únicas, o que pode atrair a atenção de potenciais clientes ou empregadores.
Por conseguinte, você pode se tornar autoridade em sua área de atuação, e isso pode ter como resultado receber indicações e chances de fechar negócios.
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Use o Linkedin
O LinkedIn é a maior plataforma de rede profissional do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Essa rede social permite aos usuários estabelecer conexões, compartilhar conteúdo relacionado ao trabalho e buscar oportunidades de carreira.
Para quem deseja fazer networking, são diversas as funcionalidades que facilitam a construção e manutenção de uma rede de contatos profissionais ao longo do tempo.
Para isso, é importante completar o perfil com habilidades e palavras-chaves, incluir experiência profissional, formação acadêmica e cursos que você já faz. É possível adicionar contatos, criar publicações no feed e artigos, além usar os recursos de interação, como curtir, comentar e compartilhar.
Agora você já sabe como um corretor de imóveis pode atrair clientes e fortalecer sua rede de contatos com estratégias de networking! Aproveite para conhecer as soluções da Widesys de relacionamento com o cliente!