Seguro Fiança: O que é? Como funciona? Quais são os valores?

Seguro Fiança – Ficamos muito felizes em ter você aqui conosco mais uma vez! Hoje vamos tratar sobre uma das garantias muitos utilizadas em contratos de locação. E se você ainda não utiliza, fica ligado em nosso texto, porque pode ser uma ótima opção para você ou sua imobiliária.

Nos dias em que vivemos e com a realidade que temos, algumas medidas devem ser tomadas para garantir que o pagamento do aluguel será efetuado.

Quando você trabalha como corretor de imóveis é muito importante fazer de tudo para que o imóvel seja assegurado e fazer de tudo para que você faça um bom negócio, tendo vantagens para você e para quem você está alugando.

Esse tipo de seguro é bem importante tanto para o locatário quanto para quem loca o espaço. Você quer alugar uma casa e não tem fiador? Essa conversa de hoje é para você!

Antes de qualquer coisa é preciso que tanto o cliente quanto o vendedor do imóvel entendam o que é o seguro fiança, do que se trata, suas vantagens e como é feito o pagamento.

Quer saber mais um pouco sobre assunto? Se interessou ou está um pouco curioso? Venha conosco e continue lendo!

O que é o seguro fiança?

Vamos primeiro conversar com você sobre o que é seguro fiança. É um tipo de seguro que paga-se como o aluguel, um dia se você precisar de ajuda para pagar, mas que não precisa de mais ninguém para garantir que o pagamento será efetivado.

É possível que o seguro fiança tenha também, além de garantir a segurança e assim tranquilizar o locatário, pagar tudo de uma vez como as taxas do imóvel, rescisão, multas, contratos e etc.

Sabemos sim que os dias em que vivemos existem várias ferramentas para assegurar o pagamento, além de que existem várias opções para poder deixar o inquilino seguro durante o contrato, uma delas é este e é preciso que o corretor de imóvel conheça esse tipo de renda.

Ou seja, agora que falamos um pouco sobre o que é o seguro fiança, vamos falar sobre as modalidades de garantia desta área.

Modalidades de garantia

Seguro fiança

Seguro fiança paga por mês a imobiliária que é responsável pela intermediação, colocando o atalho e se caso aconteça algum imprevisto e eu o inquilino não consiga pagar o aluguel, ele é responsável por todas as despesas que possa surgir.

Essa modalidade é excelente pois permite a imobiliária tomar a frente do negócio, sem prejudicar o locatário e o dono do ambiente.

Fiador

O fiador é uma pessoa responsável pelos gastos caso inquilino não conseguia pagar aluguel ou as contas que estão relacionadas a casa.

Ele precisa ter um imóvel quitado na cidade na qual o inquilino está alugando, uma casa ou está em processo de compra, além disso deve possuir a renda mensal em um valor maior do que o aluguel.

O lado bom do fiador é que ele pode se responsabilizar por todas as despesas quando inquilino não consegue pagar elas.

O lado ruim é que o fiador precisa morar na cidade e tem uma renda específica, por isso o seguro fiança é uma modalidade muito importante e pouco conhecida entre as pessoas que precisam alugar o imóvel e não são daquele lugar.

Caução

Esse também é um tipo de garantia extremamente conhecida e utilizado há muitos anos pelas pessoas que costumam alugar imóveis e vários lugares.

O cheque caução é quando inquilino preencher cheque e coloca atrás para que é referente, dessa maneira esse cheque é descontado e vai ser descontado apenas em caso do inquilino não conseguir pagar o aluguel, as despesas acopladas a casa que estão no contrato e que devem ser pagas.

Existe em alguns lugares da modalidade do Caução que é de pagar o aluguel adiantado dois meses para garantir a reserva da casa.

Se acontecer algum problema de pagamento esses dois meses podem ser utilizados como garantia, diminuindo os gastos e as dores de cabeça para o locatário.

Agora que falamos sobre as modalidades de garantia, vamos falar um pouco também sobre o valor do seguro fiança.

Valor do seguro fiança

Algumas vezes as pessoas ficam muito preocupadas com o valor desse seguro, normalmente ele tem o custo maior de duas a três vezes o valor do aluguel.

Entretanto é sempre válido lembrar que esse valor é diferente do Caução, por exemplo. No calção você paga adiantado os meses de aluguel para garantir a reserva da casa.

No seguro fiança esse valor dividido ao longo dos 12 meses de parcela, então precisa ser renovado anualmente com os reajustes que possam surgir no aluguel.

Esta modalidade de pagamento pode ser dividida, mas depende do que o inquilino vai gostar de fazer.

Porém alguns Inquilinos preferem pagar de uma única vez, dessa forma o corretor ou a imobiliária pode fazer mediação e verificar se a vantagem para ele ou para a pessoa que está alugando, para que todas as partes saiam com lucro.

Já percebemos um pouco das vantagens do seguro fiança, então agora vamos pontuar um pouco mais detalhes.

Vantagens do seguro fiança

Para o Locador

Para quem loca a primeira vantagem é que dispensa procurar fiadores e evita procurar valores que a pessoa pode não ter acesso na hora.

Além de que existe a agilidade para aprovar o contrato e o valor pode ser parcelado durante um ano.

Para a imobiliária

Para a imobiliária existe o fato de que a assistência jurídica da seguradora pode entrar no caso se for necessário e analisar o cadastro dispensando assim situações desconfortáveis futuramente.

Conclusão

Hoje falamos um pouco sobre as opções que o locador tem para facilitar o pagamento do aluguel e ajudar com os imprevistos que podem acontecer.

Portanto se você tem medo de que algo de errado, converse com imobiliária e veja se esse tipo de pagamento é uma opção para você.

Aproveitando que estamos falando de contratos de alugueis, saiba tudo sobre o reajuste de aluguel e como calcular.

Enfim, espero que tenha gostado do texto de hoje. Se tem interesse em ler um pouco mais sobre o assunto, continue conosco! Até a próxima!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco