O crescimento do mercado imobiliário de luxo: tendências e estratégias

Diretor Comercial
Fausto Rossi
8 de janeiro de 2024

Neste artigo, vamos ver as principais tendências e estratégias mercado imobiliário de luxo no Brasil.

Esse mercado de luxo no Brasil está em um momento de forte crescimento. Em 2022, as vendas de imóveis de luxo cresceram 145,3%, com 19.620 unidades vendidas no país.

Esse crescimento foi impulsionado por uma série de fatores, incluindo a alta da renda das famílias, a valorização do real e a busca por imóveis com mais espaço e segurança. Vamos conferir mais sobre o que vem pela frente?

Estratégias do Mercado Imobiliário de Luxo

Dados mostram o crescimento do mercado imobiliário de luxo no Brasil

Você quer saber quais as tendências e estratégias para o mercado imobiliário de luxo? Fique aqui conosco! Os dados e números, a seguir, mostram o crescimento do mercado imobiliário de luxo no Brasil.

São considerados imóveis de luxo aqueles com preço entre R$ 1,5 milhão a R$ 3 milhões.

Em 2023, as vendas de imóveis de luxo acima de R$ 1,5 milhão, lançados nas principais capitais, cresceram 34,1% no terceiro trimestre de 2023, isso se comparado ao mesmo período do ano de 2022.

Segundo a Brain Inteligência Estratégica, os imóveis imobiliários de luxo lançados totalizam R$ 2,4 bilhões, e diz respeito a um aumento de 39,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior, em 2022.

E até agora, a região Norte foi a que liderou o ranking sobre o lançamento de imóveis de luxo. Com mais de 55,2% dos imóveis anunciados para negociação.

Logo, saiba que o valor médio de um imóvel de luxo no Brasil é de R$ 2,5 milhões. E os principais compradores de imóveis de luxo no Brasil são empresários, executivos e profissionais liberais.

O mercado imobiliário de luxo é um segmento em crescimento e para se preparar para atuar nesse segmento, é importante desenvolver as habilidades e competências necessárias para ter êxito.

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Tendências do mercado imobiliário de luxo para 2024

Para 2024, as tendências do mercado imobiliário de luxo apontam para uma continuidade do crescimento. Os principais fatores que devem impulsionar esse crescimento do mercado imobiliário de luxo, são:

  1. Edifícios mais altos

Uma tendência recente do mercado imobiliário de luxo é a construção de edifícios cada vez mais altos.

Em São Paulo, as pessoas de alta renda estão, cada vez mais, interessadas em viver em apartamentos acima dos cem metros de altura. Essa preferência se deve a uma série de fatores, incluindo a busca por vistas panorâmicas, a sensação de exclusividade e o status que um apartamento alto confere.

Desse modo, Alexandre Dentes, gerente de negócios da Cyrela, afirma que os apartamentos mais altos são os primeiros a serem vendidos, e a preços muito superiores aos de unidades em pisos mais baixos. Esse executivo cita o caso do empreendimento recém-lançados, o On The Sky, que têm 150 e 120 metros de altura.

  1. Crédito imobiliário

Pois bem, conforme José Ramos Neto, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), o ano de 2024 pode ser um dos mais atrativos para o credito imobiliário. Isso ocorre devido às boas expectativas do cenário econômico em geral.

Segundo ele, um maior quantitativo de financiamentos imobiliários se manterá em níveis positivos e terá um cenário positivo em relação aos anos anteriores.

Ou seja, essa é mais uma das tendências positivas do mercado imobiliário de luxo.

  1. Alta da renda das famílias

A renda das famílias brasileiras deve continuar crescendo em 2024, o que deve aumentar o poder de compra dos consumidores de imóveis de luxo.

Ou seja, o aumento da renda das famílias deve contribuir para o crescimento do mercado imobiliário de luxo no país. Os consumidores desse segmento terão mais recursos para investir em imóveis que atendam às suas necessidades e expectativas.

  1. Valorização do real

Outra tendência do mercado imobiliário de luxo é que há uma tendência da valorização do real frente às principais moedas internacionais. Segundo dados do Valor Econômico, isso deve tornar os imóveis brasileiros mais atrativos para investidores estrangeiros.

Logo, os consumidores de imóveis de luxo são, em geral, empresários, executivos e profissionais liberais. Eles estão dispostos a pagar mais por imóveis que ofereçam qualidade, exclusividade e status.

Aproveite e veja como os pets tornam um imóvel atrativo para vendas!

  1. Busca por imóveis com mais espaço e segurança

A pandemia de COVID-19 reforçou a importância de imóveis com mais espaço e segurança para as famílias.

Hoje, as famílias precisam de um escritório nas suas casas, espaços de estudos e brincadeiras para as crianças, área de lazer espaçosa que acomode bem as pessoas, dentre outros.

Mercado Imobiliário de Luxo

5 Estratégias para se preparar para atuar no mercado imobiliário de luxo

A seguir, apresentamos 5 estratégias para sua empresa se preparar para atuar no mercado imobiliário de luxo, veja:

  1. Faça um curso de especialização: Existem diversos cursos de especialização voltados para o mercado imobiliário de luxo. Essas oportunidades podem ajudá-lo a desenvolver as habilidades e competências necessárias ou essenciais para atuar nesse segmento.
  2. Conecte-se com profissionais do setor: Participe de eventos do seu segmento, como feiras e workshops, e construa relacionamentos com outros profissionais do mercado imobiliário de luxo.

Isso pode ajudá-lo a aprender sobre as melhores práticas do setor e a encontrar novas oportunidades de fazer novos negócios.

  1. Crie uma carteira de imóveis de luxo: A construção de uma carteira de imóveis de luxo também é essencial para ter sucesso nesse segmento.

Para isso, pesquise os melhores imóveis disponíveis no mercado e construa uma carteira que atenda às necessidades dos compradores. Lembre-se de fornecer descrições detalhadas e precisas de cada imóvel.

  1. Desenvolva uma estratégia de marketing: O marketing é importante para alcançar os compradores de imóveis de luxo. Então, desenvolva uma estratégia de marketing que seja direcionada a esse público e que destaque os diferenciais dos seus imóveis.
  2. Ofereça um serviço exclusivo: Os compradores de imóveis de luxo esperam um serviço de excelência. Por isso, ofereça um atendimento personalizado e de alto nível para atender às expectativas desses compradores.

Essas estratégias também ajudam muito a driblar a concorrência no mercado imobiliário.

Conclusão

Por fim, o mercado imobiliário de luxo no Brasil está em um momento de forte crescimento. E essa tendência deve continuar nos próximos anos, impulsionada por uma série de fatores.

Assim, os profissionais que atuam nesse segmento devem estar preparados para atender a essa demanda crescente. Para isso, é importante desenvolver as habilidades e competências necessárias, e com conhecimento do mercado.

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