Você já parou para pensar o que faz um CRM Imobiliário? Ele possibilita que um cliente escolha fechar negócio com você. E a continuar indicando seu serviço ou produto para amigos. No setor imobiliário, onde a compra ou locação de um imóvel envolve sonhos e decisões pessoais, cultivar essa lealdade é essencial.
Não estamos falando somente uma ferramenta tecnológica, mas sim um meio de ter o relacionamento saudável, em que o cliente passa de comprador eventual a parceiro fiel. Você sabia que clientes fiéis tendem a comprar 67% a mais do que novos clientes?
Para você entender melhor porque investir nessa solução imobiliária vale a pena, bem como as consequências isso pode ter no longo prazo, vamos mostrar argumentos e dados. Vamos nessa!
Um CRM imobiliário é essencial para fidelizar clientes
Saiba que ter um CRM imobiliário centraliza histórico e preferências de leads e clientes, e outras atividades essenciais. Quando você usa essa ferramenta imobiliária, todas as interações com cada cliente ficam registradas. O que inclui que tipos de imóvel ele viu, quais localização prefere, faixa de preço, observações que fez, se prefere visitas presenciais ou virtuais etc.
Esse histórico permite que você personalize o atendimento e muito mais. E você mantém os clientes fidelizados, até porque Philip Kotler já disse que conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os atuais.
Vale lembrar que, quando o cliente sente que você “lembra dele”, entende suas necessidades, não fica repetindo perguntas durante o atendimento etc, isso gera confiança, sensação de acolhimento, o que favorece muito a fidelização.
Veja as possibilidades desse sistema CRM:
CRM Imobiliário organiza fluxos
Muitos perdem negócios simplesmente porque não se fez um bom acompanhamento: o cliente esqueceu, recebeu muitas mensagens ou lembretes errados, ficou “morno”, o corretor não teve sistema para lembrar quando retomar contato…
Por isso, com o CRM imobiliário, você agenda lembretes, automatiza follow-ups, segmenta entre leads frios, mornos e quentes, manda ofertas ou novidades no momento certo da sua empresa.
Isso diminui o risco de abandono por negligência. Um cliente bem acompanhado tende a sentir que você se importa, e isso tem peso na hora de escolher com quem fazer negócio.
Gera relatórios para atendimento personalizado
Com essa ferramenta, você obtém relatórios que mostram padrões: tipos de imóveis que vendem mais, perfis de clientes que retornam, quais regiões têm maior demanda, que tipo de comunicação gera resposta melhor etc.
E esses relatórios permitem que você monte estratégias de atendimento sob medida: enviar imóveis que realmente combinem, usar os canais que o cliente prefere, e até saber quando oferecer algo extra ou mesmo quando “guardar silêncio”.
Logo, um atendimento personalizado = cliente mais satisfeito e maior probabilidade de fidelização.
Conheça as vantagens do CRM imobiliário
Saiba agora que empresas que implantam sistemas de CRM relatam um aumento médio de 47% nas taxas de retenção de clientes.
Veja então algumas vantagens que se tornam verdadeiros diferenciais quando você implanta de fato um CRM imobiliário:
- Reduz ciclo de vendas
Com automação de follow-ups, histórico centralizado e alertas sobre prazos, você consegue acelerar as fases de contato → visita → proposta → fechamento.
Por exemplo, esse software registra que o processo de vendas pode ficar até bem mais rápido, com a automatização de rotinas e centralização de dados.
- Aumenta ticket médio
Sendo assim, quando você entende melhor o cliente, suas preferências, consegue oferecer imóveis com valor agregado ou complementos (cross-selling, upselling) que façam sentido para ele.
Além disso, os dados e informações podem indicar onde há margem para trabalhar imóveis de maior valor ou serviços inerentes para incrementar o negócio.
- Diminui custos de marketing (retenção > aquisição)
Como vimo, atrair novos clientes costuma sair bem mais caro do que manter os atuais. O CRM ajuda você a evitar “reinventar a roda” nos contatos, maximizar as chances de recompra ou indicação.
- Dá previsibilidade de receita
Logo, quando você já tem uma base de clientes fidelizados e sabe quantos clientes retornam, com que frequência, qual é o ticket médio deles, consegue projetar receita futura com mais segurança.
O que permite ter retorno no longo prazo e planejar investimentos, expansão, orçamentos. Sendo possível projetar a quantidade de novos negócios que podem surgir.
- Vira diferencial competitivo no longo prazo
Como sabemos, várias imobiliárias disputam o mesmo cliente, não é mesmo?
Sendo assim, a empresa que oferece atendimento consistente, personalizado, que lembre do cliente, que acompanhe bem, que antecipe necessidades, certamente ganhará mais indicações, melhor reputação, mais fidelização.
O CRM da Widesys: faz a diferença para corretores e imobiliárias
Agora, veja algumas das principais capacidades do CRM da Widesys, que você pode ter na sua empresa:
- Gestão de contatos
Primeiro, você pode acompanhar cada lead desde o primeiro ponto de contato, qualificá-lo (visita, proposta etc.), visualizar quantos estão em cada estágio do atendimento e agir para que avancem no funil.
- Gestão de vendas e de metas
Ter o controle de etapas de venda (propostas, garantias, financiamento), geração de relatórios com visualização tipo “drag & drop” e definição de metas para a equipe.
- Oportunidades cruzadas
Da mesma forma, o sistema CRM possibilita cruzar dados dos perfis de clientes interessados com os imóveis, para mostrar automaticamente oportunidades que correspondam ao que seus leads buscam. E isso reduz o tempo de correspondência e aumentando o grau de assertividade dos contatos.
- Ofertas por e-mail e WhatsApp
O envio de propostas de imóveis alinhadas às preferências dos leads, via canais mais diretos, o que ajuda você a manter contato frequente e relevante, sem depender apenas de ligações ou visitas.
- Financeiro integrado e documentos em nuvem
Tem opção de controle financeiro, comissões, contratos e documentos armazenados e compartilhados pela equipe, tudo conectado ao CRM, eliminando redundâncias e reduzindo erros manuais.
Então, nossa ferramenta de CRM permite que todo o processo, desde a divulgação do imóvel, gestão de leads, envio de propostas comerciais, incluindo por visitas até a parte documental, seja mais fluido e eficiente.
Conclusão
Enfim, nosso CRM imobiliário transforma positivamente a maneira como você se relaciona com seus clientes, tornando o atendimento mais humano, personalizado, eficaz.
Se você deseja fidelizar cliente, fazer com que voltem, falem bem de você, tragam indicações, investir nessa solução CRM é sua melhor decisão. FALE CONOSCO!