Fidelização de clientes: Como melhorar o relacionamento com o locador. Sabemos muito bem que grande parte das empresas só existem porque existe uma procura e está procura é feita pelos clientes em potencial e também pelos que já são fidelizados.
Portanto podemos falar que grande parte das empresas só existem por que os clientes têm necessidades e buscam sanar essa elas de alguma maneira.
Para que o cliente volte a buscar sua empresa e a solução dos seus problemas, é necessário que você o fidelize de alguma forma, a fidelização é muito mais importante do que você pensa.
Quando nós temos um cliente novo temos que explicar com muito prazer todo o processo que a empresa passa, como ocorre para poder fornecer o serviço a ele.
Quando o cliente já é fidelizado, por exemplo, ele já adaptado ao sistema que a empresa funciona, e se houve retorno é porque gostou de atendimento que lhe foi dado e do produto/serviço fornecido.
Além da fidelização desse cliente, ele provavelmente vai fazer propagando boca a boca, indicando sua empresa para seus amigos e familiares. Ou seja, você terá a melhor e mais barata propagando que pode-se ter.
Clientes não são todos iguais
Podemos classificar os clientes em 3 categorias básicas e para cada uma é necessário uma estratégia diferente:
- CLIENTES POTENCIAIS: São os chamados prospects. Eles buscam seus serviços, mas ainda não se relacionam com a sua empresa. Seu maior objetivo é encontrá-los e conquistá-los, sempre mostrando os diferenciais de sua imobiliária.
- CLIENTES CONQUISTADOS: Estes consumidores já se relacionam com você, mas estratégias de fidelização são sempre necessárias para tornar esse relacionamento duradouro. Mantenha contato com o cliente, questione se está tudo bem ou se a imobiliária pode ser útil em algum outro serviço.
- CLIENTES PERDIDOS: Se você está tentando reconquistar um cliente, primeiro identifique o motivo de sua insatisfação. Existe grande chance de perceber falhas que, em muitos casos, o profissional não está preparado para assumir ou até mesmo não quer admitir. Porém, esta descoberta é a melhor a forma de rever a sua atuação, realinhar as estratégias e provocar um novo comportamento.
É importante falarmos que fidelizar clientes sem sentar do lado dele, sem conhecer ele melhor e sem saber o que ele quer é muito difícil e torna essa missão um pouco vaga.
Quando o cliente se identifica com a empresa e volta mais uma vez, ele quer ser reconhecido, ele quer que a empresa saiba suas necessidades e seus desejos e por escolher este serviço justamente, ele precisa ter certeza que lá vai ter as suas expectativas superadas.
E para a Imobiliária é sempre importante o bom relacionamento entre locador e locatário, se locador está distante ou tem atitudes exageradas é interessante que você se aproxime dele.
Você quer fidelizar os clientes da sua empresa? Se resposta para isso for sim, continue lendo conosco, nós vamos te ensinar.
O que é necessário para a fidelização de clientes?
Relação mais intima
Fidelização de clientes significa que você vai ter uma relação mais íntima com ele, dentro dos parâmetros corretos. E para isso é preciso muita dedicação, utilizar algumas ferramentas e aspectos humanos e se mostraram extremamente importante.
É necessário criar um laço com o cliente para que ele se sinta vinculado a empresa, mas às vezes pode não ser uma tarefa tão fácil pois exige muita pessoalidade. Na pessoalidade você tem que mostrar empatia e se colocar verdadeiramente no lugar de seus clientes, entendendo essas dificuldades tentando ajudar.
Se preocupe com o imóvel
Assim como é necessário se preocupar com toda a burocracia e legislação que envolve o aluguel, também é necessário se preocupar com o imóvel.
É preciso que haja muita conversa entre imobiliária e locador, pois quanto antes eles entenderem como funciona as coisas mais forte serão suas ligações.
Tenha sempre uma linguagem fácil de ser entendida
Devemos cuidar com o linguajar técnico, pois alguns dos nossos clientes podem não entender e ficar em dúvida com alguns termos.
Por esse motivo, sempre que falar com ele em relação a sua casa, enviar documentos para assinaturas ou procurar saber notícias, use uma linguagem um pouco mais simples onde ele conseguirá entender tudo.
Sempre tire as dúvidas
Algumas vezes nós conseguimos nos comunicar bem, entretanto outras temos um pouco de dificuldade e através disso podem surgir algumas dúvidas que são totalmente normais.
Por esse motivo, esteja sempre disposto a tirar as dúvidas, por que a pessoa interessada em alugar ou comprar o imóvel não tem tanto conhecimento de mercado quando você. E entenda também que, quanto melhor você tratar o cliente mais ele se sentir acolhido e mais ele irá querer fechar o negócio com você, pois confiará na sua pessoa e no serviço da sua empresa.
Mantenha a organização
Sabemos que é muito difícil organizar uma empresa e manter toda a organização e a eficácia, entretanto garantimos a você que quanto mais o seu cliente notar que você é organizado mais ele irá querer permanecer negociando com você.
Além de tudo, organização possibilita que os documentos e informações do cliente estejam sempre em ordem correta e atualizados, fazendo com que documentos, boletos e notas sejam sempre enviados na época certa para a pessoa certa e sem nenhum tipo de dor de cabeça.
Tentar resolver os problemas
Por mais que existam problemas na imobiliária, não deixe que esses problemas incomodem a pessoa que pretende alugar o imóvel ou compra-lo.
Quando você fica pedindo ajuda de um cliente para resolver um determinado problema que a sua imobiliária conseguiria resolver facilmente, o cliente tende a pensar que a imobiliária não tinha desenvoltura necessária para resolver pequenos problemas, ou seja, não vai haver confiança.
E como nós já conversamos aqui, a confiança é a base do relacionamento entre o locador, o locatário e a imobiliária.
Sistema para ajudar na gestão e fidelização de clientes
Outro ponto extremamente importante para gerar faturamento positivo no mercado imobiliário é o investimento em ferramentas adequadas. Afinal, sem a tecnologia não há mais como ser competitivo no mercado nos dias de hoje. Por isso reserve recursos para adquirir as ferramentas necessárias.
O mercado está cada vez mais competitivo e profissionalizado, otimizar processos como gerenciamento de comissões dos corretores diminui custos. Além disso, com esses dados automaticamente, o corretor poderá dedicar-se mais ao atendimento e menos à ‘Será que esse mês vou bater minha meta?’. Assim, não se vende mais imóvel sozinho, é necessário ter ferramentas que contribuam para a concretização do negócio.
De modo geral, o CRM ajuda as imobiliárias ao disponibilizar todas as informações de que elas precisam num só lugar. Desde dados sobre negociações com clientes até relatórios gerenciais, tudo fica centralizado na mesma ferramenta.
Lembre-se sempre que o Boca a Boca é a melhor propaganda que pode ser feita por isso, preserve ao seu relacionamentos.
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