Você está em dúvida sobre como converter leads em clientes em seu site imobiliário? A capacidade de transformar visitantes em pessoas que realizam a compra ou locação de imóveis é o que vai fazer a sua empresa crescer e obter bons resultados no mercado.
Sabendo disso, é bom se atentar a algumas questões para não ficar para trás e para manter a saúde financeira do negócio. Com as expectativas de queda gradativa da taxa Selic, as estimativas são as de crescimento do mercado imobiliário nos próximos anos.
Entre janeiro e setembro de 2023, houve aumento de 22,2% no número de novos imóveis comercializados no país, segundo a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). Para saber como se preparar para conseguir boas taxas de conversão na imobiliária, leia este artigo!
9 passos para ter mais conversão em clientes para o site imobiliário
Algumas etapas importantes para converter leads são ter um site imobiliário atrativo, usar buscas avançadas, ter uma boa landing page, oferecer conteúdos relevantes, entre outros critérios.
1. Tenha um design atraente
Você já ouviu aquela expressão: “a primeira impressão é a que fica”? Existem até estudos que confirmam o ditado, que foram apresentados no Congresso Anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos.
O design é o primeiro contato que os visitantes têm do site. Por isso, ele precisa conter alguns elementos, como:
- layout limpo e organizado;
- navegação intuitiva e fácil de usar;
- design responsivo para se adaptar a diferentes dispositivos;
- uso eficaz de cores, tipografia e espaçamento;
- imagens de alta qualidade;
- carregamento rápido das páginas;
- conteúdo relevante e de fácil leitura;
- elementos visuais que destacam os pontos importantes;
- integração harmoniosa de elementos de mídia;
- consistência visual em toda a página.
Quando falamos em converter leads, um design atrativo do site aumenta a probabilidade de os visitantes navegarem no portal e encontrarem as informações que procuram.
2. Busca por imóveis avançada
Como atrair leads e converter em vendas envolve as preferências dos usuários, a busca por imóveis avançada permite realizar pesquisas mais detalhadas e específicas, por meio de filtros.
Alguns critérios são localização, tipo de imóvel, faixa de preço, número de quartos, entre outros. Essa ferramenta oferece uma experiência mais personalizada para os usuários que desejam encontrar propriedades que atendam a requisitos específicos.
3. SEO para aumentar o tráfego
A aplicação de SEO (Search Engine Optimization) consiste em estratégias de otimização para mecanismos de busca, que visam posicionar as páginas da web nos resultados de pesquisa.
Vamos imaginar a história de João, que está procurando um apartamento para alugar em São Paulo. Ele abre o Google e digita “apartamentos para alugar em São Paulo”.
Devido às técnicas de SEO aplicadas pela imobiliária, o site dessa empresa aparece entre os primeiros resultados da pesquisa. João clica no link e é direcionado para um site com conteúdos.
Como resultado, ele procura opções de apartamentos no site e entra em contato com a imobiliária para agendar visitas aos imóveis que mais o interessaram.
4. Tenha uma boa landing page
Uma boa landing page desempenha um papel indispensável para converter leads. Ela serve como a página de destino para os usuários que chegam por meio de ações de marketing, como links patrocinados ou produção de conteúdos.
O objetivo principal é converter esses visitantes em potenciais clientes que poderão se tornar clientes ao acessá-la. Ou, ainda, ao longo da próxima etapa do funil de vendas e da jornada de compra.
5. Ofereça conteúdos relevantes
Para converter leads em vendas, os conteúdos de qualidade têm o poder de educar, informar e fazer com que os visitantes retornem. É uma maneira de demonstrar expertise e gerar interesse pelos serviços e produtos que a empresa oferece no mercado.
Segundo a Hubspot, o conteúdo relevante “é o seu bilhete para captar a atenção do seu público e reforçar continuamente uma impressão positiva da marca”.
6. Faça testes A/B
O teste A/B é um método de experimentação que compara duas ou mais versões de uma uma página da web, anúncio, e-mail, título, entre outros elementos, para determinar qual delas gera melhores resultados em termos de conversão.
Um exemplo prático seria com duas iscas digitais, uma em formato de e-book e outra em vídeo. A imobiliária poderia criar duas versões de uma landing page, cada uma oferecendo uma isca digital diferente.
Em seguida, a empresa direcionaria tráfego igualmente para ambas as versões. Durante um período, acompanharia métricas de desempenho para avaliar qual das iscas digitais está sendo mais eficaz para converter leads.
7. Utilize depoimentos de clientes satisfeitos
A conversão em leads pressupõe utilizar depoimentos de clientes satisfeitos. Isso é importante para estabelecer credibilidade, construir confiança e influenciar positivamente a decisão de potenciais clientes.
Os depoimentos funcionam como prova social, um gatilho mental que fará toda a diferença para conquistar a confiança dos usuários. De acordo com a Brightlocal, 98% dos consumidores leem avaliações online antes de tomar decisões de compra.
8. Faça captura de leads
A captura de leads é o processo de atrair a atenção dos visitantes. Em seguida, é oferecida uma isca digital, como um e-book, do interesse da persona.
Em troca, você capta os dados pessoais do lead, como o e-mail, com o objetivo de incluí-lo no funil de vendas, estabelecer uma relação direta e, no momento certo, fazer a abordagem de vendas para converter leads.
9. Utilize técnicas de persuasão
As técnicas de persuasão servem para influenciar e convencer as pessoas, sendo essenciais no marketing para levar os consumidores a realizar uma determinada ação.
Os gatilhos mentais, por exemplo, são estímulos psicológicos capazes de influenciar o comportamento do consumidor, como o da escassez, da urgência, da reciprocidade, da autoridade e da prova social.
O livro “As Armas da Persuasão” de Robert Cialdini é uma referência no estudo dessas técnicas, pois aborda os princípios psicológicos por trás da persuasão e a aplicação no contexto de vendas.
Par finalizar, você já sabe o que é CRM em vendas? Aproveite para conhecer o software da Widesys que vai facilitar o processo de converter leads em clientes no mercado imobiliário.