fbpx

HomeNossas DicasDicasO que é fluxo de cadência e como implementar em sua imobiliária?

O que é fluxo de cadência e como implementar em sua imobiliária?

Atualmente, a estratégia que está atraindo a atenção das empresas é o fluxo de cadência. Talvez você ainda não conheça, mas saiba que é muito útil quando se trata das inúmeras tentativas de contato com os clientes em potencial.

Uma das tarefas mais importantes para aumentar as vendas é o contato com os clientes em potencial. Só que quando isso é feito de modo aleatório e sem a frequência necessária, dificilmente consegue gerar os resultados esperados.

Entenda com esse artigo o que é fluxo de cadência, bem como as informações que são necessárias para a sua elaboração. Além disso, conheça o que a sua empresa ganha com a adoção desse fluxo pela equipe de vendas.  

O que é e para que serve o fluxo de cadência? 

Saiba que o fluxo de cadência é uma espécie de planejamento do contato com o cliente em potencial. Ou seja, ações organizadas em passos de forma estratégica para conquistar e converter o cliente.

Dessa forma, deve definir os canais a serem utilizados, a forma de aproximação e em que momento é mais conveniente para ser efetuada. Além disso, para cada segmento é preciso avaliar as características do público-alvo e o produto a ser oferecido.

É de grande importância salientar que neste plano é determinado o ritmo para as tentativas de contato, bem como o intervalo a ser mantido entre elas. Sem dúvida, fica mais fácil para os corretores otimizarem o tempo gasto em contatos com os clientes em potencial.

De uma maneira simples, em um fluxo de cadência é preciso uma definição precisa para os seguintes aspectos:

  1. Quantas tentativas de contato devem ser feitas pelo corretor com um cliente em potencial;
  2. Especificar os canais de comunicação que serão mais usados, tais como ligações, mensagens via WhatsApp, e-mail; 
  3. Determinar o período de intervalo entre as tentativas de contato com um cliente em potencial;
  4. Definir o que será abordado nesse contato com o cliente em potencial, não esquecendo da importância de entender as necessidades de cada cliente.

Conheça as vantagens de um fluxo de cadência

As vantagens que a empresa obtém ao utilizar esse fluxo são muitas, vamos apresentar as mais importantes:

  1. Otimiza o trabalho dos corretores com uma ação planejada para manter contatos com os clientes em potencial;
  2. Elimina desperdícios de recursos e economia de tempo com deslocamentos e combustível para os profissionais do mercado de imóveis; 
  3. Cria uma estrutura de processos mais dinâmica e alinhada com os objetivos da equipe de vendas;
  4. Permite um controle mais assertivo das ações, visando atrair e converter os clientes em potencial.
  5. Torna o contato com o cliente em potencial mais transparente e mantém a consistência entre as várias abordagens efetuadas.

Tipos de fluxo de cadência 

Para montar um fluxo de cadência é possível utilizar o tipo simples, que consiste em apenas um canal de comunicação. Ou o tipo misto, que usa mais de um canal de contato. Sem dúvida, o fluxo misto permite uma conversão até 5 vezes mais que o simples. 

Outro ponto importante, é que o fluxo de cadência pode ser manual, automático ou uma combinação de ambos. Ou seja, o corretor define os contatos e o intervalo para que as mensagens sejam enviadas de forma automática para os clientes em potencial.

O que é preciso para montar um fluxo eficiente de cadência

Antes mesmo de montar o fluxo, é preciso mapear e analisar as principais informações para elaborar um fluxo consistente e que gere resultados. Por isso, vamos explicar cada um desses pontos a seguir:

  1. Identifique o perfil dos clientes em potencial para dar clareza ao conteúdo enviado, bem como os canais mais adequados para entrar em contato. Não esqueça de avaliar o melhor horário para entrar em contato com esses clientes;
  2. Defina os canais de comunicação, dentre as redes sociais, as mensagens de texto, as ligações e correios de voz, além dos e-mails. Sem dúvida, está definição deve estar de acordo com o mapeamento do perfil dos clientes em potencial; 
  3. Estabeleça a intensidade do seu fluxo de cadência, ou seja, se será mais curto com maior número de interações ou mais longo e espaçado. De fato, para definir essa intensidade precisa ter em vista o conteúdo e o tipo de mensagem para envio;
  4. Elabore  as mensagens considerando uma linguagem mais acessível e de caráter mais pessoal. Dependendo da situação, é interessante incluir o nome de cada cliente em potencial.  Os seguintes pontos devem estar claros em suas mensagens:
    • O motivo do seu contato;
    • Como o seu produto ajuda o cliente;
    • Vantagens de iniciar um contato comercial com a sua empresa;
    • Apontar os benefícios que outros clientes estão tendo com a sua solução.

Dicas para montar o seu fluxo de contatos de sucesso

Saiba que montar um fluxo de cadência não é uma tarefa difícil, podendo ser desenvolvida com facilidade a partir das dicas que vamos apresentar.

  1. Tenha em vista que é preciso alternar entre e-mails, ligações e interações via redes sociais;
  2. Fluxos com predomínio de ligações são mais agressivos, enquanto o que usam mais e-mails são mais passivos;  
  3. Um fluxo consistente deve considerar de 8 a 12 tentativas de contato, com entrega de valor em cada uma, como: sanar uma dúvida, oferecer um conhecimento, dentre outras;
  4. Para obter bons resultados, é necessário manter um intervalo de 2 a 3 dias entre os contatos, permitindo que o cliente em potencial possa pensar a respeito das suas mensagens;
  5. Uma cadência completa deve ter a duração de 2 a 4 semanas, pois é o tempo suficiente para chamar a atenção e despertar o interesse do cliente em potencial;
  6. Se os clientes em potencial não estiverem abrindo suas mensagens, procure tornar o conteúdo mais atraente e chamativo;
  7. Se obtiver uma taxa de cliques e respostas abaixo do esperado, inclua informações do tipo estudo de caso e histórias de sucesso;

Como saber se o fluxo gera bons resultados?

Depois de implementar o fluxo de cadência, é preciso monitorar os resultados para saber se os retornos estão de acordo com o esperado. Como referência, pode ser considerado que o uso de um fluxo de cadência bem estruturado, gera em torno de 80% de resultados.

Mas, a montagem do fluxo pode ter deixado algumas lacunas, que podem gerar as seguintes dificuldades:

  • O intervalo entre os contatos não foi o ideal;
  • Os canais de comunicação não foram os mais adequados; 
  • A mensagem não foi clara o suficiente para atrair o cliente potencial;
  • Interrupção do desenvolvimento do fluxo de cadência;
  • A aplicação do fluxo ocorreu de forma inadequada.

Além disso, é preciso salientar que o uso de um fluxo de cadência automatizado permite maior eficiência no seu uso. Isso porque mantém a consistência em todo o processo e evita o esquecimento de enviar as mensagens.

Para isso, é importante contar com ferramentas digitais para executar esse processo de forma automatizada. Inclusive, existem no mercado softwares que já oferecem algumas funcionalidades necessárias para uso desse fluxo. 

Por exemplo, a gestão de contatos com os clientes em potencial é muito mais fácil a partir das funcionalidades de alguns softwares. Isso porque é possível personalizar e acompanhar todas as etapas do processo de atendimento, lead, qualificação, visita, proposta.

Já com a funcionalidade do perfil do cliente, é possível cruzar as informações deste perfil  com a carteira de imóveis. Com isso, é possível elaborar mensagens sobre os imóveis que atendem ao interesse do cliente em potencial. 

Sem dúvida, utilizar as ferramentas digitais para o seu fluxo de cadência gera muitas vantagens, além de contar com soluções tecnológicas de última geração.

Para saber mais a respeito das funcionalidades dos softwares, acesse o link. Para conhecer as nossas soluções, acesse o site da Widesys. E também não deixe de conferir outros artigos em nosso blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: