fbpx
Siga-nos:

HomeNossas DicasDicasO impacto da Geração Z no mercado imobiliário

O impacto da Geração Z no mercado imobiliário

Você está em dúvida sobre qual é a participação da geração Z no mercado imobiliário? Existem mudanças relevantes em relação à geração Y que a antecede.

Com características únicas e influências culturais distintas, a geração Z é moldada por experiências digitais e sociais que influenciam diretamente as escolhas e comportamentos de compra.

Então, como se adaptar para atender às expectativas e demandas deste grupo de jovens adultos? Sabemos que eles valorizam praticidade, tecnologia e  sustentabilidade.

Neste artigo, vamos explicar como essa nova realidade está transformando a forma de compra e aluguel de imóveis.

geração z e o mercado de imóveis

O que é geração Z?

A geração Z é a denominação dada à geração de pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e 2010. Ela sucede a geração do milênio (geração Y) e o que vem depois da geração z é a geração Alpha.

Logo, a Gen Z cresceu em um mundo cada vez mais digital e conectado, com acesso fácil à internet, smartphones e redes sociais desde uma idade precoce. Ou seja, está acostumada com um ambiente de rápida evolução tecnológica, no qual a informação está prontamente disponível e a comunicação é predominantemente virtual.

Além disso, a geração Z é descrita como sendo mais diversa, inclusiva e globalmente consciente. Eles tendem a valorizar a igualdade de gênero, a diversidade étnica e a justiça social.

Também são conhecidos por serem multitarefas, adaptáveis e orientados para a busca de propósito em suas carreiras e na vida em geral.

Devido à sua influência no poder de compra, a compreensão da geração Z no mercado imobiliário se tornou essencial para empresas e marcas que desejam alcançar e engajar este público-alvo.

O que a geração Z valoriza?

Quem faz parte da geração z valoriza uma série de quesitos, incluindo:

  • Diversidade e inclusão: preocupação com a diversidade étnica, de gênero e de orientação sexual, com apoio a causas sociais e políticas que promovam a igualdade e a inclusão.
  • Tecnologia: a geração Z cresceu em um mundo digital e está sempre conectada para se comunicar, aprender e se divertir.
  • Autenticidade: autenticidade e a transparência são valores deste público.
  • Personalização: essa geração busca marcas que ofereçam produtos e serviços personalizados para atender às suas necessidades individuais.
  • Experiência do usuário: aqui entram a facilidade de uso, a velocidade e a conveniência.
  • Propósito: a geração Z tende a buscar propósito em sua vida e em suas carreiras.
  • Flexibilidade: este público é mais propenso a preferir trabalhos que oferecem horários flexíveis e oportunidades de trabalhar remotamente.

Qual é a tendência do mercado imobiliário com a geração Z?

Se você quer saber o que afeta o mercado imobiliário considerando a geração Z, confira nos próximos tópicos como funciona o comportamento desses jovens na dinâmica dos dias atuais.

  • Flexibilidade e tecnologia

Em relação à flexibilidade, a geração Z tende a valorizar um estilo de vida mais dinâmico, o que tem impacto direto no mercado imobiliário.

Esses jovens e adultos podem preferir mais liberdade para se mudar de cidade ou país. Além disso, eles preferem trabalhos remotos ou em home office, o que afeta diretamente como organizam o espaço em suas residências.

A tecnologia também é uma tendência importante, pois essa geração cresceu na era do digital, que está presente em todos os aspectos de suas vidas. Por isso, eles preferem usar aplicativos e sites de busca de imóveis, além de redes sociais, como o Instagram.

geração z

  • Sair do aluguel

A geração Z no mercado imobiliário tem comportamentos distintos de outras gerações no que se refere a moradia e aluguel.

De acordo com pesquisa realizada pelo Brain Estratégia para o Estadão Imóveis, a preferência de propriedades do público da geração Z é por casa e sobrado de rua, alcançando 64%. Já para a geração Y, este percentual é de 59%.

Outro ponto de destaque é que 34% dos integrantes da geração Z querem sair do aluguel, enquanto na geração Y este número é de 29%. Entre os que desejam sair da casa dos pais e morar sozinhos, o percentual é de 22%, contra 11% da geração Y.

  • Moradia como serviço

O “Living As A Service”, ou moradia como serviço, também está entre as tendências dos jovens nascidos entre 1995 e 2010.

Este conceito quer dizer que este público se interessa por soluções flexíveis de contratos para moradia, o que gera economias e desburocratização, inclusive sem a necessidade de fiador, por exemplo.

Neste formato existem soluções de coliving, com compartilhamento de espaços coletivos ao optar por uma moradia e mensalidades que incluem serviços como wi-fi, garagem, mobília, lavanderia, entre outros.

  • Atendimento online e presença digital

O atendimento online e a presença digital são de grande importância para a geração Z no mercado imobiliário. Sendo uma geração que cresceu em um mundo online e está sempre conectada, eles esperam encontrar informações e interagir com empresas e marcas por meio de canais online.

Este público quer encontrar informações sobre imóveis, como fotos, descrições e detalhes, de forma rápida e fácil. Ter uma presença digital forte permite que esses jovens acessem informações a qualquer hora.

Portanto, esses jovens preferem a comunicação digital, seja por meio de chat, mensagens de Whatsapp, e-mails ou redes sociais. Aliás, as redes sociais costumam ser os principais canais de comunicação deste público.

[smartslider3 slider=”3″]
  • Espaços menores

A geração Z prefere espaços menores de imóveis por uma série de motivos, sendo um dos principais o fato de que as famílias estão se tornando cada vez menores.

Com a tendência de ter menos filhos, muitos jovens adultos não veem a necessidade de investir em uma casa grande e preferem espaços mais compactos e fáceis de gerenciar.

Além disso, muitos membros dessa geração valorizam um estilo de vida mais minimalista e preferem investir em experiências e viagens em vez de bens materiais.

Outra questão é que os casamentos têm sido mais tardios, o que leva os indivíduos a morarem sozinhos por um tempo maior e em espaços menores.

Então, gostou de saber mais sobre como é o comportamento da geração Z no mercado imobiliário? Aproveite para seguir a Widesys nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: