É preciso observar as novas regras da LGPD voltadas para sua imobiliária. Em um cenário em que a privacidade e a segurança de dados se tornaram prioridades em todos os setores, não há como negar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige atenção redobrada.
Para você que está à frente de uma imobiliária, entender as mudanças da LGPD em 2025 é essencial para garantir a conformidade com a lei, evitando multas e danos à reputação da sua empresa.
A boa notícia é que sua imobiliária pode se adaptar a essas novas regras de forma tranquila. Vamos mostrar como você pode se preparar e garantir que sua empresa esteja totalmente em conformidade. Continue aqui!
Novas regras da LGPD: o que mudou em 2025?
Vamos aprender sobre as novas regras da LGPD no contexto da sua imobiliária:
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Multas mais severas e aplicadas com maior rapidez
Em 2025, o intervalo entre a detecção de uma infração e a imposição de multas foi revisto.
Anteriormente, as empresas tinham um prazo maior para corrigir falhas; no entanto, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) está acelerando os procedimentos de fiscalização e imposição de penalidades.
O que fazer? Realize imediatamente auditorias periódicas para identificar possíveis problemas e resolvê-los antes que a ANPD tome providências.
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Consentimento mais claro e detalhado
As novas normas exigem que o consentimento dos titulares de dados seja explícito e específico, deixando claro para quais finalidades os dados serão utilizados.
E os termos vagos ou genéricos não serão mais aceitos.
Por isso, revise suas políticas de privacidade e obtenha consentimento detalhado para cada tipo de uso de dados.
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Treinamento obrigatório para os funcionários
Agora, a ANPD exige que as empresas comprovem que seus funcionários passaram por treinamento em LGPD, o que ajuda a diminuir o risco de violações causadas por erros humanos.
E qual seria a medida necessária? Implemente um programa de capacitação para sua equipe, garantindo que todos estejam familiarizados com as melhores práticas de proteção de dados.
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Relatório de Impacto de Proteção de Dados
As empresas precisam apresentar um Relatório de Impacto de Proteção de Dados (RIPD) mais abrangente, que cubra todas as fases do tratamento de dados e os riscos envolvidos.
Qual a solução? Contrate uma empresa especializada para elaborar seu RIPD de forma adequada.
Agora, é hora de vermos sobre as medidas ou atualizações legais a tomar.
Como sua empresa pode se preparar para as novas regras da LGPD?
A seguir, vamos apresentar algumas ações práticas para garantir que sua imobiliária esteja preparada para as mudanças que entram em vigor já em 2025:
Realize um diagnóstico completo de conformidade
O primeiro passo é entender exatamente em que ponto sua imobiliária se encontra em relação à conformidade com a LGPD. Faça então um diagnóstico completo para identificar as áreas em que sua empresa precisa de ajustes.
Isso inclui a análise de todos os processos relacionados ao tratamento de dados dos seus clientes, como cadastros, contratos e transações, além de garantir que você esteja respeitando os direitos dos titulares de dados.
Essa análise inicial vai permitir que você saiba onde precisa atuar com mais urgência.
Atualize suas políticas de privacidade
Uma das exigências mais importantes da LGPD é a transparência. Por isso, a sua imobiliária deve revisar e atualizar as políticas de privacidade, tornando-as mais claras e detalhadas.
Agora, você deve especificar para quais finalidades está coletando os dados pessoais e como os utilizará, além de deixar claro como os clientes podem exercer seus direitos sobre os dados.
Lembre-se: o consentimento explícito e claro é imprescindível, então não deixe nada vago ou genérico em seus termos de uso.
Invista em tecnologia de proteção de dados
Com o aumento das ameaças digitais e as crescentes exigências de segurança, investir em tecnologia de proteção de dados é uma das medidas mais eficazes que você pode tomar.
Com isso, as ferramentas de criptografia, sistemas de monitoramento e soluções de backup são apenas algumas das tecnologias que podem ajudar a proteger os dados pessoais que você armazena.
A implementação de uma infraestrutura de segurança evita que sua imobiliária seja vulnerável a ataques cibernéticos. Veja como nossa empresa pode te ajudar!
Elabore um plano de resposta a incidentes
Apesar de todos os cuidados, incidentes podem acontecer. E é por isso que é essencial ter um plano de resposta a incidentes bem estruturado.
Isso envolve a criação de um procedimento claro para lidar com possíveis violações de dados pessoais, desde a identificação do problema até a notificação da ANPD, caso necessário.
Ter um plano de ação bem definido pode minimizar danos e evitar sanções severas.
Contrate um suporte técnico especializado
A implementação e manutenção de práticas de conformidade com a LGPD exigem conhecimento técnico, algo que pode ser desafiador para quem não é especialista.
Por isso, é recomendável contar com suporte técnico especializado, seja com uma consultoria em proteção de dados, seja com uma equipe de TI qualificada.
Esses profissionais podem ajudá-lo a otimizar os processos de segurança, realizar auditorias constantes e resolver eventuais problemas de forma rápida e eficiente.
Nossa empresa pode dar o apoio e suporte necessários, consulte a Widesys.
Quais são as multas da LGPD?
A principal entidade responsável pela fiscalização e aplicação das penalidades da LGPD é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), mas o PROCON, o Conselho de Defesa econômica (CADE) e outros órgãos podem aplicar sanções.
Quando uma infração é identificada, a empresa pode ser sujeita a um processo administrativo sancionador, que pode acarretar diferentes sanções, como:
- Advertência formal com a exigência de regularização das irregularidades encontradas;
- Multa simples de até 2% da receita anual da empresa, com um limite de R$ 50 milhões por infração;
- Multa diária, aplicada quando não forem cumpridas as medidas corretivas estabelecidas;
- Divulgação pública da infração, tornando público que a empresa violou a legislação;
- Bloqueio ou eliminação de dados pessoais coletados sem justificativa legal ou tratados de maneira inadequada;
- Suspensão parcial ou total das atividades relacionadas ao tratamento de dados pessoais.
Essas informações são da GEP, consultoria e compliance.
Enfim, realizar um diagnóstico e elaborar um plano de resposta a incidentes e contar com suporte especializado são as etapas-chave para garantir que sua imobiliária esteja pronta para as mudanças.
Conclusão
O cenário da LGPD será mais rigoroso, e a fiscalização será ainda mais intensa. Para proteger sua imobiliária de multas pesadas e garantir a confiança dos seus clientes é essencial que você comece a se adaptar agora!
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