Para aumentar a lucratividade das vendas de imóveis, monitorar as oportunidades de vendas e gerenciar as despesas diretas e indiretas, o ideal é implantar um sistema de gestão imobiliária.
Isso pode automatizar processos e aumentar os lucros da empresa. E assim como o mercado como um todo, o setor imobiliário pode fazer uso da tecnologia no processo.
Porém, sabemos que essa é uma relação complicada: muitas empresas da área ainda operam com métodos tradicionais.
No entanto, com a transformação digital, pode-se dizer que já era hora das empresas se desenvolverem.
A inteligência imobiliária e tecnológica é a maneira perfeita de fazer isso, ajudando sua organização a alcançar melhores resultados!
Neste conteúdo, vamos nos aprofundar nesse conceito, o que faz o responsável por administrar este negócio e como a tecnologia pode agregar ao seu dia a dia. Veja mais abaixo!
O que é gestão imobiliária? Entenda
Chamamos de gestão imobiliária um conjunto de técnicas, práticas e ferramentas adotadas em uma empresa do ramo, que possibilita a captação de novos clientes e a retenção dos antigos consumidores.
Para isso, é necessário colocar em prática algumas estratégias de padronização dos processos e manutenção da saúde financeira do negócio.
Dessa forma, a gestão financeira é uma forma eficiente de administrar os interesses, operações, processos, informações e os contatos no mercado de imóveis.
Qual é a importância e por que fazer?
Além de aumentar a cartela de serviços oferecidos, realizar um atendimento excepcional, há o diferencial em efetivar os processos enquanto diminui os custos operacionais. Isso tudo acontece ao mesmo tempo em que a lucratividade do negócio aumenta.
Sabemos que o mercado imobiliário é super sensível às mudanças macro e microeconômicas.
Por isso, a gestão nas empresas do ramo devem ser diferenciadas, especialmente se comparadas a outros empreendimentos.
Dessa forma, mesmo com algumas instabilidades do mercado, o impacto será minimizado. É claro que, isso dependerá da capacidade estratégica da organização.
Como fazer gestão imobiliária?
Agora que você já sabe o que é a gestão imobiliária, vamos falar sobre o que é necessário para fazer uma gestão eficiente.
É sabido que o objetivo dessa estratégia é aumentar a lucratividade, reduzindo ou não os investimentos com eficácia. Isso está diretamente relacionado com a produtividade.
Entretanto, para alcançar esse cenário, diversos maus hábitos na gestão do negócio devem ser abandonados. O maior deles é a desorganização.
Processos indefinidos, sem o apoio de boas práticas e de indicadores de desempenho — auxiliam no acompanhamento das entregas — são sinais claros de uma gestão desorganizada.
Quais são os maiores desafios?
Conforme explicamos mais acima, diversos fatores impactam na gestão imobiliária — economia, região etc. Porém, você sabe quais são os reais desafios do setor? Confira abaixo!
- comissionamento: os corretores recebem uma porcentagem sobre os imóveis que vendem. Controlar esses números sem um planejamento financeiro é desafiador;
- flexibilidade: uma imobiliária não possui rotina fixa, o que gera a falsa impressão de flexibilidade. É essencial padronizar operações para estabelecer um cronograma;
- gestão de aluguéis: as atividades da gestão de aluguéis podem ser cansativas, sem a devida organização. Gestão de contratos, repasse de aluguéis e outros;
- gestão de pessoas: as imobiliárias contam com o profissionalismo dos prestadores de serviços para manter o negócio. Gerir essas pessoas é extremamente importante.
Dicas para uma gestão eficiente
Mais a seguir, confira algumas das boas práticas para melhorar o gerenciamento imobiliário, deixando sua empresa dentro dos eixos. Acompanhe!
Mantenha a carteira de clientes atualizada
Posicionar-se estrategicamente no mercado é fundamental para uma boa gestão.
Isso envolve compreender o nicho de atuação da empresa e, consequentemente, o perfil dos clientes.
A tecnologia de um sistema de gestão pode ajudar nessa tarefa, da seguinte forma:
- oferecer um atendimento mais rápido e de qualidade;
- manter o cadastro dos clientes organizado;
- propor campanhas de marketing e vendas personalizadas.
Automatize processos administrativos
Outro ponto de uma gestão imobiliária eficiente é a automatização dos processos. Diversas empresas não conseguem crescer devido a gargalos que atrapalham o fluxo de trabalho, o tornando ineficiente e burocrático.
Novas tecnologias surgem o tempo todo. Então, é possível melhorar as operações a partir dela. Primeiramente, é necessário identificar:
- onde os processos começam e terminam;
- quais setores estão envolvidos;
- qual o objetivo final do processo.
Uma empresa funciona como um organismo vivo. Para que os setores operem com fluidez, deve haver a troca de informações, para que cada um obtenha o melhor desempenho possível.
Aplique técnicas de marketing digital
Apostar no marketing digital significa utilizar mídias digitais para estreitar a comunicação da marca com seu público, de forma direta e personalizada.
Uma boa estratégia de marketing digital envolve todas as etapas da jornada de compra de imóveis. Então, as ações não se limitam aos clientes prestes a fechar negócio.
Existe todo um trabalho que visa fortalecer a presença e autoridade digital da organização, bem antes desse estágio.
De forma geral, o marketing digital contempla as seguintes vertentes estratégicas:
- Inbound Marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- Redes Sociais;
- E-mail marketing;
- SEO (Search Engine Optimization);
- Anúncios / Gestão de tráfego.
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Estude os concorrentes e crie processos inovadores
Na gestão imobiliária atual, o mercado está altamente competitivo. Então, para se destacar nesse meio, é essencial explorar os diferenciais da empresa.
Atendimento premium, alto profissionalismo na prestação de serviços, são alguns exemplos. Esses pontos são conquistados com investimentos em inovação e otimização dos processos.
Estude os concorrentes e o que eles oferecem para atrair seus clientes. Contanto que o seu negócio esteja interessado e suprir as necessidades do público, haverá espaço no mercado.
Invista na capacitação da equipe
Ter uma ótima equipe na sua empresa leva tempo e depende de diversos fatores, mas é um objetivo que pode ser alcançado com organização, investimento e comprometimento.
Produtividade e eficácia são características fundamentais do conceito de alta performance, uma megatendência que as pessoas estão desenvolvendo, mesmo no contexto da relação autônoma entre corretores e imobiliárias.
Para tirar proveito da gestão de pessoas, recomendamos que você:
- encontre métodos de recrutamento eficazes. Conhecer a imagem profissional que você deseja pode ajudar a trazer confiança e reduzir a rotatividade;
- organizar processos relacionados com aquisição de imóveis, rotação de corretores e clientes, comissões, etc;
- invista na capacitação da equipe: Desenvolver talentos e contar com profissionais qualificados é o segredo da alta performance;
- fornecer recursos técnicos, especialmente comunicações, às equipes de corretores para facilitar o trabalho diário fora do setor imobiliário.
Corretor x gestor imobiliário: entenda as diferenças
Os gerentes imobiliários precisam ficar à frente dos corretores, fornecer liderança, fazer a diferença e impactar positivamente o sucesso de uma empresa imobiliária.
Porém, para melhores resultados, é necessário que esse líder desenvolva seu papel com maestria.
Já no caso dos corretores, sua função primordial é atrair a atenção dos clientes e conduzi-los para o fechamento da venda de imóveis.
Tecnologia e gestão imobiliária: uma combinação de sucesso
Produtividade é aumentar lucros reduzindo (ou não aumentando) custos, não é? Mas e se dissermos que, para isso, investir em novas técnicas de gestão é tão importante quanto aplicar as técnicas anteriores?
Saiba que a tecnologia é um importante pilar de produtividade em qualquer setor do mercado.
Por isso, gastar recursos na contratação de um ERP (sistema de gestão empresarial) ou software de gestão imobiliária é a decisão mais estratégica que a administração de uma imobiliária pode tomar.
Vale ressaltar também que em softwares de gestão imobiliária, as técnicas Kanban podem ser facilmente aplicadas.
Nele, os responsáveis pela gestão imobiliária poderão marcar reuniões e convidar colegas, agendar horários, controlar etapas de atendimento, acessar métricas de performance de corretores e carteiras de clientes e imóveis, tudo pela Internet!
Conheça o Software para Imobiliárias da Widesys e garanta o melhor para o seu negócio!
Conclusão
A gestão imobiliária é inerentemente complexa. Afinal, estamos falando de negócios com ingressos médios muito altos, mas com demanda só subindo.
Adotar ações estratégicas para expandir o seu negócio e diferenciá-lo no mercado é um desafio.
No entanto, aplique as boas práticas e a tecnologia ideal, como o software de gestão imobiliária da Widesys, e poderá realizar voos que nunca imaginou ser possível!