fbpx
Siga-nos:

HomeNossas DicasDicasComo preparar um imóvel para venda (e como evitar erros)?

Como preparar um imóvel para venda (e como evitar erros)?

Você realmente sabe como preparar um imóvel para venda? Vamos aprender?

Antes de tudo, saiba que vender um imóvel é uma jornada repleta de desafios e expectativas. Então, preparar adequadamente o seu imóvel para venda é um passo crucial para alcançar o sucesso nessa jornada, dentre outros fatores. 

Neste artigo, veja a importância de preparar um imóvel para venda e dicas práticas sobre como realizar esse processo de forma eficaz. Veja ainda alguns erros comuns para você não os cometer. Vamos nessa?

prepara-imóvel-para-venda

A importância de preparar um imóvel para venda

Hoje, é essencial entender sobre como preparar um imóvel para venda. Isso porque a competição no mercado imobiliário é alta.

Sendo assim, um imóvel bem preparado não apenas atrai mais interesse dos compradores, mas também valoriza seu imóvel antes de vender, resultando em melhores ofertas e um processo de venda mais rápido. 

E investir tempo e recursos na preparação do imóvel demonstra profissionalismo e cuidado, transmitindo confiança aos potenciais compradores.

Agora, vamos ver como fazer a preparação adequada do imóvel.

Dicas de como preparar um imóvel para venda

Veja como preparar um imóvel para venda para ter sucesso nessa jornada:

Limpeza e manutenção preventiva

Antes de receber os primeiros visitantes, certifique-se de que o imóvel esteja organizado e limpo. 

Ou seja, isso inclui a remoção de qualquer bagunça, a limpeza adequada. Além disso, realize manutenção preventiva em sistemas e equipamentos e estruturas, como janelas, encanamento, eletricidade e sistemas aquecimento, garante que o imóvel esteja em perfeitas condições.

Preço

Por outro lado, definir um preço justo e competitivo é essencial para atrair compradores interessados. 

Então, realize uma pesquisa de mercado detalhada para avaliar o valor do imóvel com base em características como localização, tamanho, condição e comodidades oferecidas. 

Descrição detalhada do imóvel

Elabore também uma descrição detalhada e precisa do imóvel, destacando suas principais características, vantagens e benefícios. 

Por isso, inclua informações sobre o número de quartos e banheiros, metragem quadrada, e qualquer aspecto único que possa atrair compradores potenciais.

Fotos profissionais de qualidade

Saiba que o poder de uma boa foto é uma das ferramentas mais valiosas na venda de um imóvel. 

Sabendo disso, invista em fotografias profissionais de alta qualidade que destaquem os melhores aspectos do imóvel e criem uma primeira impressão positiva nos compradores. 

Então, certifique-se de capturar imagens de todos os cômodos, áreas externas e de lazer e quaisquer características especiais do imóvel.

Lista das vantagens ou diferenciais

Destaque as vantagens e características exclusivas do imóvel que o tornam desejável para os compradores. 

Isso pode incluir uma localização privilegiada, vistas panorâmicas, acabamentos de alta qualidade, ou comodidades adicionais, como piscina, academia, spa ou área de lazer.

Anúncio digital bem feito

Ademais, crie um anúncio digital atraente e persuasivo que chame a atenção dos compradores desde o primeiro contato. 

Para isso, utilize uma linguagem descritiva e envolvente, destacando os pontos fortes do imóvel e incentivando os interessados a agendar uma visita. E lembre-se dos grupos que hoje estão presentes em vários canais online.

Segundo Juliana Clemente do Zap Home, 7 em cada 10 pessoas que estão buscando imóveis passam pelo site de grupos, ou seja, elas fazem isso de forma digital.

Além disso, aproveite as oportunidades de marketing online para maximizar a exposição do seu anúncio. Então, esse é um caminho poderoso para converter leads em clientes reais.

Dito isso, que tal vermos alguns erros comuns nesse processo e como evitá-los?

Como evitar erros ao preparar um imóvel para venda

Dentre os erros mais comuns, ao preparar um imóvel para venda, temos estes abaixo. Veja insights valiosos para os proprietários e imobiliárias interessadas em maximizar seus resultados:

Não preparar o imóvel 

Primeiro, saiba que um dos erros mais graves que um vendedor pode cometer é listar um imóvel no mercado sem prepará-lo adequadamente. 

Um imóvel mal cuidado ou desorganizado pode afastar potenciais compradores e diminuir significativamente seu valor percebido. 

Antes de colocar o imóvel à venda, é essencial realizar uma limpeza profunda, fazer pequenos reparos, isto é, fazer a apresentação do imóvel da melhor forma possível para gerar interesse no comprador.

Não ter um plano para negociação

Pois bem, a negociação é uma parte inevitável do processo de venda de um imóvel, e não ter um plano claro pode resultar em desentendimentos e negociações desvantajosas. 

Por isso, antes de receber as primeiras ofertas, defina seus limites e objetivos de negociação, esteja preparado para responder a contrapropostas e busque orientação profissional, se necessário, para maximizar seus resultados.

Apego emocional

Outro ponto que vale ressaltar, é que natural sentir-se emocionalmente ligado a um imóvel que fez parte da sua vida, mas deixar que esse apego influencie as decisões de venda pode ser um erro grave. 

Por isso, separar as emoções da transação é essencial para tomar decisões racionais e objetivas.

Falta de tempo para gerenciar as visitas

De modo complementar, as visitas dos potenciais compradores são uma parte essencial do processo de venda. Sendo que não estar disponível para gerenciá-las pode prejudicar suas chances de fechar negócio. 

Certifique-se então de estar disponível para mostrar o imóvel aos interessados, responder a perguntas e oferecer informações quando necessário. 

Considere também contratar um agente imobiliário para representá-lo.

Não preparar a apresentação do imóvel

Enfim, a primeira impressão é essencial ao vender um imóvel, e não investir tempo na apresentação adequada pode resultar em perda de interesse dos compradores. 

Sendo assim, prepare o imóvel para visitas, remova itens pessoais em excesso, limpe e organize os espaços e destaque as características mais atrativas do imóvel.

Dicas extras para não errar ao preparar um imóvel para venda:

  • Se o mercado não estiver favorável e for possível aguardar, vale a esperar por um momento com mais demanda;
  • Invista em pequenas melhoras estratégicas no bem, pois isso pode fazer você conseguir negociar a um preço melhor;
  • Conheça as tendências de mercado, isso vai te permitir preparar o imóvel para estar alinhado às novidades.

prepara-imóvel-para-venda

Conclusão

Por fim, preparar um imóvel para venda demanda tempo e atenção aos detalhes, mas os benefícios superam em muito os investimentos realizados. 

Agora, você estará melhor equipado para atrair compradores, destacar-se no mercado e fechar negócios bem-sucedidos. 

Aproveite e veja nossas soluções completas para sua imobiliária ser mais eficiente e oferecer uma experiência aprimorada aos clientes. Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: