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Como construir uma marca imobiliária: A importância do branding

Se você trabalha no mercado imobiliário, já deve saber que é importante se posicionar para ganhar atrair mais clientes.  No entanto, muitos ainda subestimam o poder do branding e de construir uma marca imobiliária.

Por sua vez, ela pode diferenciar sua empresa, gerar confiança nos clientes e impulsionar o crescimento do seu negócio. Além disso, estudo conduzido por Ana Couto, um dos maiores nomes do branding no país, aponta que os consumidores desejam um relacionamento menos transacional e mais emocional com as marcas.

Construir uma marca consolidada vai muito além de simplesmente ter um logotipo bonito. É sobre criar uma identidade que se destaque e se tornar referência no setor. De acordo com o Exploding Topics, 81% dos consumidores precisam confiar em uma marca para considerar comprar. Para saber mais, acompanhe a leitura!

marca para imobiliária

O que é marca imobiliária?

Branding é a gestão estratégica de uma marca, que engloba ações para construir e fortalecer a percepção do público sobre a empresa ou produto. Vale aquela máxima: quem não é visto, não é lembrado.

É como a personalidade de uma pessoa, só que de uma empresa, que a torna única e reconhecível. Serve, portanto, para criar uma identidade, gerar valor e diferenciá-la no mercado.

Quando falamos de uma marca imobiliária, o branding é como a fachada de uma bela casa. Assim como a fachada transmite a primeira impressão para visitantes, a marca imobiliária bem trabalhada transmite profissionalismo e confiança. Ela atrai os olhares das pessoas que têm intenção de alugar ou comprar imóveis.

Por que a marca imobiliária é importante?

O branding imobiliário é importante para promover o posicionamento, melhorar o relacionamento com os potenciais clientes e impulsionar o ciclo de vendas. Entenda a seguir.

  • Promover o posicionamento de mercado

O posicionamento de mercado é a ação de projetar a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar único na mente do público.

E como isso é possível? Bom, envolve a definição estratégica de como a marca é percebida pelos potenciais clientes. Além disso, o posicionamento busca criar um bom marketing de boca a boca da empresa, de modo que ela seja lembrada e seja a opção número um dos consumidores.

  • Melhorar o relacionamento

A melhoria no relacionamento com os clientes ocorre por meio de estratégias que visam construir laços mais fortes entre a empresa e seu público.

Justamente por isso, envolve ações como a criação de experiências personalizadas, o estabelecimento de canais de comunicação e engajamento, a oferta de um atendimento empático e a busca pela satisfação contínua do cliente.

E tem mais: a gestão do relacionamento com o cliente, por meio de ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management), permite uma abordagem personalizada no funil de vendas.

  • Impulsionar o ciclo de vendas

A marca imobiliária e o branding funcionam como um cartão de visita. Quando ele transmite confiança, as pessoas ficam mais propensas a prestar atenção e acreditar no que você tem a oferecer, não é mesmo?

Antes que você esqueça, quando uma imobiliária tem uma marca consolidada e bem construída, ela passa credibilidade para os leads.

E a melhor parte é que isso acelera o processo de vendas porque as pessoas se sentem mais seguras em procurar empresas que têm uma imagem positiva. Sim, a marca imobiliária abre portas e facilita o caminho para fechar os negócios.

  • Como criar uma marca imobiliária?

Para criar uma marca imobiliária é necessário definir o público e a persona, ter uma identidade visual, criar conteúdos, entre outros. Saiba mais nos próximos tópicos.

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  • Defina o público-alvo e a persona

O público-alvo é uma fatia da sociedade para a qual os produtos ou serviços de uma empresa podem ser úteis. Se Maria quer um apartamento de três quartos, não adianta oferecer uma quitinete, concorda?

Ele representa uma descrição de um conjunto de características em comum de um segmento de mercado, sendo usado para direcionar argumentos de venda e segmentar campanhas de marketing.

Por outro lado, a persona é a descrição de um personagem que representa o cliente ideal da empresa, baseada em dados reais sobre as dores, interesses, faixa salarial e comportamentos.

Com a persona em mente, em vez de um grupo genérico de consumidores, a comunicação tende a ser mais próxima e humanizada.

  • Crie um logotipo

A logomarca imobiliária, ou simplesmente logo, é a representação visual ou gráfica que sintetiza uma marca ou empresa. Ele funciona como a “cara” da empresa, sendo a forma mais imediata que a marca tem para dizer ao mundo o que é e a que veio.

É aquilo que as pessoas veem e associam imediatamente à marca. Quando vemos o logotipo da Nike em alguma propaganda, sabemos qual é aquela empresa.

Assim como a capa de um livro, o logotipo vai chamar a atenção e criar a primeira impressão sobre a imobiliária.

De acordo com o CrowdSpring, “as pessoas levam em média  apenas  7 segundos  para formar uma impressão da sua marca , mas são necessárias de 5 a 7 impressões para que os consumidores reconheçam o logotipo da sua empresa”.

  • Tenha uma identidade visual

A identidade visual é o conjunto de vários elementos gráficos e visuais que comunicam uma mensagem. Ela expressa os valores da marca e nicho de atuação, podendo incluir o logotipo, cores, tipografia e outros elementos visuais.

Você já deve ter percebido que empresas no ramo alimentício usam cores fortes e vibrantes, como vermelho e laranja, enquanto consultórios médicos optam por cores mais tranquilizantes.

A identidade visual envolve um estudo de quais cores vão impactar de forma adequada determinado público, entre outros quesitos.

Além disso, ela comunica a missão e a visão de uma empresa, sendo essencial para criar uma imagem única, além de transmitir uma mensagem sobre a personalidade da marca.

  • Crie conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo, como textos, vídeos e posts em redes sociais.

Essa abordagem não se concentra na promoção direta da marca, mas sim em atrair a persona ao oferecer soluções para seus problemas. Para imobiliárias e corretores, é essencial para estabelecer autoridade no mercado. E, claro, isso influencia diretamente no processo de vendas.

Por falar nisso, a criação de conteúdos para redes sociais ou em blogs é uma forma eficaz de atrair o público, para que haja cada vez mais pessoas entrando no funil.

Além disso, é uma estratégia que se adapta ao comportamento do consumidor, criando uma sinergia entre diversas ações de marketing.

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  • Utilize diferentes mídias

O conceito de omnichannel no marketing se refere à integração de todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa.

Essa estratégia busca compreender e atender às vontades do cliente de forma holística. Ou seja, a empresa está presente em diversas mídias, para que a persona a encontre em diferentes canais. Assim, o consumidor ideal terá acesso a diferentes pontos de contato com a empresa.

Segundo o Influencer Marketing Hub, a apresentação consistente da marca em todas as plataformas pode aumentar a receita em até 23% .

Então, gostou de saber mais sobre como funciona uma marca imobiliária? Aproveite para conhecer as soluções de CRM da Widesys para melhorar o seu relacionamento com os clientes!

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