fbpx
Siga-nos:

HomeNossas DicasDicasComo as tecnologias sustentáaveis reduzem custos de manutenção em imóveis?

Como as tecnologias sustentáaveis reduzem custos de manutenção em imóveis?

Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, as tecnologias sustentáveis estão se tornando cada vez mais propagadas, não apenas pelo impacto positivo no meio ambiente, mas também por seus benefícios econômicos.

A verdade é que a implementação delas pode resultar em significativas economias nos custos de manutenção, com maior eficiência energética. O Brasil produz em torno de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano.

Além disso, segundo dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor de construção civil é responsável por 30% da geração de lixo sólido, 20% do consumo de água e 35% de todo o consumo de energia.

Isso reforça a necessidade de adotar tecnologias que causem menos impactos ambientais e proporcionem inovações sustentáveis. Para saber mais, continue a leitura e esclareça as suas dúvidas!

tecnologias sustentáveis

O que são tecnologias sustentáveis?

As tecnologias sustentáveis são inovações que priorizam a preservação do meio ambiente e buscam reduzir o impacto da ação humana sobre a natureza e no aproveitamento dos espaços.

Essas tecnologias são desenvolvidas por profissionais e especialistas com o objetivo de promover a sustentabilidade, reduzir o aquecimento global e explorar de forma mais consciente os recursos naturais.

Elas têm como foco a criação de soluções que diminuem as emissões de carbono, aproveitam recursos naturais e eliminam o desperdício.

Qual a importância das tecnologias sustentáveis?

As tecnologias sustentáveis são importantes porque buscam atender às demandas atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades.

Ela ajuda a reduzir o impacto ambiental, promovendo a conservação dos recursos naturais, a redução da poluição e a mitigação das mudanças climáticas.

Além disso, contribui para a eficiência energética, o desenvolvimento de fontes de energia renovável e a criação de produtos e processos mais amigáveis ao meio ambiente.

Exemplos de tecnologias sustentáveis que reduzem custos de manutenção de imóveis

As tecnologias sustentáveis ​​conectam diferentes áreas da sustentabilidade, permitindo que ações individuais se somem a uma mudança coletiva. Confira a seguir alguns exemplos de como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e para redução de custos.

  • Tecnologia LED

A tecnologia LED é uma forma de iluminação que utiliza diodos emissores de luz para produzir luz. Ela funciona por meio do fluxo de corrente elétrica em um material semicondutor, que emite luz visível quando estimulado eletricamente.

Os LEDs são conhecidos pela eficiência energética e durabilidade. Eles são capazes de converter uma quantidade significativa de energia elétrica em luz.

Justamente por isso, reduzem o consumo de energia em comparação com outras formas de iluminação, como lâmpadas incandescentes.

Além disso, os LEDs têm uma vida útil mais longa, o que significa que precisam ser substituídos com menos frequência, reduzindo os custos de manutenção.

  • Painéis solares

Entre os tipos de tecnologia sustentável, os painéis solares são dispositivos que fazem parte de um sistema fotovoltaico e são responsáveis por captar a radiação solar e convertê-la em energia elétrica.

A principal função é gerar energia limpa e renovável a partir da luz solar. Essa energia pode ser utilizada para alimentar equipamentos e sistemas elétricos em residências e empresas.

Eles são uma fonte de energia renovável e não emitem gases de efeito estufa durante o processo de produção de energia.

Dessa forma, reduz-se a dependência de recursos como o petróleo e o carvão, que são finitos e têm um impacto ambiental no processo de extração e processamento.

Além disso, os painéis solares possuem uma vida útil de cerca de 25 a 30 anos. Uma vez instalados, eles requerem pouca intervenção e têm um impacto mínimo em termos de manutenção e substituição.

E, o que é mais importante, trazem economia na conta de luz no médio e longo prazo.

  • Tijolos e concreto ecológicos

Os tijolos e concretos ecológicos são materiais de construção que utilizam princípios sustentáveis nas etapas de fabricação e execução.

Eles  podem ser produzidos a partir de resíduos gerados pela construção ou a partir da mistura entre cimento, solo e água, com uma porcentagem pequena de cimento, sem cozimento em forno. Ou seja, não emite gases poluentes.

O uso de materiais ecológicos pode resultar em economia de custos, pois eles podem ser produzidos localmente a partir de materiais disponíveis.

  • Captação da água da chuva

A captação da água da chuva está entre as tecnologias sustentáveis que consiste em coletar e armazenar a água proveniente das chuvas para posterior utilização.

Esse sistema é composto por diferentes elementos, como calhas, tubulações, filtros e reservatórios, que permitem a coleta e o armazenamento adequado da água. Além disso, pode operar por meio de cisternas.

Mas você pode estar se perguntando: como essa tecnologia reduz custos? A utilização da água da chuva serve em geral para fins não potáveis, como irrigação e limpeza, de modo a reduzir o consumo de água tratada.

Em geral, o uso se destina para finalidades como regar jardim, limpar calçadas, lavar carros, entre outras. Portanto, essa também está entre as tecnologias que ajudam o meio ambiente.

tecnologias sustentáveis

Vantagens de aliar tecnologia e sustentabilidade

A utilização de tecnologias sustentáveis em imóveis pode trazer uma série de vantagens, tanto em termos de economia de custos quanto na redução do impacto ambiental. Alguns dos benefícios são:

  • O uso de iluminação LED e sistemas de energia solar ajuda a reduzir de forma significativa o consumo de energia elétrica, resultando em economia financeira a longo prazo.
  • O uso de fontes de energia renovável reduz a dependência de combustíveis fósseis.
  • Sistemas de captação de água da chuva e tecnologias trazem economia nas contas de água e contribuem para a conservação desse recurso natural.
  • A incorporação de elementos ecologicamente corretos pode aumentar o valor de mercado do imóvel.
  • O uso de materiais e tecnologias sustentáveis pode reduzir a geração de resíduos de construção e diminuir a poluição ambiental.

Agora você já sabe como é a relação entre tecnologia e sustentabilidade para promoção de boas práticas ecológicas. E, além disso, como pode ter um impacto positivo para redução de custos nos imóveis.

Aproveite para conhecer as soluções da Widesys e tenha mais retornos financeiros em sua imobiliária com o CRM mais completo do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: