COLD CALL no mercado imobiliário: Ainda funciona? Se você já é experiente na profissão de corretor, provavelmente tem muita familiaridade com esse termo. Mas, se sua carreira está sendo iniciada agora, talvez seja hora de entender melhor sobre o cold call no mercado imobiliário.
É uma técnica ultrapassada? As pessoas ainda a utilizam com frequência? Vale a pena investir nesse tipo de estratégia? Afinal de contas, o que é a cold call no mercado imobiliário?
Esse artigo irá abordar todos esses temas, e mostrar se vale a pena ou não utilizar esse método para conversão de potenciais clientes em clientes efetivos.
Descubra como, e encontre a resposta para todas as perguntas acima, através da leitura completa desse artigo!
O que é cold call no mercado imobiliário?
Antes de questionarmos se essa técnica é vantajosa, e se ela ainda é utilizada ou não, precisamos compreender melhor o que é de fato a cold call no mercado imobiliário.
A cold call, nada mais é, do que uma ligação fria em tradução literal e também na prática. Ela é utilizada há alguns anos, e tem algumas características importantes.
O corretor para realizar a cold call, primeiro cria uma lista de contatos completamente desconhecidos, que podem ter sido alcançados através de indicações, inscrições em sites, e etc.
Após criar a lista, ele entrará em contato com cada um deles, coletando informações que possam ser relevantes ao seu trabalho, e que o ajudem a criar um perfil possível para algum tipo de produto que ele tenha disponível.
Nessa conversa, ele irá apresentar algum imóvel ou alguns, a partir dessas características, e poderá ou não a partir daí, conquistar um lead.
Esses leads são potenciais clientes, ou seja, pessoas que têm interesse naquilo que você tem a oferecer, mas ainda estão na fase de procura, e de estudo. Eles são mais propensos a fechar um negócio, do que uma pessoa que não conhece seu trabalho, mas precisam de um incentivo final para fecharem o negócio.
O cold call no mercado imobiliário funciona?
A verdade sobre a efetividade da cold call no mercado imobiliário não é das mais otimistas. A taxa de conversão entre as ligações e pessoas que se tornam leads, é de 10%.
Então, por que esse artigo é tão importante?
Porque a cold call no mercado imobiliário é apenas uma das técnicas que podem ser utilizadas para conversão de leads, e de clientes.
De maneira isolada, ela realmente pode não apresentar grandes vantagens, mas em união com outras técnicas, pode aumentar o seu potencial de vendas.
Por isso, é tão importante manter novos métodos à vista, e sempre unidos a outras técnicas que sejam capazes de aprimorar sua performance como corretor, no intuito de conquistar novos clientes, e realizar novas locações e vendas.
A longo prazo, a cold call pode não ser a melhor técnica, mas com certeza pode ajudar, e muito, a curto prazo, além de ter um baixo investimento inicial.
Passos para uma boa cold call
Para iniciar esse método, que poderá auxiliar em sua conversão a curto prazo, você deve seguir alguns passos para uma cold call no mercado imobiliário mais efetiva.
A seguir, você poderá encontrar alguns exemplos de como agir, e os processos a serem respeitados para que o resultado seja satisfatório, abaixo o passo a passo:
Crie uma excelente lista de potenciais clientes
Para que essa lista seja tão boa, é preciso traçar anteriormente, um perfil de público alvo.
Descubra quem você deseja atender, e qual imóvel pode oferecer para esse perfil de potencial cliente.
Após isso, monte sua lista com a maior quantidade possível de características relevantes ao seu negócio a respeito da pessoa.
A lista pode ser comprada, conquistada ou montada através de indicações, e etc.
Uma boa dica nesse caso, e aproveitando a tecnologia como parceira do mercado imobiliário, é a criação de um site e de redes sociais para você, corretor.
Ali, você poderá conseguir telefones de pessoas interessadas, que poderão facilitar ainda mais o seu trabalho.
Tenha um script montado
Lembre-se, que você está buscando conquistar alguém que não o conhece, e que por isso, precisa ser extremamente interessante já nos primeiros segundos de conversa.
Sendo assim, o ideal é a criação de um script para ser seguido nas ligações.
Você não deve parecer desinformado, desesperado ou perdido, então precisa estar completamente preparado para essa conversa, que pode ser a sua única chance de conquistar essa pessoa.
Então, crie um script curto, mas com frases interessantes e menores, mas de impacto, que causem uma boa impressão e mostrem a sua intenção com aquela ligação.
É importante também, que nesse script, você já possa prever algumas objeções da pessoa. Ela pode ainda se sentir insegura ou estar resistente, e por isso, você precisa saber como sair da melhor forma possível dessa situação, e com mais um potencial cliente conquistado ao final dela.
Seja interessante, e tenha a solução para os problemas e objeções através do seu trabalho, mas sem ser inconveniente ou desesperado.
Tenha em mãos todas as ferramentas necessárias
Se você pensava que era apenas realizar a cold call, você está muito enganado.
Para que a ligação possa fluir da melhor maneira possível, e você possa conquistar todas as informações de que necessita, além de convencer essa pessoa a se tornar um potencial cliente, você precisará de algumas ferramentas.
Agilidade e competência serão diferenciais para o seu trabalho, e por isso é necessário que você tenha já em mãos, desde antes da ligação ser efetuada certos materiais, como:
- Bloco para notas e informações importantes
- Materiais da concorrência para comparativos e estratégias
- Mailing para contato
- Prospectos sobre os seus imóveis
- Modelos de contratos
- Calculadora
- Tabelas de preços
Conclusão
Agora, você já sabe que a cold call no mercado imobiliário é uma técnica antiga, porém muito utilizada, e muito mais do que isso: efetiva!
Ela realmente funciona, e aliada a outras estratégias pode ser utilizada para a conversão de leads em clientes reais para a sua rede!
Com a entrada de leads, talvez você precise se organizar utilizando um software de CRM, saiba mais sobre o CRM nesse post!