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Benchmarking: entenda o que é e como fazer

Afinal, o que é o benchmarking e como fazer no ramo imobiliário?

Saiba que o mercado imobiliário é muito competitivo e dinâmico. Para tanto, para se destacar da concorrência e alcançar o sucesso, é importante que as imobiliárias estejam constantemente se atualizando e buscando novas estratégias.

Então, uma das ferramentas que pode ajudar a atingir esse objetivo é o benchmarking. Neste artigo, veja o que é o benchmarking, sua importância para o ramo imobiliário e como aplicar na sua empresa. Vamos conferir?

Benchmarking e como fazer

O que é benchmarking e qual sua importância no mercado imobiliário?

É importante saber o que é o benchmarking e como fazer para melhorar a eficiência de sua empresa e os resultados.

Para Daychoum, o benchmarking é um processo de comparação de uma empresa com outras, com o objetivo de identificar as melhores práticas e encontrar oportunidades de melhoria.

Para isso, é preciso fazer uma análise cuidadosa daquilo que há de melhor em outras organizações, e que permite melhorar a tomada de decisão.

Essa prática foi introduzida no meio empresarial pela Xerox, empresa norte-americana, a qual desmontava e estudava os equipamentos de empresas concorrentes para descobrir as técnicas de produção e saber como poderia melhorar seus preços.

Vale ressaltar que no mercado imobiliário, o benchmarking pode ser utilizado para comparar diversos aspectos e processos, tais como estes:

  • O benchmarking pode ajudar uma imobiliáriaa definir preços competitivos e alinhados com o mercado.
  • O processo de benchmarking ajuda as imobiliárias a identificar boas práticas de avaliação e manutenção de imóveis.
  • Essa ferramenta de gestão possibilita que as imobiliárias melhorem o atendimento e a satisfação dos clientes.

Enfim, a importância do benchmarking no mercado imobiliário é significativa. Através dessa prática, as imobiliárias podem otimizar o desempenho de uma forma mais assertiva.

Agora, que você viu o que é essa ferramenta gerencial e sua importância, vamos ver como implementar?

Como fazer o benchmarking na sua empresa imobiliária

Para fazer o benchmarking no mercado imobiliário, é importante seguir alguns passos, como estes:

  • Defina os objetivos

Pois bem, antes de iniciar o processo de benchmarking, é importante definir os objetivos que se deseja alcançar.

Esses objetivos podem variar de empresa para empresa, mas alguns exemplos incluem: identificar as melhores práticas de preço, melhorar o atendimento ao cliente ou aumentar a eficiência operacional e de vendas.

  • Identifique as empresas a serem comparadas

Feito isso, é importante identificar as empresas que serão comparadas.

Isto é, as empresas selecionadas para estudo devem ser semelhantes à empresa que está realizando o benchmarking, em termos de tamanho, localização e segmento de mercado.

  • Colete os dados

A etapa seguinte visa coletar os dados, estes que devem ser relevantes para os objetivos pretendidos do benchmarking.

Então, esses dados podem ser coletados de diversas fontes, como pesquisas, buscas em relatórios, entrevistas e visitas às empresas concorrentes.

Ou seja, essa coleta ou levantamento é feita ao analisar a concorrência.

Então, nessa etapa do processo benchmarking, é importante analisar como as outras empresas do mercado se posicionam. Comece avaliando alguns fatores, como estes:

  • Quais são seus diferenciais?
  • Em quais áreas elas investem?
  • Como essas empresas atendem seus clientes?

Além disso, é importante observar como as imobiliárias investem em marketing e atendimento inclusivo, ou de modo geral, para atrair novos clientes.

Para isso, pense em aspectos, como:

  • Qual é o tom de voz que elas usam?
  • Que conteúdos produzem?
  • Quem é o público-alvo e suas peculiaridades?
  • Quais campanhas promovem?

Com essas informações, é possível identificar boas práticas e oportunidades de melhoria para a sua empresa.

  • Analise os dados

Feita a etapa anterior, saiba que os dados coletados devem ser analisados para identificar as melhores práticas e oportunidades de melhoria.

Essa análise dos dados pode ser feita por meio de ferramentas estatísticas ou qualitativas.

  • Implemente ações de melhoria

Por fim, as ações de melhoria identificadas devem ser implementadas na sua empresa.

Saiba que a implementação das ações de melhoria deve ser acompanhada para garantir que os resultados esperados sejam alcançados.

Ou seja, veja alguns exemplos de ações de melhoria que podem ser implementadas no benchmarking imobiliário:

  • Para aumentar a eficiência operacional: envolve automatizar processos, implementar novas tecnologias imobiliáriasou reestruturar a equipe.
  • Quando se busca melhorar o atendimento ao cliente: é preciso treinar a equipe, implementar um sistema de CRMou criar um programa de satisfação do cliente.
  • Aumentar as vendas: envolve desenvolver novas estratégias de marketing, melhorar o relacionamento com os corretores ou expandir a área de atuação.

Enfim, a escolha das ações de melhoria deve ser feita com base nos objetivos do benchmarking e nas necessidades da sua imobiliária.

A seguir, veja como é possível ter uma performance melhor ao optar por ter esse processo gerencial.

Como é possível ter resultados positivos com o benchmarking?

Depois de ver o que é o benchmarking e como fazer, precisamos dizer que esse processo pode trazer resultados positivos para as imobiliárias de diversas formas, tais como:

  • O benchmarking pode ajudar as imobiliárias a melhorar seu desempenhoem diversos aspectos, como preço, qualidade, atendimento ao cliente e eficiência operacional.
  • Essa prática pode ajudar as imobiliárias a reduzir custos, e otimizar seus processos e recursos.
  • Tal ferramenta gerencial contribui para as imobiliárias a se tornarem mais competitivas no mercado.

Benchmarking no mercado imobiliário

Outros motivos para usar as práticas de Benchmarking

Como visto, essa ferramenta gerencial do benchmarking é uma excelente oportunidade para as empresas otimizar seus processos e resultados, veja como:

  • Permite que as imobiliárias aprendam com as experiências de outras empresas e identifiquem as melhores práticas que podem ser implementadas em seus negócios;
  • O benchmarking pode contribuir para as imobiliárias identificar áreas onde podem melhorar seu desempenho;
  • Essa prática ajuda as imobiliárias a otimizar seus processos e recursos, aumentando a eficiência e a produtividade.

Podemos dizer que, o benchmarking é uma ferramenta poderosa que contribui para alcançar o sucesso através da comparação de processos e práticas com outras empresas.

Finalmente, as empresas imobiliárias podem aumentar as chances de obter resultados positivos com a aplicação sistemática desse processo.

Conclusão

Por fim, você viu o que é o processo de benchmarking e como aplicar na sua empresa.

Agora, é possível melhorar as práticas de sua empresa e elevar os resultados de uma forma gerencial eficiente e eficaz!

Aproveite e conheça nossa solução completa para sua imobiliária ser mais eficiente, ágil e gerar mais resultados positivos! Fale conosco e veja como podemos te ajudar!

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