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Qual a importância do marketing e do atendimento inclusivo?

Adotar ações de marketing e um atendimento inclusivo no mercado imobiliário, onde a concorrência é acirrada, é essencial para que as imobiliárias tenham estratégias eficazes e se destaquem e conquiste clientes.

Nesse sentido, o marketing desempenha um papel fundamental, permitindo que as empresas promovam seus produtos e serviços de forma eficiente.

Neste artigo, discutiremos a importância do marketing e do atendimento inclusivo em uma imobiliária. Até porque segundo o IBGE, somente em 2019, o Brasil tinha 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Acompanhe para aprender mais!

Marketing e atendimento inclusivo

Marketing imobiliário e o atendimento inclusivo

O marketing imobiliário que integra o atendimento inclusivo visa atrair a atenção e o interesse dos potenciais clientes, fornecendo informações relevantes sobre as propriedades disponíveis, serviços oferecidos e benefícios exclusivos.

Assim, além do marketing tradicional, é igualmente importante adotar um atendimento inclusivo, que considere a diversidade e as necessidades específicas de cada cliente.

É através do marketing que uma imobiliária pode se destacar no mercado, estabelecendo uma imagem positiva e construindo relacionamentos duradouros com os clientes.

Além disso, ao considerar a inclusão nas práticas de marketing, é importante ter em mente a diversidade da sociedade e abordar questões como idade, gênero, etnia, religião, orientação sexual, entre outras.

Logo, é necessário dizer que no Brasil há a lei 13.146/2015, que ampara as pessoas com deficiência ou especiais e confere um atendimento diferenciado. E as empresas, em geral, precisam se alinhar à essa lei.

Assim, ao desenvolver estratégias de marketing é essencial identificar e entender o público-alvo com características especiais.

Essa análise permite adaptar as estratégias e mensagens de marketing de acordo com as preferências e necessidades específicas do público, garantindo uma comunicação eficaz e potencializando o desempenho da empresa.

Atendimento inclusivo: como funciona?

Pois bem, praticar o marketing e ter um atendimento inclusivo, que busque entender e atender às necessidades individuais de cada cliente, independentemente de sua origem, identidade ou condição é cada dia mais premente.

Então, depois de montar uma imobiliária é preciso oferecer um serviço personalizado e adaptado a cada cliente, respeitando suas particularidades e proporcionando uma experiência positiva.

A inclusão no atendimento implica em disponibilizar recursos e adaptar o ambiente físico e digital para acomodar diferentes necessidades.

Por exemplo, é importante que a imobiliária possua um site acessível, com recursos de leitura de tela para pessoas com deficiência visual, além de disponibilizar informações em diferentes formatos para atender a todos os públicos.

Além disso, o treinamento da equipe para lidar com a diversidade e a inclusão é fundamental para garantir um atendimento adequado.

Benefícios do marketing e prestação de atendimento inclusivo

E sobre os benefícios do marketing e prestação de atendimento Inclusivo, temos que a adoção de práticas de marketing e atendimento inclusivo em uma imobiliária traz diversos benefícios:

  • Em primeiro lugar, ao atingir diferentes grupos de clientes e adaptar as estratégias de marketing, a imobiliária amplia seu alcance e fortalece sua reputação, tornando-se uma referência em inclusão.

Isso resulta em maior visibilidade e aumento das oportunidades de negócio.

  • Além disso, um atendimento inclusivo cria um ambiente acolhedor para os clientes, aumentando sua satisfação e fidelidade à imobiliária.

Isso porque clientes que se sentem valorizados e compreendidos são mais propensos a recomendar os serviços da imobiliária a amigos e familiares, contribuindo para o crescimento do seu negócio.

Práticas de marketing integradas à diversidade e inclusão social

Veja, a seguir, algumas ações de marketing e um atendimento inclusivo a serem desenvolvidas e executadas:

1- Pesquisa de público-alvo inclusiva

Antes de tudo, realize pesquisas e estudos de mercado para compreender as necessidades, preferências e características do seu público-alvo diversificado.

Isso ajudará a adaptar suas estratégias de marketing e comunicação de acordo com as diferentes personas e grupos demográficos.

Até porque desenvolver estratégias em levar em consideração as características do seu público-alvo é o mesmo que “dar um tiro do pé.

2- Mensagens inclusivas

Desenvolva mensagens de marketing que promovam a inclusão e a diversidade. Evite estereótipos e preconceitos em suas campanhas, utilizando uma linguagem inclusiva e aberta.

Nesse sentido, demonstre respeito e empatia em sua comunicação, reconhecendo a importância de todas as pessoas.

3- Materiais de marketing acessíveis

Certifique-se de que seus materiais de marketing, como folhetos, brochuras e sites, sejam acessíveis a todos os públicos.

Além disso, utilize fontes legíveis, cores contrastantes e ofereça recursos de leitura de tela para pessoas com deficiência visual. Forneça informações em diferentes formatos, como braille ou versões digitais acessíveis.

4- Parcerias com comunidades

Estabeleça parcerias com organizações locais e comunidades específicas para promover a inclusão.

Por exemplo, participe de eventos e iniciativas que visam atender às necessidades desses grupos, demonstrando seu compromisso com a diversidade.

5- Treinamento da equipe

Antes de tudo, invista em treinamento para capacitar sua equipe a oferecer um atendimento inclusivo. Isso inclui conscientização sobre questões de diversidade, sensibilidade cultural, formas de comunicação acessíveis e como lidar com diferentes necessidades.

Então, essa questão envolve fazer mudanças cultura organizacional da imobiliária, embora isso precisa ser feito de forma gradativa, pois os aspectos que envolvem a cultura são, muitas vezes, complexos.

Logo, uma equipe bem treinada será capaz de acolher e atender clientes de maneira adequada e inclusiva.

6- Experiência do cliente personalizada

Desde já, ainda sobre o marketing e um atendimento inclusivo, ao lidar com cada cliente, busque entender suas necessidades individuais e ofereça soluções personalizadas.

Demonstre interesse genuíno e esteja aberto a adaptações para atender às suas necessidades específicas. Isso pode incluir agendamento flexível de visitas, acompanhamento especializado ou outros.

Por fim, você viu sobre a importância do marketing e do atendimento inclusivo.

Aplicando esses princípios e essas ações ao seu negócio, com certeza, você verá saltos de melhoria na relação com a comunidade, bem com verá os impactos diretos e positivos no seu negócio.

É assim que surgem as oportunidades de fechamento de novos negócios!

Veja, então, esses sistemas de gestão imobiliária, melhore seus processos internos e externos e alcance melhores resultados.

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