A importância da fotografia no mercado imobiliário

a importancia da fotografia no mercado imobiliario/

A importância da fotografia no mercado imobiliário: Todo mundo entende a necessidade de fotografias profissionais para um casamento, mas e para venda ou locação de imóveis? É realmente necessário pagar alguém especializado em fotografia imobiliária para tirar fotos dos seus imóveis?

Fizemos o trabalho sujo para você e descobrimos. Aqui está um guia para a fotografia imobiliária: se você precisar, como distinguir uma boa fotografia de uma fotografia ruim, o custo e como fazer você mesmo – mesmo que você não seja tão bom assim com fotografias.

Preciso de um fotógrafo profissional para as fotos dos meus imóveis?

Para vender uma casa na era online que vivemos, você precisa ter um marketing sério. Isso porque mais de 90% dos compradores iniciam sua pesquisa por imóveis na internet. Eles percorrem foto após foto até encontrar imóveis do qual gostem. Porém, muitos dos imóveis visualizados não tem fotos tão boas. Assim, os compradores não conseguem ter noção do tamanho dos ambientes, do estado de conservação e muito menos conseguem imaginar como se sentiriam no local.

O que acontece? Frustração. O consumidor moderno precisa ser surpreendido na sua jornada de compra, transmitir emoções, fazer com que as pessoas se sintam vinculadas ao imóvel de alguma forma. E como fazer isso? Através de boas fotografias.

O que é exatamente a fotografia imobiliária?

Não estamos falando de fotógrafos profissionais para trabalhar na edição das imagens usando Photoshop ou Lightroom para tornar as imagens mais (ou menos) do que realmente são. Não é isso que é a fotografia imobiliária.

Enquanto os fotógrafos profissionais podem usar o Photoshop em fotografias de móveis para remover uma mancha no tapete ou iluminar algumas sombras, eles geralmente mantêm os imóveis exatamente do jeito que está.

Fotógrafos profissionais sabem como capturar o imóvel com a melhor iluminação e tirar a foto do ângulo certo para exibir as melhores características. Enquanto muitos proprietários ou corretores de imóveis tiram fotos de cantos e banheiros apertados, os fotógrafos sabem como capturar e possuem os equipamentos necessários para fazer fotos do banheiro inteiro em apenas uma foto – sem colocar um pedaço no espelho.

a importancia da fotografia no mercado imobiliario/
Sala de estar / Foto: Unsplash
a importancia da fotografia no mercado imobiliario/
Banheiro / Foto: Unsplash
a importancia de boas fotos dos imóveis
Cozinha / Foto: Unsplash

Fazer fotos com cores vivas, contraste e uma boa iluminação pode não parecer valer a pena, mas quando um potencial comprador está olhando, as fotos internas e externas fazem toda a diferença. Sendo assim, eles serão capazes de se imaginar morando na casa antes mesmo de conhecer pessoalmente.

Ainda não está convencido? Um estudo recente da PR Newswire mostra que imóveis com fotos profissionais venderam 36% mais rápido que outros imóveis. Por isso a importância da fotografia no mercado imobiliário.

Como tirar boas fotos dos seus imóveis?

Mas afinal, como fazer boas fotos e impressionar os compradores/inquilinos?

O equipamento

Claro que um equipamento ótimo nas mãos de quem não sabe manusear, o resultado não será satisfatório. Porém, ter um bom equipamento para capturar as imagens é um ótimo começo.

Fotografando pequenos espaços

Provavelmente os pequenos cômodos você fracione em várias fotos, para poder mostrar todo o pequeno ambiente. Entretanto, um diferencial é poder capturar pequenos ambientes com apenas uma fotografia, tendo todo o contexto na mesma imagem.

Os potenciais compradores gostam ver lavabos e lavanderias, mas se esses quartos forem divididos em várias fotos, poderá dificultar a visualização da casa.

As Imagens Importantes

A foto exterior pode ser uma das mais difíceis de capturar, mas também a mais importante. Uma boa fotografia externa deve capturar a totalidade da casa sem danificar nenhum dos recursos.

Por outro lado, fotografias ruins de imóveis terão longas sombras cobrindo janelas e a falta de ênfase para detalhes importantes.

a importancia da fotografia dos seus imóveis
Exemplo fotografia externa / Foto: Unsplash

Fotos do Interior

Também não é só a foto externa que importa. Ou seja, uma boa fotografia imobiliária aproveita ao máximo a luz natural nas fotos do interior: a cozinha, o quarto principal e o banheiro.

Uma fotografia ruim não capta a luz natural ou acaba deixando a fotografia com pouca luz, ofuscando os detalhes do ambiente.

Linhas verticais

Uma fotografia profissional alinha as linhas verticais corretamente. Armários nas fotos da cozinha, os pilares da casa e as escadas precisam ter verticais nítidas e alinhadas.

Fotos ruins, por outro lado, terão a cozinha, os pilares e as escadarias, todos em um leve ângulo.

Bom Fotógrafo

Um bom fotógrafo terá um portfólio repleto de fotos com esses elementos e princípios. Fotos bem iluminadas, detalhes acentuados se destacam onde deveriam e capturam salas na íntegra.

Fotografia profissional de imóveis

Como diz a frase: “uma imagem fala mais do que mil palavras”, para venda de imóveis não é diferente, você pode não ter um orçamento para contratar um fotógrafo profissional. Embora existam muitas maneiras econômicas de vender sua casa, a fotografia dos imóveis é um elemento que você não pode economizar.

Se resolver fazer as fotos por conta própria, pegue algumas dicas com profissionais da fotografia ou até mesmo algumas dicas no youtube, mas lembre-se, a grande maioria dos compradores começa pesquisando imóveis na internet.

fotografia no mercado imobiliario
Exemplo fotografia quarto / Foto: Unsplash

Se resolver tentar por conta própria, lembre-se de deixar o ambiente com bastante luminosidade, sem objetos como cadeiras ou móveis obstruindo detalhes importantes do ambiente.

Você precisará cronometrar as fotos para que elas tenham a luz voltada de uma maneira que não projete sombras. Além disso, você também vai querer utilizar o máximo de luz natural possível, então abra as cortinas!

Ao tirar suas próprias fotos de casa, faça um tour pela sua casa como alguém de fora. Observe algo fora do lugar ou que pareça um pouco estranho. Reserve um tempo para remover itens pessoais e limpar a bagunça. Você quer que os potenciais compradores se imaginem morando lá.

Agora que você já sabe a importância da fotografia no mercado imobiliário. Aproveite algumas dicas de como vender seus imóveis usando o Instagram.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco