No mercado imobiliário, a tecnologia e a inovação se unem para redefinir a forma como lidamos com a gestão de imóveis. Por isso, neste artigo você vai entender as vantagens da digitalização da empresa imobiliária.
As ferramentas digitais estão revolucionando o setor, porque tornam processos mais eficientes, transparentes e acessíveis.
Não é novidade que as empresas precisam acompanhar a transformação digital para permanecerem competitivas, aumentar a produtividade e impulsionar os resultados financeiros.
Em entrevista à Exame, Marcello Romero, CEO da Bossa Nova Sotheby’s, afirma o seguinte: “As imobiliárias que investem em inteligência de dados, recursos de busca avançada, calculadoras de custo e presença nas redes sociais estão se destacando no mercado”.
Então, para entender como se adaptar no mercado com as novas tecnologias, continue lendo!
Por que é importante a digitalização da empresa imobiliária?
A digitalização do mercado imobiliário ganhou impulso desde o início da pandemia. Segundo pesquisa divulgada na Forbes, 62% das pessoas fazem de duas a cinco compras por mês online.
Esses dados demonstram as tendências do comportamento do consumidor, que está cada vez mais conectado, e não é diferente no setor de imóveis.
Se alguém deseja comprar uma casa em determinada cidade, o primeiro passo que vai seguir muito provavelmente será pesquisar na internet as opções disponíveis.
Estar presente onde o consumidor está, no caso, estar no ambiente online, é uma das premissas da transformação digital. Mas a digitalização na gestão imobiliária não se resume a isso. Afinal, tornar a empresa digital demanda reestruturar todos os processos da empresa.
Isso inclui, por exemplo, atendimento ao cliente por meio de chatbots, produção de conteúdo em diferentes mídias e redes sociais, adaptação de visitas e tours virtuais, gestão de leads, automatização e digitalização de processos, entre outras questões.
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Vantagens da digitalização na gestão imobiliária
Como o avanço tecnológico impacta o mercado imobiliário, as vantagens de digitalizar são: otimizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional. Entenda nos próximos tópicos!
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Otimizar processos
A digitalização da empresa imobiliária é importante para otimizar processos, melhorar a organização e controle dos dados dos imóveis e dos clientes, além de automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para atividades estratégicas.
Nesse sentido, o CRM imobiliário é uma tecnologia que abrange diversos pontos importantes ao digitalizar procedimentos. Entre eles, o relacionamento com os clientes.
Ele permite o gerenciamento de contatos e viabiliza acesso ao histórico de interações e dados para análise de métricas e resultados.
A automação, inclusive, é uma peça-chave para aumentar a eficácia e a produtividade para os que buscam a digitalização na empresa imobiliária.
Em outras palavras, é possível organizar contratos, digitalizar documentos e adotar assinaturas eletrônicas, além de integrar toda a equipe. Além disso, a empresa imobiliária elimina a necessidade de papel e armazenamento físico de documentos.
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Reduzir custos
Uma das vantagens da digitalização da empresa imobiliária é a diminuição de custos com visitas presenciais. O tour virtual, por exemplo, traz muita praticidade para os clientes que desejam economizar tempo na visita do imóvel e podem fazê-lo de forma online.
Não significa o fim das visitas presenciais, mas ele facilita bastante a vida dos corretores.
Vamos supor que Érica, uma jovem em busca do seu primeiro apartamento, estava animada com a ideia de finalmente ter um espaço só seu. Após pesquisar diversas opções online, ela decidiu marcar uma visita presencial a um imóvel que havia despertado seu interesse.
No dia marcado, Érica chegou ao endereço e foi recebida por um corretor de imóveis simpático chamado Francisco. Ele a cumprimentou e a conduziu até o apartamento. Durante o percurso, compartilhou informações sobre o imóvel, destacando seus pontos positivos, e respondeu a todas as perguntas de Érica.
Ao entrar no apartamento, Érica ficou encantada com a luminosidade e a distribuição dos cômodos. Ela começou a imaginar como poderia decorar o espaço e torná-lo seu lar. Lucas, percebendo o entusiasmo de Érica, ofereceu mais detalhes sobre a infraestrutura do prédio e os serviços disponíveis na região.
No entanto, Érica também notou alguns aspectos que a preocuparam. Ela percebeu que havia apenas uma vaga de estacionamento, o que seria um problema porque seu cônjuge também precisaria de uma. Além disso, o condomínio tinha uma taxa de manutenção um pouco mais alta do que esperava. Com isso, ela não fechou o contrato.
Em geral, as desistências podem ser altas nas visitas presenciais, o que leva a desperdícios de recursos, tempo e energia.
E, também, os corretores lidam com uma demanda alta de pessoas que desejam conhecer um imóvel e acaba não sendo possível atender uma quantidade grande de pessoas em um único dia.
Com isso, o tour virtual ajuda a eliminar essa barreira e o processo de escolha do por parte do cliente é otimizado.
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Melhorar a eficiência operacional
A eficiência operacional refere-se à capacidade de uma empresa ofertar bens ou serviços de forma econômica e otimizada, sem comprometer a qualidade.
Trata-se de simplificar os processos internos de uma organização para alcançar melhores resultados com o melhor custo-benefício.
Ela é importante porque permite que uma empresa identifique problemas e busque soluções ágeis, que geram mais resultados com menos esforço. Assim, ajuda a simplificar os processos internos, reduzir desperdícios de tempo e evitar retrabalho.
Desse modo, é bom saber que a digitalização da empresa imobiliária vai além de ter um bom site e presença nas redes sociais. A organização interna pode ser uma grande aliada com o uso da tecnologia.
Chatbots, por exemplo, são uma forma eficaz de entrar em contato com clientes sem a necessidade de um atendente estar presente em todo o horário comercial.
Além disso, ter um banco de dados que rastreia as atividades da imobiliária é de grande ajuda, principalmente quando há relatórios com gráficos e informações relevantes, para saber o que precisa ser melhorado.
O armazenamento na nuvem, como acontece com sistemas ERP e CRM, por exemplo, garantem maior confiabilidade e segurança no armazenamento de dados, sem acúmulo de papéis.
Aplicativos que fazem vistorias de imóveis também são um ponto a favor para a imobiliária e melhoram a eficiência operacional.
Como fazer a digitalização na empresa imobiliária?
O CRM imobiliário reúne todas as informações relevantes em um só lugar, facilitando o acesso e a organização de todos os dados da empresa. Alguns dos benefícios são:
- melhoria do relacionamento com os clientes;
- centralização de dados;
- facilidade de acesso e uso;
- otimização dos processos de vendas e locações;
- gestão de leads e oportunidades;
- acompanhamento do funil de vendas;
- contratos digitais e assinaturas eletrônicas;
- automatização de tarefas e processos;
- vistoria com aplicativo;
- envio de lembretes de cobrança;
- relatórios gerenciais e análises de desempenho;
- melhoria na comunicação interna e colaboração entre equipes.
Então, agora você já sabe como funciona a digitalização da empresa imobiliária. Não tenha dúvidas, ela vai impulsionar seus negócios. Conheça o CRM da Widesys, o mais completo do mercado!