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Gestão imobiliária: alcance o sucesso com essas dicas!

Para aumentar a lucratividade das vendas de imóveis, monitorar as oportunidades de vendas e gerenciar as despesas diretas e indiretas, o ideal é implantar um sistema de gestão imobiliária. 

Isso pode automatizar processos e aumentar os lucros da empresa. E assim como o mercado como um todo, o setor imobiliário pode fazer uso da tecnologia no processo. 

Porém, sabemos que essa é uma relação complicada: muitas empresas da área ainda operam com métodos tradicionais. 

No entanto, com a transformação digital, pode-se dizer que já era hora das empresas se  desenvolverem.

A inteligência imobiliária e tecnológica é a maneira perfeita de fazer isso, ajudando sua organização a alcançar melhores resultados!

Neste conteúdo, vamos nos aprofundar nesse conceito, o que faz o responsável por administrar este negócio e como a tecnologia pode agregar ao seu dia a dia. Veja mais abaixo!

Gestão imobiliária: saiba como aplicar e ter sucesso!

O que é gestão imobiliária? Entenda

Chamamos de gestão imobiliária um conjunto de técnicas, práticas e ferramentas adotadas em uma empresa do ramo, que possibilita a captação de novos clientes e a retenção dos antigos consumidores. 

Para isso, é necessário colocar em prática algumas estratégias de padronização dos processos e manutenção da saúde financeira do negócio. 

Dessa forma, a gestão financeira é uma forma eficiente de administrar os interesses, operações, processos, informações e os contatos no mercado de imóveis. 

Qual é a importância e por que fazer?

Além de aumentar a cartela de serviços oferecidos, realizar um atendimento excepcional, há o diferencial em efetivar os processos enquanto diminui os custos operacionais. Isso tudo acontece ao mesmo tempo em que a lucratividade do negócio aumenta. 

Sabemos que o mercado imobiliário é super sensível às mudanças macro e microeconômicas. 

Por isso, a gestão nas empresas do ramo devem ser diferenciadas, especialmente se comparadas a outros empreendimentos.

Dessa forma, mesmo com algumas instabilidades do mercado, o impacto será minimizado. É claro que, isso dependerá da capacidade estratégica da organização. 

Como fazer gestão imobiliária?

gestão imobiliária: saiba como fazer

Agora que você já sabe o que é a gestão imobiliária, vamos falar sobre o que é necessário para fazer uma gestão eficiente.

É sabido que o objetivo dessa estratégia é aumentar a lucratividade, reduzindo ou não os investimentos com eficácia. Isso está diretamente relacionado com a produtividade.

Entretanto, para alcançar esse cenário, diversos maus hábitos na gestão do negócio devem ser abandonados. O maior deles é a desorganização.

Processos indefinidos, sem o apoio de boas práticas e de indicadores de desempenho — auxiliam no acompanhamento das entregas — são sinais claros de uma gestão desorganizada. 

Quais são os maiores desafios?

Conforme explicamos mais acima, diversos fatores impactam na gestão imobiliária — economia, região etc. Porém, você sabe quais são os reais desafios do setor? Confira abaixo!

  • flexibilidade: uma imobiliária não possui rotina fixa, o que gera a  falsa impressão de flexibilidade. É essencial padronizar operações para estabelecer um cronograma;
  • gestão de aluguéis: as atividades da gestão de aluguéis podem ser cansativas, sem a devida organização. Gestão de contratos, repasse de aluguéis e outros;
  • gestão de pessoas: as imobiliárias contam com o profissionalismo dos prestadores de serviços para manter o negócio. Gerir essas pessoas é extremamente importante.

Dicas para uma gestão eficiente

dicas gestão imobiliaria

Mais a seguir, confira algumas das boas práticas para melhorar o gerenciamento imobiliário, deixando sua empresa dentro dos eixos. Acompanhe!

Mantenha a carteira de clientes atualizada

Posicionar-se estrategicamente no mercado é fundamental para uma boa gestão. 

Isso envolve compreender o nicho de atuação da empresa e, consequentemente, o perfil dos clientes. 

A tecnologia de um sistema de gestão pode ajudar nessa tarefa, da seguinte forma:

  • oferecer um atendimento mais rápido e de qualidade;
  • manter o cadastro dos clientes organizado;
  • propor campanhas de marketing e vendas personalizadas.

Automatize processos administrativos

Outro ponto de uma gestão imobiliária eficiente é a automatização dos processos. Diversas empresas não conseguem crescer devido a gargalos que atrapalham o fluxo de trabalho, o tornando ineficiente e burocrático.

Novas tecnologias surgem o tempo todo. Então, é possível melhorar as operações a partir dela. Primeiramente, é necessário identificar:

  • onde os processos começam e terminam; 
  • quais setores estão envolvidos;
  • qual o objetivo final do processo. 

Uma empresa funciona como um organismo vivo. Para que os setores operem com fluidez, deve haver a troca de informações, para que cada um obtenha o melhor desempenho possível. 

Aplique técnicas de marketing digital

Apostar no marketing digital significa utilizar mídias digitais para estreitar a comunicação da marca com seu público, de forma direta e personalizada. 

Uma boa estratégia de marketing digital envolve todas as etapas da jornada de compra de imóveis. Então, as ações não se limitam aos clientes prestes a fechar negócio. 

Existe todo um trabalho que visa fortalecer a presença e autoridade digital da organização, bem antes desse estágio. 

De forma geral, o marketing digital contempla as seguintes vertentes estratégicas:

  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Redes Sociais;
  • E-mail marketing;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Anúncios / Gestão de tráfego.

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Estude os concorrentes e crie processos inovadores

Na gestão imobiliária atual, o mercado está altamente competitivo. Então, para se destacar nesse meio, é essencial explorar os diferenciais da empresa. 

Atendimento premium, alto profissionalismo na prestação de serviços, são alguns exemplos. Esses pontos são conquistados com investimentos em inovação e otimização dos processos.

Estude os concorrentes e o que eles oferecem para atrair seus clientes. Contanto que o seu negócio esteja interessado e suprir as necessidades do público, haverá espaço no mercado.

Invista na capacitação da equipe

Ter uma ótima equipe na sua empresa leva tempo e depende de diversos fatores, mas é um objetivo que pode ser alcançado com organização, investimento e comprometimento.

Produtividade e eficácia são características fundamentais do conceito de alta performance, uma megatendência que as pessoas estão desenvolvendo, mesmo no contexto da relação autônoma entre corretores e imobiliárias.

Para tirar proveito da gestão de pessoas, recomendamos que você:

  • encontre métodos de recrutamento eficazes. Conhecer a imagem profissional que você deseja pode ajudar a trazer confiança e reduzir a rotatividade;
  • organizar processos relacionados com aquisição de imóveis, rotação de corretores e clientes, comissões, etc;
  • invista na capacitação da equipe: Desenvolver talentos e contar com profissionais qualificados é o segredo da alta performance;
  • fornecer recursos técnicos, especialmente comunicações, às equipes de corretores para facilitar o trabalho diário fora do setor imobiliário.

Corretor x gestor imobiliário: entenda as diferenças

Os gerentes imobiliários precisam ficar à frente dos corretores, fornecer liderança, fazer a diferença e impactar positivamente o sucesso de uma empresa imobiliária. 

Porém, para melhores resultados, é necessário que esse líder desenvolva seu papel com maestria.

Já no caso dos corretores, sua função primordial é atrair a atenção dos clientes e conduzi-los para o fechamento da venda de imóveis.

Tecnologia e gestão imobiliária: uma combinação de sucesso

gestão imobiliária e tecnologia

Produtividade é aumentar lucros reduzindo (ou não aumentando) custos, não é? Mas e se dissermos que, para isso, investir em novas técnicas de gestão é tão importante quanto aplicar as técnicas anteriores?

Saiba que a tecnologia é um importante pilar de produtividade em qualquer setor do mercado.

Por isso, gastar recursos na contratação de um ERP (sistema de gestão empresarial) ou software de gestão imobiliária é a decisão mais estratégica que a administração de uma imobiliária pode tomar.

Vale ressaltar também que em softwares de gestão imobiliária, as técnicas Kanban podem ser facilmente aplicadas.

Nele, os responsáveis ​​pela gestão imobiliária poderão marcar reuniões e convidar colegas, agendar horários, controlar etapas de atendimento, acessar métricas de performance de corretores e carteiras de clientes e imóveis, tudo pela Internet!

Conheça o Software para Imobiliárias da Widesys e garanta o melhor para o seu negócio!

Conclusão

A gestão imobiliária é inerentemente complexa. Afinal, estamos falando de negócios com ingressos médios muito altos, mas com demanda só subindo. 

Adotar ações estratégicas para expandir o seu negócio e diferenciá-lo no mercado é um desafio. 

No entanto, aplique as boas práticas e a tecnologia ideal, como o software de gestão imobiliária da Widesys, e poderá realizar voos que nunca imaginou ser possível!

 

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