Problemas que as imobiliárias enfrentam na gestão de cobranças

Problemas que as imobiliárias enfrentam na gestão de cobranças

Um problema recorrente na gestão de imobiliárias, independente do tamanha delas, e a forma como gerenciam os pagamentos dos clientes que efetuam alguma compra ou locação de imóvel, ou seja, estes são os problemas das imobiliárias na gestão de cobranças.

A inadimplência ocorre por diferentes motivos e é dever da imobiliária estar atenta a gestão das cobranças para que não ocorram problemas de fluxo de caixa no final do mês. 

Para isso, existem algumas excelentes dicas que ajudam bastante nas decisões do dia a dia. Neste artigo vamos trazer algumas delas para que você evite problemas no futuro. 

Acompanhe esse artigo até o final e faça bom proveito! 

Por que realizar uma boa gestão da inadimplência imobiliária é importante para resolver os problemas das imobiliárias na gestão de cobranças

No cenário atual, a imobiliária está presa em uma posição bastante desconfortável. Como administradora ela precisa lidar com ambas as partes: proprietário e locatário, garantindo que seus interesses sejam atingidos. Ela também precisa trabalhar com cuidado para não prejudicar sua lucratividade e a própria taxa de administração.

Aliando tecnologia e uma boa gestão da inadimplência imobiliária, é possível realizar esse “meio de campo” com maior eficiência.

O uso de softwares e aplicativos ajuda muitos a receber e lidar com um grande número de renegociações no período com resultados satisfatórios. 

O primeiro passo para ter uma gestão da inadimplência imobiliária eficiente é separar negociação de inadimplência. 

O primeiro caso trata-se de um dinheiro que, contanto que negociado adequadamente, acabará no caixa da empresa. Já no segundo ele pode nunca entrar, especialmente após 3 meses de atraso. 

Sem isso, é impossível adotar políticas de cobrança adequadas para cada tipo de problema.

Vamos ver agora alguns pontos para se ter atenção no dia a dia e realizar um gestão de imobiliária com muito mais precisão.

Identifique suas principais dificuldades de controle financeiro

Como já falamos anteriormente, a falta de identificação dos problemas de pagamentos podem ser muitas, por isso, é necessária bastante atenção.

A deficiência pode estar na análise de crédito, nas opções de pagamentos oferecidas peara o cliente, ou nas escolhas erradas das garantias de locação de imóveis. 

Para evitar problemas futuros, faça uma lista de tudo o que está complicando a gestão financeira e faça um ranking dos principais problemas. 

Atenção as leis de locação 

Uma grande parte das cobranças imobiliárias são pautadas pelas dívidas com aluguéis. Por isso, estar sempre por dentro destas leis é fundamental para que não ocorram surpresas no futuro.

Existe a Lei do Inquilinato, é a partir dela que será possível entender a fundo como funciona a relação entre locadores e locatários. 

Conheça os direitos e deveres de locatários e locadores

São muitas as regras, deveres e direitos que cada um possui durante um contrato de locação, por isso, para evitar diversos problemas, entre eles a inadimplência, é necessário que estar ciente de quais são essas leis e deixar claro para ambas as partes. 

Fazendo isso, diversos problemas serão solucionados. A clareza nas informações para as duas partes vai, além de tudo, facilitar o seu trabalho no dia a dia. Depois que os dois lados estiverem informados sobre os contratos e regras, os problemas irão parar de acontecer.

Direitos e deveres da Imobiliária

Assim como inquilinos e locadores, a imobiliária também tem seus direitos e garantias previstas em lei. A empresa deve receber as taxas de administração imobiliária por parte do locador, isso está previsto em lei.

Vale lembrar, também, que suas ações devem sempre ser pautadas seguindo o Código de Defesa do Consumidor. Fazendo isso, muitos problemas são evitados e decisões podem ser tomadas com muito mais facilidade. 

Faça negociações focadas na cobrança imobiliária 

Sempre que possível, antes mesmo de fechar negócio, elabore uma estratégia de pagamento que faça sentido para seu cliente, dessa forma ele não ficará devendo mais para frente. 

Mas, mesmo com todo o planejamento feito, problemas sempre acabam acontecendo e as dívidas começam a surgir. A inadimplência não é boa para o cliente nem para a imobiliária, por isso, para que isso seja resolvido de forma rápida e sem constrangimento, uma renegociação pode ser feita.

Faça análises da concorrência

Ao analisar o comportamento de outras imobiliárias, alguns erros podem saltar aos olhos e ficarem mais fáceis de serem percebidos. A visão de fora, normalmente, é uma visão macro, dando mais oportunidade de corrigir erros dentro de sua empresa.

Por isso, analisar o mercado é uma ótima opção para quem deseja se prevenir de erros cometidos por outros. 

Valorize os dados cadastrais

Uma boa ficha cadastral pode ser a solução para diversos problemas. Quando pegamos todas as informações dos “leads” temos uma ótima ferramenta para observar o público e conhecer mais profundamente que são os clientes. 

Essa ficha cadastral, muitas vezes, não recebe a devida atenção, fazendo com que os cadastros fiquem incompletos e com algumas informações importantes faltando. 

Muitas vezes, para tornar o atendimento mais dinâmico, os atendentes coletam apenas as informações principais, deixando de lado detalhes importantes. Através da ficha cadastral é possível, inclusive, analisar se aquela pessoa é boa pagadora ou não. 

Por isso, dê mais atenção a ficha cadastral, ela pode fazer bastante diferença na gestão de cobrança. 

Monte uma régua de cobrança e defina uma estratégia

A régua de cobrança é uma ferramenta indispensável para organização do processo de notificações e contatos com os clientes. O ideal é configurar todo o sistema de modo que seja simples acompanhar todas as etapas de pagamento dos clientes. 

Já a estratégia de cobrança serve para manter o cliente sempre atualizado das datas do vencimento, evitando que ele se esqueça ou então que saiba como se programar para evitar que a conta tenha juros. 

Ao estudar o perfil de cada cliente será possível definir datas mais específicas de comunicação. 

Conclusão sobre os problemas das imobiliárias na gestão de cobranças

Acabar com toda a inadimplência é algo quase impossível de se conquistar, mas, isso não quer dizer que não pode ser combatida através de estratégias e gestão de cobranças. 

Diminuir o número de inadimplentes faz bem para a saúde financeira da sua imobiliária e faz com que ela seja melhor vista no mercado. Ofereça opções para seus clientes e tenha uma gestão financeira mais moderna e operante.

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