Permuta de imóveis: O que é, e como funciona?

Você sabe o que é permuta de imóveis? E quando se trata de imóveis, sabe como ela funciona?

Se a resposta for não, então essa é a hora de se atualizar.

Sabendo que o mercado imobiliário é um ramo que está em constante evolução, sempre atraindo novidades e colocando em prática o que for melhor para os clientes, se manter aberto para novas possibilidades é o mínimo que você pode fazer como corretor.

E saber o que é permuta de imóveis, é uma dessas ações de atualização da profissão.

Por mais “nova” que seja, a prática da permuta de imóveis é algo crescente, sendo explorado e tratado corretamente pode ser um excelente negócio.

Descubra como funciona essa prática, acompanhando a leitura.

O que é permuta de imóveis?

Para entender o que é permuta de imóveis, é necessário compreender que com a sua ajuda, essa prática pode ser uma grande solução na vida dos seus clientes, e para isso, é fundamental que você se mantenha atualizado sobre todos os assuntos que ela engloba.

Permuta significa troca, e para compreender o que é permuta de imóveis, basta você entender que é a troca de bens equivalentes.

Uma pessoa que tem um imóvel e gostaria de vendê-lo, apresenta a possibilidade de permuta com outra imóvel de valor equivalente.

Também é possível trocar terrenos construção por imóveis ali construídos posteriormente, por exemplo o dono de um terreno que o vende para uma construtora. Ali, ele pode ganhar um apartamento ou mais, dependendo do que estiver acordado entre as partes.

Quando o valor de um imóvel ou terreno, é maior que o outro, a parte que vai comprar o imóvel de valor superior precisa pagar a diferença em dinheiro, para que a troca seja justa e com valores equivalentes. Esse pagamento também é conhecido como torna.

Quando existe a torna:

Nesse caso, o Imposto de Renda precisará ser pago por quem recebeu a torna. Mas é importante lembrar que todos os redutores do Imposto de Renda de ganho de capital sobre bens imóveis continuam aplicáveis. Também é importante lembrar que o pagamento do imposto de renda é proporcional, então quanto menor o valor da torna, menor será o ganho de capital. Além disso, vale ressaltar também que a lei do imposto de renda que isenta a arrecadação de tributos para venda do primeiro imóvel de até R$ 440 mil (levando em consideração que nenhum outro imóvel tenha sido transferido ou vendido nos 5 anos anteriores) também é válida para permutas que apresentem torna.

Quando não existe a torna:

No caso de não haver torna, a Receita Federal entende que o valor do imóvel não mudou, sendo o mesmo declarado pelo antigo dono. Sendo assim, a transação é isenta de imposto de renda.

Garantindo as melhores permuta de imóveis para seus clientes

Um bom corretor não é aquele que vende mais, mas aquele que sabe exatamente do que o cliente precisa, vendendo mais por consequência. Muito mais importante do que ganhar dinheiro, é conseguir a confiança dos seus clientes.

Dessa forma, eles sempre voltarão até você e trarão novos clientes, muito mais abertos e confiantes no seu trabalho e experiência.

Então, antes de falarmos um pouco mais sobre o que é permuta de imóveis, lembre-se sempre da importância de buscar todas as informações necessárias para entregar o melhor para seus clientes, conhecendo seus desejos e necessidades e como resolvê-los através da indicação de imóveis ideais.

Para o caso de imóveis financiados, também existe a possibilidade de permuta, mas com muita cautela, podendo ser uma grande dor de cabeça para corretores.

Imóveis que estão sendo financiados por bancos como a Caixa Econômica Federal ou o Santander, por exemplo, ainda não foram quitados, tendo como garantia de quitação, a dívida com o banco.

Por isso, para que ocorra a permuta de imóveis nessa condição, ambas as partes envolvidas precisam estar cientes e de acordo, e o comprador precisa saber que ao tomar posse do imóvel, ficará responsável também pela dívida, ou seja, passa a ter obrigação de quitar o financiamento.

Dicas para uma permuta de imóveis de sucesso

Agora que você já sabe o que é permuta de imóveis e como ela funciona, não esqueça de detalhes importantes como a formulação do contrato.

Assim como toda transação, a permuta precisa estar nos moldes de uma escritura pública para ser viável e legal, trazendo segurança e satisfação para seu cliente e todos os envolvidos.

No contrato, é fundamental que estejam informações cruciais como datas de entrega dos imóveis e responsabilidade pelos tributos. Além disso, assim como qualquer contrato imobiliário, é necessário pagar a escritura, que varia entre 4% a 6% do valor do bem em questão.

É fundamental também, que você corretor, esteja sempre atento aos valores discutidos entre as partes envolvidas. A precificação é muito importante para que o contrato seja bom para todos.

E nesse processo, é importante observar valores, interesses e no caso dos proprietários dos novos imóveis de valor menor, a rapidez do aluguel ou venda.

Conclusão

E se depois de tudo o que foi dito nesse artigo, você ainda não sabe se a permuta é um bom negócio para o corretor de imóveis, a resposta pode ser bem mais simples do que você espera: sim, é muito lucrativo!

Apesar de todo o trabalho de visita em 2 ambientes diferentes, todas as conversas que essa transação irá levar para que as duas partes estejam satisfeitas com preços e tudo mais, a permuta apresenta uma grande vantagem para o corretor.

Essa vantagem ocorre porque ele recebe comissão das duas partes, podendo fazer 2 vendas, em uma só.

Sabendo agora o que é permuta de imóveis e como utilizá-la a seu favor, você conseguirá fechar grandes negócios garantindo uma excelente reputação no meio.

Isso porque, um corretor que acompanha as tendências e apresenta sempre novas oportunidades de negócio para seus clientes, garantindo as que melhores se encaixam às suas necessidades, têm muito mais chances de conseguir grandes negócios, gerando muito lucro e credibilidade.

Quer ficar por dentro de tudo sobre o mercado de imóveis? Fique de olho nas novidades do Widesys. Além de dicas, você encontra soluções inovadoras em software para imobiliária e, também, pode ter o seu próprio site para imobiliária.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco