Marketing digital imobiliário: confira o guia completo sobre o tema

Em um mundo completamente digitalizado, nunca foi tão importante que as empresas tenham presença no meio online. 

Desenvolver uma página profissional, que ofereça uma boa experiência para o usuário e que converta os acessos em vendas é uma das estratégias. Essa dica vale para qualquer empreendimento, especialmente para imobiliárias. 

Investir no marketing digital imobiliário é uma estratégia que pode fazer seu negócio sair na frente da concorrência e destacar seu posicionamento no mercado atual. Quer entender como isso funciona? Continue lendo o conteúdo a seguir!

marketing-digital-imobiliario-guia-completo

O que é o marketing digital imobiliário?

Podemos definir essa estratégia como um compilado de técnicas de divulgação, usadas pelas empresas do segmento imobiliário, a fim de atrair mais clientes, fidelizar os consumidores antigos e aumentar sua credibilidade. 

Ao aplicá-la nos negócios, espera-se um crescimento nas vendas, nas locações e na busca por negociações

Em um cenário tão competitivo, o marketing imobiliário é uma ferramenta indispensável para fortalecer a imagem da organização, além de auxiliá-la a enfrentar os desafios comuns de sua área de atuação. 

Desde a popularização da tecnologia, as táticas de publicidade devem ser aprimoradas constantemente.

Importância do marketing imobiliário

importância marketing digital imobiliário

Conforme citamos logo acima, em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as companhias saibam se reinventar e apostar em estratégias para atrair e fidelizar clientes.

Há não muito tempo, conseguir se manter relevante era um desafio enorme, especialmente para pequenos negócios, que não dispunham dos recursos necessários para “bater de frente” com empresas maiores. 

Entretanto, com a chegada da Internet e das redes sociais, essa disputa se tornou mais igualitária, possibilitando que as ações sejam direcionadas com mais eficiência e com menos despesas.

Atualmente, a tecnologia oferece mais praticidade para o dia a dia das pessoas. Então, dificilmente alguém ainda vai à procura de imóveis pessoalmente, seja para comprar ou alugar.

Desse modo, as marcas que possuem uma boa presença digital — perfil engajado nas redes sociais, lista de e-mails e uma página institucional bem desenvolvida —, conseguem ganhar vantagem e sair na frente.

Além disso, o marketing imobiliário também serve para se apresentar ao público, apresentando uma solução para um problema que ele nem sabia que tinha. Isso pode ser feito com produção de conteúdo relevante, que ajude a responder às dúvidas dos clientes.

Outro ponto positivo é que estamos falando de uma estratégia de custo reduzido, que possibilita uma comunicação mais clara e próxima com o consumidor. Trata-se de uma ferramenta com alto poder de engajamento.

Vantagens do marketing imobiliário

Existem inúmeras razões para investir em uma especialização de marketing digital imobiliário e treinar sua equipe. Anúncios em jornais e classificados, apesar de ainda existirem, já não surtem o mesmo efeito que antigamente.

Sua imobiliária precisa ter um espaço online, pois é lá que boa parte de seus consumidores estão. De modo geral, podemos afirmar que o marketing imobiliário é capaz de potencializar seus ganhos, a partir de um investimento acessível. Conheça mais vantagens logo abaixo. 

Posicionamento de marca

Antes de fechar qualquer negócio, os clientes vão em busca de imobiliárias de confiança. Para transmitir essa credibilidade, é importante que a marca invista na construção de uma página confiável, segura e que tenha conteúdos interessantes para o consumidor. 

Com isso, você consegue mostrar que possui expertise sobre o segmento, e tem total capacidade para ajudar o cliente. 

Mais visibilidade

Você já ouviu falar na frase: “quem não é visto, não é lembrado”?. Saiba que ela se relaciona diretamente com o que estamos abordando por aqui. No meio digital, marcar presença online deixou de ser uma opção e passou a ser um pré-requisito. 

Porém, com tanta competitividade, não é tão fácil se manter no topo dos resultados do Google. Então, somente com as estratégias de marketing imobiliário certas, sua empresa ganhará mais visibilidade e alcançará o público esperado.

Aumento das vendas

Depois que investir em uma página institucional segura e de fácil usabilidade para o cliente, o engajamento aumenta de forma natural. Consequentemente, as vendas para o negócio também crescerão. 

Contudo, você já deve ter percebido que o marketing digital vai além de um site bem desenvolvido. Envolve outras estratégias, como o posicionamento nas redes sociais e e-mail marketing, que melhoram o relacionamento entre o público e a marca.  

Principais estratégias de marketing digital imobiliário

estratégias marketing imobiliário

Viu como o marketing imobiliário é altamente importante para o crescimento da sua empresa no segmento? Mais acima, citamos algumas táticas como a criação de um perfil nas redes sociais, e-mail marketing e produção de conteúdo.

Confira mais detalhes sobre cada uma dessas estratégias a seguir.

Site profissional

Já falamos sobre a criação de um site profissional mais acima, mas é bom ressaltar sua importância. Isso porque, essa página será a porta de entrada para seus clientes, então merece todo o capricho. 

Nesse sentido, não poupe investimentos em uma boa usabilidade, fácil acesso, imagens de qualidade e outros elementos fundamentais. 

Também vale apostar na personalização do site, como a aquisição de um domínio próprio e da logomarca.

Isso trará mais valorização para seu empreendimento, fazendo com que os visitantes enxerguem sua imobiliária como referência. 

Criação de conteúdo

Entre os serviços de marketing digital imobiliário para investir, também falamos sobre a produção de conteúdo. Apresentar conteúdos relevantes para sua audiência, confere mais autoridade para sua marca e melhora a visibilidade da imobiliária.

Ao mostrar a seus visitantes que sua empresa consegue ajudá-los em determinado problema imobiliário, com coerência e de forma clara, eles passam a confiar em sua marca. É a partir da construção desse conhecimento que as vendas aumentam.

E-mail marketing 

Para trabalhar com marketing digital imobiliário de forma eficiente, também considere explorar o e-mail marketing. 

Há poucos anos, com a popularização dos aplicativos de mensagens instantâneas, muitos acreditavam que o e-mail estava com seus dias contados. 

Porém, o tempo mostrou que essa ferramenta ainda possui um papel a cumprir, especialmente no dia a dia do consumidor.

Nesse aspecto, utilizar o e-mail como instrumento de marketing digital imobiliário é uma excelente estratégia. Por meio dele, é possível enviar mensagens segmentadas, compartilhar anúncios específicos e mesmo desenvolver indicadores de abertura. 

Para que isso funcione adequadamente, é importante montar uma lista com os endereços de e-mail dos seus clientes, devidamente autorizados. 

Redes Sociais 

Existem duas formas de utilizar as redes sociais a favor da sua imobiliária: atrair a audiência de forma orgânica e com investimento em anúncios pagos. 

Nosso país é um dos que mais utilizam as redes sociais da América Latina. Utilize esses dados e procure em cada rede — Facebook, Instagram, Twitter etc — onde seu público se concentra, para traçar uma estratégia a partir daí.

No caso dos anúncios pagos, você pode investir uma pequena quantia nas redes, de forma a conseguir uma segmentação mais precisa. Assim, poderá encontrar mais facilmente os interessados em comprar ou alugar imóveis.

CRM 

Por falar em comprar ou alugar imóveis, é importante que você tenha em mente que o consumidor deseja mais do que somente uma boa compra; ele busca uma solução.

Entretanto, para oferecer o que esse cliente precisa, sua empresa deve conhecê-lo mais a fundo. Nesse contexto, um sistema de CRM (Customer Relationship Manager) fará total diferença.

Traduzindo para o português, a sigla representa a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um software que reúne estratégias para aprimorar o relacionamento entre a marca e o consumidor. 

Desde o primeiro contato entre ambas as partes, o CRM coleta informações. Quando um visitante acessa o site da sua imobiliária e faz uma busca com filtros, por exemplo, o software guarda esses dados, junto com o cadastro que o possível cliente fizer no site.

Com as informações armazenadas, o CRM consegue ter dados precisos e reais. Assim, fica mais fácil oferecer o produto certo ao consumidor e ter uma conversa mais proveitosa. 

Mais uma questão que merece destaque, é para manter o contato próximo com clientes que já compraram ou alugaram imóveis da sua empresa. Isso porque, conquistar novos clientes custa mais caro do que fidelizar os atuais. 

Então, aproveite o CRM para aplicar estratégias de pesquisa e satisfação.

marketing digital imobiliário vantagens

Indicações

Não é de hoje que se ouve falar no marketing “boca a boca”. Isso porque, essa estratégia ainda funciona muito bem e pode render ótimos resultados para sua imobiliária. 

Contudo, muitos empreendimentos não tiram o devido proveito do poder de divulgação entre clientes. Quando um consumidor confia nos serviços, atendimento e credibilidade de uma empresa, ele a indicará mais facilmente para seus amigos e familiares.

Com as redes sociais, esse processo se tornou ainda mais fluido. Antes, era necessário que o cliente procurasse seus contatos para divulgar um serviço ou produto. 

Hoje, plataformas como o Instagram e o Facebook agilizam esse trabalho, já que possibilitam o compartilhamento de conteúdo para inúmeros usuários ao mesmo tempo. 

Para ter sucesso com o marketing boca a boca, é importante se basear em 4 pilares:

  1. identificar o momento para solicitar ao cliente a indicação;
  2. oferecer as ferramentas para que o cliente divulgue sua empresa;
  3. oferecer uma recompensa;
  4. agir de forma transparente, cumprindo o que foi prometido.

Tudo o que você precisa saber e as melhores dicas sobre mercado imobiliário você encontra no Blog da Widesys, confira!

Conclusão

Essas foram as informações que trouxemos para você sobre marketing digital imobiliário. 

Cada uma das estratégias citadas por aqui, podem ser desenvolvidas em conjunto com outras táticas para aumentar sua presença no mercado imobiliário. Lembre-se de investir na construção da presença digital.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco