Criptomoedas no mercado imobiliário: movimentam as transações com imóveis

Há alguns anos, seria difícil pensar em criptomoedas no mercado imobiliário para pagar a compra de um imóvel. De fato, o uso dos ativos digitais tem crescido no mundo inteiro e tendo presença marcante em diversos setores.

Para se ter uma ideia, em setembro de 2021 o ativo digital passou a ser a moeda oficial de El Salvador. Assim como o Banco Central do Uruguai já está tomando as medidas para regular as operações com moedas digitais. 

Entenda com esse artigo como os ativos digitais estão sendo usados no mercado de imóveis, bem como as vantagens que oferecem para as transações.

Veja o que é necessário para viabilizar as criptomoedas no mercado imobiliário

No mundo inteiro, os ativos digitais estão presentes e fazem parte do dia a dia das pessoas, bem como dos negócios e do sistema financeiro. De fato, vários países já adotaram estes ativos para  pagamento, inclusive já tem criptomoedas no mercado imobiliário

Em setembro de 2021, o ativo digital passou a ser a moeda oficial de El Salvador. Assim como o Banco Central do Uruguai já está tomando as medidas para regular o uso dos ativos digitais. 

Segundo os analistas do mercado financeiro, é necessário que as instituições financeiras voltem a sua atenção para as regras para as operações. Pois é preciso garantir o melhor uso dos ativos digitais como meio de pagamento.

Nas palavras de Guilherme Rebane, um dos diretores da OSL, essas ações geram uma “revolução tecnológica para o mercado financeiro”. Por isso, é preciso criar uma forma de regulação que seja objetiva e clara, para garantir a melhor forma de uso desses ativos.

A Incorporadora Even realiza transações com criptomoedas no mercado imobiliário 

Em uma iniciativa pioneira, a incorporadora Even constituiu uma parceria com a exchange Mercado Bitcoin. O intuito dessa parceria é permitir a operação com criptomoedas no mercado imobiliário. A princípio serão aceitos apenas o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH).

A Even explicou que existe um limite que pode alcançar 100% do valor das operações, sendo superior a média de mercado no país. Desse modo, nas palavras de Marcelo Dzik, diretor executivo da Even, 

“Queremos facilitar a vida dos nossos clientes e oferecer a possibilidade de pagamento ágil nesse tipo de moeda que tem crescido bastante ou em outras que venham a surgir”.

Como funciona a transação da Even com criptoativos

As transações com criptomoedas no mercado imobiliário da Even seguem os seguintes passos:

1º – O Cliente deve enviar o formulário de Intenção de Pagamento com Criptoativos, modelo padrão da Even, 5 dias antes de vencer a parcela;

2º – A Even e a Exchange fazem as análises necessárias para aceitar ou não a transação;

3º – Se for aceita, a Even encaminha o Termo de Dação em Pagamento para assinatura do cliente;

4º – No dia de pagar a parcela, ocorre uma videoconferência entre a Even, o Mercado Bitcoin e o cliente, para realizar a operação.

Regras da CVC para as transações imobiliárias da Even com ativos digitais

Para garantir a segurança das transações, a CVC definiu as seguintes regras para as negociações da Even, com criptomoedas no mercado imobiliário:

1ª – As operações estão limitadas ao Bitcoins e Ethereum;

2ª – A transferência dos ativos digitais pelo cliente deve ser feita para a Exchange, em parceria com a Even. Para isso, o cliente deve se cadastrar e comprar os ativos ou enviar os que já possui;

3ª – Em caso do cliente não conseguir efetivar a operação de transferência dos ativos digitais, continua obrigado a pagar a parcela em seu vencimento;

4ª – Em caso de ocorrer a rescisão do contrato, os valores a serem devolvidos devem ser em moeda corrente, não é permitido ser em moedas digitais;

5ª – A Even tem a opção de a qualquer tempo deixar de operar com pagamentos em moedas digitais;

6ª – As oscilações das  moedas digitais não vão impactar o valor do saldo devedor do cliente.

Como pagar um imóvel com criptomoedas no mercado imobiliário

O uso das criptomoedas no mercado imobiliário está crescendo, podendo ser a tendência do futuro para as transações nesse setor. Dessa forma, é bom entender como funciona para pagar um imóvel por meio das moedas digitais.

Para começar é preciso ter em vista que pagar um imóvel envolve dois processos, que são:

  • A transação em si, que é o próprio pagamento;
  • A atualização do registro do imóvel.

Vamos explicar de forma detalhada cada um desses processos, quando são feitos por meio das criptomoedas no mercado imobiliário

Comprar um imóvel e pagar com moedas digitais

Para efetuar o pagamento da compra de um imóvel com ativos digitais, é preciso ter em vista que a transação deve ser registrada em moeda real e moeda digital. 

Para assegurar a operação em moeda real, sendo um financiamento ou não, existe a necessidade de ter uma escritura pública de compra e venda. Além disso, a escritura precisa do reconhecimento do tabelião. 

Em se tratando da moeda digital, o cliente deve usar uma chave digital e pessoal para a assinatura da transação de compra do imóvel em bitcoin. Em seguida, a operadora faz a validação da operação por meio da criptografia, como se fosse o tabelião. 

Como registrar o imóvel adquirido com moedas digitais 

No Brasil, o registro de imóvel é feito no cartório de imóveis, visto se tratar de um documento público. Nesse sentido, a operação consiste em uma atualizar a matrícula do imóvel para confirmar a transação feita e indicar o novo dono do bem.

No caso do registro de imóvel negociado com criptomoedas no mercado imobiliário é usado o blockchain, que cabe a operadora da moeda digital fazer isso. De fato, a ideia do blockchain se compara com um livro-razão. Pois, o registro da transação com blockchain o torna compartilhado e imutável, além de permitir o rastreamento do ativo.  

A tendência do futuro com criptomoedas no mercado imobiliário 

O uso das criptomoedas no mercado imobiliário é uma tendência que cresce no mundo inteiro. De fato, tende a assumir um papel cada vez maior nas negociações em todos os setores da economia de todos os países.

Isso porque com os ativos digitais as oportunidades de negociação, com destaque para o ramo de imóveis, são muito maiores. Além de contar com operações mais eficientes e rápidas.
Assim como, investir em ativos digitais está atraindo mais investidores.

Portanto, é preciso salientar que à medida que mais empresas adotam o pagamento em criptomoedas no mercado imobiliário, mais seguras e atraentes ficam as operações.

Outro assunto que movimentou o mercado imobiliário nos últimos dias foi a polêmica sobre a locação por temporada via AirBnb, saiba mais clicando aqui.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco