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Crescimento do Mercado Imobiliário 2021

Todos sabem que o Brasil, atualmente, se passa em uma pandemia que infelizmente está longe de acabar e mesmo assim precisamos falar sobre o crescimento do Mercado Imobiliário 2021.

Mas pensando no mercado imobiliário agora, é fácil perceber como este ramo modificou bastante e conseguiu se adaptar a este novo cenário.

Novas estratégias foram pensadas e, felizmente, muitos corretores e imobiliárias conseguiram embarcar nesta nova fase. 

E então, fica a dúvida? Quais foram as estratégias? Quais foram as mudanças? Como o mercado recebeu estas novas adaptações? 

Bom, descubra neste artigo, sobre o crescimento do mercado imobiliário. Tanto em 2020 como agora neste início de 2021.

Além disso, entenda algumas destas estratégias que irão ajudar os novatos e veteranos do mercado imobiliário, a prosperar nas vendas. 

O que aconteceu em 2020?

Como todos sabem, em 2020, deu-se início a maior crise sanitária que o país passou então: a pandemia do novo coronavírus. 

Foi um ano de incertezas, certamente, ainda mais que já havia a crise econômica. Dois fatores que poderiam desacelerar o mercado de forma estrondosa. 

Contudo, felizmente, o mercado imobiliário cresceu. De acordo com o portal Economia IG, o setor expandiu cerca de 26%, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). 

Todavia, obviamente o mercado perdeu um pouco do fôlego, o que resultou em uma queda de 14,8%. O que demonstrou baixa procura de clientes.

Contudo, o ramo ainda possui algum fôlego, apesar da má notícia. 

Ainda de acordo com a Fundação, é que mesmo se houver um lockdown de curta duração (fechamento completo do comércio para combater a doença), o ramo imobiliário ainda tem chances de crescer. 

Por isso, a esperança ficou para 2021. Então o que o setor espera para este ano? Confira no próximo tópico. 

Qual será o cenário para 2021?

Apesar do Brasil continuar em pandemia, as expectativas estão bem altas para o crescimento do Mercado Imobiliário 2021. Isto é explicado por dois fatores: a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) e o lançamento do programa federal, Casa Verde.

Ao primeiro tópico, espera-se que a taxa mantenha-se baixa: cerca de 2,75%. Com este número, é muito mais fácil para que imóveis sejam vendidos, e assim, evita-se a recessão. 

Quanto ao segundo tópico, o programa Casa Verde substituirá o Minha Casa, Minha Vida que possibilitará a melhoria habitacional, incentivará o financiamento imobiliário e, também, a regularização fundiária que dará direito à moradia a milhares de pessoas que vivem em construções clandestinas. 

Agora, após o incentivo governamental, o que o ramo fará por si próprio?

Quais as estratégias que o ramo imobiliário tomou para continuar o crescimento do Mercado Imobiliário 2021

Portanto, este é o momento que a pergunta deve ser feita. 2020 e 2021 continuam a serem os anos de mudanças profundas em todas as áreas, inclusive a compra, aluguel e venda de imóveis. 

E como o mercado se adapta a isso? A princípio, é importante olhar para este novo público formado em um momento atípico.

A preferência por imóveis modificou bastante. Os potenciais clientes, hoje, preferem locais distantes dos grandes centros. 

Isso é resultado da cultura do home office, onde famílias passaram a trabalhar de casa. Então, a procura atualmente é por locais como condomínios, por exemplo.

Os condomínios atualmente são exemplo de segurança e conforto. Então vale a pena dar uma atenção maior a edifícios residenciais na hora de realizar a venda. 

Além disso, é interessante dar uma olhada na legislação: a Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD) ficou mais rígida. Portanto, agora o momento é ter uma relação mais transparente com o cliente.

Em poucas palavras, daqui pra frente, deve-se informar ao cliente quais dados serão utilizados e em quais situações. E é importante, não esquecer de obter a autorização dele para uso. 

Por fim, saiba que a tecnologia será a maior aliada para o ramo imobiliária. Saiba como no próximo tópico.

Tecnologia e ramo imobiliário: como funcionará esta parceria daqui pra frente para impulsionar o crescimento do Mercado Imobiliário 2021

É esperado que a tecnologia seja uma parceira definitiva do ramo, evidenciado ainda mais por este cenário pandêmico, mas quais as estratégias ganharão maior destaque daqui para frente? 

Confira, agora, três técnicas que provavelmente vieram para ficar!

Marketing digital

Com o isolamento social, esta primeira técnica foi a favorita entre praticamente todos os setores. 

Conquistar o cliente no ambiente on-line, certamente, foi um desafio e nisso, o marketing digital entrou em cena. 

Entender sobre SEO, anúncios pagos, segmentação e outros assuntos, é algo fundamental para prosperar nos negócios. Assim, o resultado é bem animador: mais clientes ficam interessados. 

CRM

Uma outra técnica que fez e fará sucesso, certamente, é a CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português). Com isso, as imobiliárias tiveram um relacionamento mais aprofundado com o cliente. 

Também permite que aconteça uma visão mais ampla sobre o próprio negócio, assim sabendo dos pontos fortes e fracos da empresa. E claramente, uma alta nas vendas.

Tour Virtual 360º

Com toda a certeza esta ferramenta foi utilizada de 10 entre 10 imobiliários e corretores. O tour virtual foi uma ótima estratégia para burlar o isolamento, e tem grandes chances de ser uma peça definitiva para a venda de um imóvel.

Isso acontece pois caso o cliente não possa comparecer a visita presencial, a tour permite que ele “visite” o imóvel a qualquer hora do dia. 

Assim, não há necessidade de utilizar o transporte público ou privado e passar por horas em um engarrafamento.

Conclusão

Neste artigo, foi falado sobre o crescimento do mercado imobiliário. Em uma tentativa de compreender foi explicado como o ramo conseguiu passar por 2020 e quais os novos desafios para 2021.

A palavra de ordem, com certeza, é aprimoramento. As imobiliárias necessitam capacitar seus corretores para que não fiquem para trás. 

Isto acontece, principalmente, com o advento da tecnologia e suas técnicas, como o marketing digital por exemplo, e que se renovam a cada momento. 

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica sobre o crescimento do mercado imobiliário para este ano? Conte nos comentários, teremos prazer em responde-los e ajuda-los.

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