Passo a Passo: Como Montar uma Imobiliária de Sucesso!

Se você já é corretor ou tem conhecimento sobre o ramo imobiliário e pensa em iniciar seu próprio negócio, ou se nunca trabalhou com isso, mas tem o mesmo desejo, esse é o post certo para você sobre como montar uma imobiliária.

Não qualquer imobiliária, mas a SUA imobiliária. Aquela que vai ter a sua cara, a sua marca e o seu sucesso estampados como referência.

E, é claro, se você busca ingressar nesse negócio, é porque sabe do potencial que ele pode ter para todos os envolvidos. Mas, caso ainda tenha dúvidas, nós podemos te mostrar uma vantagem do ramo.

A maior vantagem é a facilitação de serviços, tanto para clientes, quanto para proprietários. Você poupa o tempo de ambos em burocracia, estudo de mercado e avaliações, criando possibilidades de negociação.

Em resumo, você tem potencial para realizar sonhos e resolver grandes problemas na vida das pessoas que procurarem o seu empreendimento. Proprietários ganham, clientes ganham por encontrar o imóvel que procuravam, e você também ganha.

Não é um negócio fácil, mas sabendo como se manter no mercado, os lucros falarão por si só e para isso, você precisa descobrir como montar uma imobiliária do zero.

E, para isso, continue lendo o texto.

 

Planeje bem o seu negócio

Qualquer negócio, seja do ramo imobiliário ou de qualquer outro segmento, necessita de estudo e planejamento. Se você deseja empreender, fique sabendo que a busca pelo conhecimento jamais poderá acabar a partir de agora.

Então, antes de descobrir na prática como montar uma imobiliária, dedique tempo aos estudos sobre os possíveis ramos. Busque saber sobre a área que mais te interessa e tudo o que você precisa fazer para estar por dentro de todos os assuntos envolvidos possíveis.

Você pode se especializar no ramo de luxo, em habitações populares ou outros ramos. Estude seu público, entenda como se posicionar e com quem você deseja falar.

É muito importante também que você defina que tipo de serviço prestará atendimento. Algumas imobiliárias se especializam em fornecer serviços de aluguel, outras de compras, e ainda há as que gostem de aumentar o público, oferecendo os dois serviços.

Pesquise sobre segmentos e encontre o que mais te agrada. A partir daí, com uma área de atuação já conhecida, será muito mais fácil continuar a aprender sobre como montar uma imobiliária de sucesso.

 

Como montar uma imobiliária de sucesso

Agora que você já sabe da importância da busca pelo conhecimento e do primeiro passo teórico, precisa também entender como funcionarão os próximos passos sobre como montar uma imobiliária.

Depois de entender um pouco mais sobre o ramo e como você pretende se apresentar, é fundamental que você crie um plano de negócios (o SEBRAE pode ajudar muito nesse ponto). Muito antes de existir o negócio físico com toda a estrutura, é necessária consistência e firmeza na estrutura interna da empresa.

Dessa maneira, seu empreendimento já estará muito bem administrado, antes mesmo de iniciar visivelmente ao público.

E estar bem administrado, entre outras coisas, significa ter por trás um gestor de sucesso. Bons gestores são aqueles que se comprometem a desempenhar seu trabalho da melhor maneira, entregando o melhor serviço possível ao cliente e sabendo da importância que ele tem.

Estude sobre o ramo imobiliário, sobre o ramo empresarial, seja confiante assumindo riscos com responsabilidade e preze sempre pela organização.

Lembre-se sempre que o marketing boca a boca é um dos mais eficientes, e cliente satisfeito nunca volta sozinho. Assim como clientes insatisfeitos também não guardam seu descontentamento para si.

Dito tudo isto, vamos agora aos passos sobre como montar uma imobiliária:

Cuide dos seus funcionários

Mantenha-os sempre atualizados e com serviço padronizado. Treinamento de pessoal é fundamental para o crescimento da empresa.

Invista em marketing digital

Divulgação no ramo imobiliário é fundamental. Use ferramentas e técnicas a seu favor, mantendo seu negócio sempre em evidência. Esteja sempre online com um site especializado no mercado imobiliário e nas redes sociais.

Esteja em conformidade com a legislação vigente

Procure estar de acordo com as exigências das leis brasileiras, portando todos os documentos necessários para abrir sua imobiliária: CNPJ, CRECI, Contrato Social, Inscrição Estadual e Alvará da Prefeitura.

Planeje as suas finanças

Evite surpresas desagradáveis no futuro com custos inesperados e dívidas desnecessárias. Faça contas, crie planejamentos, procure conhecer os possíveis gastos que o seu tipo de imobiliária pode ter e coloque tudo dentro do seu orçamento. Todo negócio precisa se adaptar às possibilidades do empreendedor, ou o fracasso está certo.

Contrate a melhor equipe e consiga a melhor localização: Não necessariamente os melhores do ramo e nem a melhor localização da cidade, mas que sejam equipes e locação ideais para o seu público. Que a pessoa que procura pelo seu negócio, tenha facilidade em encontrar o local e fluidez ao se comunicar com a equipe, que saiba como agir e o que oferecer.

A tecnologia também é sua aliada para ter uma imobiliária de sucesso

O investimento digital sempre tem por objetivo otimizar tempo e melhorar resultados. Você pode ganhar muito mais tempo para se dedicar a outras áreas da sua imobiliária se deixar a organização e alguns planejamentos por conta de softwares especializados nesse nicho. Eles ajudam no fechamento de contratos, emissão de boletos e gestão de contatos, por exemplo. São excelentes investimentos e com retorno garantido.

Para isso, um bom sistema de gestão específico para imobiliárias pode ser aliado de uma imobiliária de sucesso. Assim, gestores podem integrar informações de diferentes áreas em um único sistema, tornando os processos internos mais ágeis e facilitando a tomada de decisões.

Outro investimento essencial é em um CRM imobiliário para que as imobiliárias consigam acompanhar as constantes mudanças do mercado, impulsionadas pela transformação digital. Diante dos novos hábitos de compra dos consumidores, é preciso estar disponível para prestar um atendimento de qualidade em qualquer etapa da jornada do consumidor – acompanhando de perto prospects e clientes desde o momento do atendimento inicial até o fechamento do negócio. Ao direcionar as estratégias da imobiliária com foco total nos clientes, mais facilmente conseguirá converter este contato em venda quando ele estiver disposto a fechar negócio.

Como a negociação de imóveis é considerada uma venda mais complexa cercada de expectativas e dores, o desafio é ainda maior para converter prospects em clientes. Afinal, não basta apenas intermediar as negociações relativas à compra, venda e aluguel de imóveis. Para se destacar no mercado é necessário se aproximar do seu público, oferecendo soluções adequadas para seus desejos e necessidades.

 

Conclusão

Parabéns! Você começou a desejar dar os primeiros passos e descobriu como montar uma imobiliária. Mas o trabalho ainda não começou. É preciso muito estudo e dedicação para estar sempre atento às novidades do ramo e para entregar sempre o que tem de mais novo e melhor para todos os clientes.

Mas, como já foi dito nesse artigo, é um negócio que além de valer muito a pena, traz satisfação para os que optam por seguir no caminho.

Então, agora é com você. As dicas já foram dadas, os primeiros passos começam pelo planejamento. Colocar tudo no papel já é a primeira decisão, é onde sua imobiliária começa.

Procure também por serviços de qualidade e parceiros que te ajudem não somente em como montar a sua imobiliária, mas em fazer dela um grande negócio de muito sucesso.

One comment

Leave a Comment
  1. Reply

    Recomendo a imobiliária alto padrão de balneário Camboriú muito séria que acabo de fechar negocio: http://www.conectaimoveisbc.com.br
    Casas, terrenos, apartamentos, empreendimentos na planta (litoral catarinense) este site é o melhor!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco