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Plantão de vendas de imóveis: Estratégias para atrair mais clientes para sua imobiliária em 2023

O planejamento e a execução de um plantão de vendas de imóveis devem priorizar a experiência do cliente.

Afinal, se o objetivo é atrair a atenção de potenciais interessados, é necessário que o ambiente seja acolhedor e seguro, para que o cliente se sinta confortável e à vontade para comprar.

De acordo com a Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário, o valor total de vendas de imóveis apenas na capital paulista totalizou R$ 33,7 bilhões em 2022, um indício de que o mercado está aquecido.

Mas o que fazer para atrair mais pessoas para os estandes de vendas? Como deve ser a preparação da equipe e dos corretores? Como fazer um plantão de vendas?

A seguir você entenderá como funciona, continue lendo!

O que é um plantão de vendas de imóveis?

O plantão de vendas é uma oportunidade para mostrar ao público os projetos de imóveis de uma construtora.

Os corretores e as imobiliárias apresentam maquetes, modelos e decorações para potenciais clientes.

Quando há uma parceria entre a imobiliária e a construtora, isso contribui para aumentar a confiança dos interessados, tornando o estande de vendas um convite para conhecerem os imóveis.

Dessa forma, é possível fechar bons negócios que podem estar na planta ou em andamento.

Portanto, o plantão de vendas tem por objetivo aumentar as vendas de imóveis ao reunir vendedores e compradores interessados, que discutirão diretamente os detalhes das propriedades.

Entenda as regras de plantão de vendas de imóveis

A organização do plantão é essencial para garantir um bom atendimento aos visitantes.

Para isso, é preciso definir os horários dos turnos, bem como organizar a equipe para o atendimento.

É indispensável também que os corretores estejam sempre pontuais e façam rodízio. Inclusive, a empresa pode fazer um sorteio para definir quem vai atender cada cliente de acordo com a ordem de chegada.

Além disso, o rodízio pode ser aplicado também nos atendimentos telefônicos.

Os plantões de vendas podem ser imprevisíveis, pois alguns clientes podem comparecer para saber o valor do imóvel para já fechar uma compra, enquanto outros desejam conhecer o imóvel já decorado apenas por curiosidade.

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Dicas para plantão de vendas de imóveis

Horários de atendimento

O primeiro passo é determinar quantos profissionais de vendas serão necessários para atender no plantão. Para isso, deve-se levar em consideração a quantidade de pessoas que visitam o local durante o horário de plantão.

Depois disso, o próximo passo é estabelecer os horários de atendimento.

Haverá um horário de início e término, além dos horários de almoço e descanso dos vendedores.

Planejamento com os corretores

O planejamento deve detalhar as metas a serem alcançadas, os processos necessários e o alinhamento da comunicação.

As metas podem ser, por exemplo, em relação à quantidade estimada de imóveis a serem vendidos.

Em seguida, é necessário definir os processos que serão utilizados para alcançar as metas, como a preparação de materiais de marketing e a criação de estratégias de vendas.

Treinamento da equipe

Há uma série de técnicas e ferramentas para ajudar o seu time a crescer e desenvolver o conhecimento em vendas de imóveis em um plantão.

Qual é o nível de conhecimento de cada membro da equipe? Quais são os pontos fracos e fortes do corretor de plantão?

Uma opção é fornecer material de treinamento para que a equipe se familiarize com os métodos de negociação.

Foco na experiência do cliente

No plantão de vendas de imóveis, é importante entender as necessidades e desejos do seu cliente antes de iniciar o processo de vendas.

Esta é a primeira etapa para se criar uma conexão verdadeira e garantir que ele se sinta confortável durante todo o processo.

O ideal é que os corretores entendam o perfil do cliente, para ter uma melhor compreensão do que esperam no atendimento. Isso também ajudará na personalização do serviço.

Tecnologia para otimizar procedimentos

A tecnologia CRM pode ajudar a aumentar a eficácia em um plantão de vendas de imóveis, fornecendo dados valiosos e facilidades que permitem aos profissionais alcançarem resultados melhores.

Por exemplo:

  • Análises de dados avançados para obter insights sobre o público-alvo: esses dados podem ajudar os profissionais a entenderem melhor quem está interessado em seus imóveis e quais são os melhores meios de atraí-los.
  • Painéis de controle personalizáveis para melhorar a produtividade: permitem visualizar facilmente o progresso das vendas, o desempenho dos vendedores e todos os outros aspectos das transações.
  • Acompanhamento de leads para melhorar a conversão: é possível monitorar os leads e identificar quais estão prontos para serem convertidos em vendas.
  • Recursos de automação para simplificar as tarefas manuais: permitem que os profissionais automatizem tarefas repetitivas e simplifiquem processos, o que aumenta a eficácia do plantão de vendas.

Como atrair visitantes para a imobiliária no plantão de vendas?

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas para a estratégia de marketing digital que as  imobiliárias podem utilizar nas semanas que antecedem o plantão de vendas de imóveis.

São inúmeros os benefícios, como:

  • o aumento do conhecimento sobre a marca;
  • a fidelização do cliente;
  • o envio de conteúdo relevante para o seu público-alvo;
  • a possibilidade de segmentar conteúdos específicos para cada grupo de destinatários.

Instagram

O Instagram é uma excelente ferramenta de marketing para imobiliárias. Então, confira  algumas dicas para ajudar você a atrair mais visitantes para o seu plantão de vendas:

  • Tenha um perfil profissional: Certifique-se de usar uma foto de perfil profissional e forneça informações relevantes sobre a imobiliária.
  • Poste conteúdo relevante: Compartilhe postagens informativas e úteis sobre o negócio e sobre o mercado imobiliário.
  • Interaja com outros usuários: Utilize o Instagram para conversar e compartilhar informações com proprietários de imóveis, corretores e consumidores.
  • Use anúncios patrocinados: Coloque anúncios patrocinados para promover seus negócios e aumentar suas chances de atrair visitantes para o plantão de vendas.
  • Crie uma hashtag: É possível criar uma hashtag exclusiva e promovê-la para que as pessoas encontrem seus conteúdos sobre o plantão de vendas.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de marketing que direciona os clientes em potencial para o seu negócio de forma a prospectar, gerar leads e, por conseguinte, converter em vendas.

Atrair visitantes para o plantão de vendas de imóveis pode ser um desafio, especialmente quando se trata de um negócio local.

Porém, com o Inbound Marketing, você pode criar conteúdo relevante para seu público, estabelecer uma presença online eficaz e se destacar da concorrência.

Então, uma boa estratégia de conteúdo é essencial para atrair mais pessoas.

Por exemplo, você pode ter um portal com dicas de compra de imóveis e fornecer conteúdo educativo sobre assuntos relacionados ao setor imobiliário.

E, por fim, entre as ideias para plantão de vendas no Inbound Marketing, há outros canais como o Instagram e o e-mail marketing, que já mencionamos, além do Tik Tok e do Youtube.

Agora você já sabe como atrair mais clientes para o plantão de vendas de imóveis.

Conheça o CRM da Widesys, a tecnologia que vai otimizar os seus processos de vendas!

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