O plantão de vendas é uma ótima oportunidade para impulsionar as negociações da imobiliária, reaquecendo a carteira de clientes, retomando contato com os mais antigos.
Com essa prática, é possível obter melhores resultados de relacionamento com o público e aumentar as vendas de imóveis.
Acompanhe a seguir como aplicar essa estratégia, quais recursos utilizar para manter novos clientes, bem como técnicas de fechamento para aumentar as vendas. Boa leitura!
O que é um plantão de vendas?
Para chamar a atenção da audiência, é essencial planejar uma estratégia de vendas eficiente.
Algumas imobiliárias, por exemplo, gostam de utilizar essa tática para divulgar lançamentos ainda vendidos na planta.
Nesse cenário, o público tem acesso a unidades decoradas, maquetes e imagens ilustrativas. Aqui, é vantajoso utilizar algumas ferramentas para reter clientes e superar metas de visitação.
Muitos corretores acreditam que o plantão de vendas já não é tão eficiente atualmente, visto que só precisam aguardar a visita dos clientes, em tese.
Porém, com ações de planejamento, pode-se determinar o que os profissionais farão durante o plantão, garantindo melhores resultados.
Principais benefícios de um plantão de vendas
Um plantão pode ser encarado como uma oportunidade para implementar novos modelos de atendimento. Afinal, os corretores estão longe do ambiente tradicional da imobiliária.
Assim, é possível adotar novas práticas de relacionamento com o cliente, aprimorando o desempenho do time. As grandes vantagens disso incluem:
- movimentar a carteira de clientes que estava parada;
- retomar o contato com clientes antigo e compradores em potencial;
- fortalecer a rede de contatos profissionais e melhorar o networking;
- aprendizagem de técnicas de venda eficientes;
- atualizar as redes sociais do negócio.
Como atrair clientes para stand de vendas de imóveis
Veja a seguir, algumas dicas que reunimos para você conseguir atrair mais clientes para o plantão de vendas da sua organização.
Aprimore sua presença digital através do Inbound Marketing ou Marketing Digital
Em um plantão de vendas, utilize o Inbound Marketing e o Marketing Digital Imobiliário para fortalecer a presença digital da empresa.
Crie conteúdos relevantes para o público, relacionados com os produtos que estão disponíveis nos stands. Também é válido:
Aproveitar o poder do e-mail marketing
Ações de e-mail marketing são excelentes para reter a atenção do público em um plantão de vendas.
Você pode usar ferramentas que possibilitam o envio de e-mail para uma lista de contatos. Por exemplo: envie oportunidade de imóveis que estarão no stand para aqueles que já demonstraram interesse.
Com um sistema de gestão imobiliária, é possível atrair essa lista de contatos para o Mailchimp — ferramenta de e-mail marketing — e, a partir disso, escolher um modelo de e-mail.
Atraia a atenção dos clientes com chamadas que convidem o leitor para uma ação, como clicar em um link para receber descontos.
Utilizar as redes sociais, como o Instagram
Caso a sua imobiliária já tenha um perfil profissional no Instagram, não deixe de convocar audiência para comparecer ao stand de vendas.
Por meio dos Stories, o alcance de clientes antigos é maior, além de atingir leads que ainda não compraram imóveis.
Investir no tráfego pago, como anúncios no Facebook
Uma boa estratégia de marketing também envolve anúncios pagos no Facebook. Essa é uma forma de alcançar um público maior de interessados, que escaparam do alcance orgânico.
Um anúncio pode levar os contatos diretamente para o atendimento no Whatsapp Business, por exemplo.
Você também pode utilizar os anúncios para impactar pessoas que estarão próximas do local do plantão de vendas.
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Invista também em Outbound Marketing
Outra estratégia que não pode ficar de fora em um plantão de vendas é o Outbound Marketing. Na prática, consiste no tradicional marketing offline.
Apesar de útil para o sucesso do plantão, o Outbound não pode ser o principal meio de divulgação da empresa, pois se trata de um recurso caro e menos direcionado.
É interessante usá-lo, por exemplo, quando as ruas ao redor do stand possuem um bom fluxo de pessoas. Nesse caso, vale a pena investir na confecção de placas, folders.
Para que tudo funcione, preste atenção no posicionamento das placas; devem estar em pontos movimentados e no caminho para o ponto de vendas.
Quanto ao material impresso, ele pode ser distribuído nos sinais de trânsito, próximo de shoppings centers ou comércio das redondezas.
Como fazer um plantão de vendas?
Saber como vender em um plantão de vendas não é nada simples. Além das estratégias citadas acima, há outras dicas que pode ser seguidas para elevar as chances de venda:
- faça um planejamento das atividades a serem realizadas no evento;
- entenda o cliente e registre suas necessidades e motiva;
- aposte no relacionamento com o público antes do plantão;
- aproveite os momentos de silêncio do plantão para revisar ou produzir conteúdo para as redes sociais.
Como funciona a roleta de corretores?
Em um plantão de vendas de qualquer imobiliária, os corretores devem permanecer no local de vendas por um tempo determinado, a fim de mostrar os novos empreendimentos.
Nesse aspecto, há o rodízio ou sorteio para selecionar a ordem dos corretores a ficarem no plantão.
Boas práticas e técnicas de vendas para alcançar o fechamento
Atrair clientes é um trabalho, mas reter possíveis compradores é outro. Conheça abaixo como fazer com que os visitantes do seu plantão se tornem clientes ativos.
Entenda bem o seu produto
Oferecer um produto e destacar todas as suas vantagens, envolve conhecê-lo em detalhes. Desse modo, estude a ficha dos imóveis, analise a planta, pesquise a localização e outras informações relevantes sobre o empreendimento.
Lembre-se que estará apresentando não só um bem ao cliente, mas algo que impactará em sua qualidade de vida.
Passe uma boa imagem pessoal
Todos os profissionais responsáveis por receber os clientes representam a boa imagem da imobiliária. Dessa forma, corretores, gestores e outros funcionários precisam cuidar do modo como se apresentam ao público:
- tenha atenção com o vestuário: aposte em trajes que transmitem seriedade aos clientes. Se houver uniformes da imobiliária, não deixe de usá-lo. Mantenha os cabelos arrumados, unhas feitas e outros cuidados importantes;
- utilize o vocabulário adequado: caso a política da imobiliária seja usar a linguagem formal, atenha-se a essa regra. Mas, se a empresa for mais despojada, é possível adotar mais flexibilidade. Avalie as características do cliente para se adaptar;
- mantenha a boa postura: mantenha uma postura amigável, educada e disponível. Eventos do tipo costumam ser cansativos, mas é fundamental se mostrar acessível aos clientes o tempo todo. Analise a receptividade do público e mude a estratégia se necessário;
Retenha o visitante no plantão de vendas
Cada cliente que visita o stand de vendas deve se sentir especial. Por isso, trate-os como se fosse uma visita querida que acaba de chegar à sua casa. Ofereça café e lanches, apresente a maquete e faça um tour pelo espaço.
Escute com atenção suas necessidades e o faça sentir-se bem. Seja gentil e solícito, mas sem exageros e nem pressa. Cada visitante é uma oportunidade de venda, por isso, jamais demonstre desânimo ou cansaço.
Conte com uma ferramenta confiável
Para facilitar e otimizar a gestão imobiliária, conte com um CRM imobiliário. Esse sistema pode ser utilizado para registar informações valiosas sobre os visitantes, bem como ajudar no relacionamento com potenciais clientes que ainda não fecharam uma compra.
Aposte no fechamento direto
Essa é uma estratégia que requer atenção aos detalhes e sutileza. O corretor precisa identificar sinais de que o cliente está satisfeito com as características do imóvel.
Em caso positivo, é possível acelerar o fechamento da venda, perguntando ao cliente se o imóvel consegue atender suas necessidades. Lembre-se que tudo precisa ser feito naturalmente, como se estivesse encerrando uma conversa.
Divulgue vantagens específicas
Na possibilidade de haver algum benefício específico na compra do imóvel, destaque essas informações para o cliente. Condições de pagamento diferenciadas ou prazos de descontos, por exemplo, merecem atenção.
Apresente sugestões diretas
Essa estratégia é válida para conquistar clientes que pareçam inseguros em tomar a decisão de compra. Nesse cenário, o corretor pode fazer uma sugestão direta que facilite o processo, como indicar que determinado imóvel combina com o perfil do cliente.
Conheça o software imobiliário da Widesys: o melhor sistema para gestão imobiliária!
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu sobre o plantão de vendas, como realizar, quais as melhores técnicas de vendas. Lembre-se de fazer um planejamento adequado para o sucesso do evento.
Além disso, não se esqueça de utilizar um software de gestão imobiliária para facilitar a organização do plantão, como o da Widesys!