O mercado mudou muito e continuará mudando para sempre, mas, como pudemos observar, a universo digital está em constante expansão. Marcas estão investindo pesado em suas mídias digitais para cada vez mais se conectar com o público e entender como melhorar a imagem do seu negócio.
Empresas dos mais diversos ramos estão investindo cada vez mais em comunicações através das redes sociais e estão obtendo resultados muito satisfatórios.
Nesse artigo vamos explicar o que pode ser feito no marketing imobiliário. Suas características, como acertar na comunicação e tudo que envolve essas estratégias de comunicação.
Por isso, acompanhe esse artigo até o final e confira o que você pode fazer para melhorar a imagem do seu negócio!
O que é marketing imobiliário e como melhorar a imagem do seu negócio
O Marketing Imobiliário é o campo focado em divulgar negócios, fortalecer marcas e criar conexões entre empresas do ramo imobiliário e o público desse setor.
De forma objetiva, as estratégias e ações podem ajudar a promover imóveis e oportunidades de negócio, para então atrair pessoas interessadas na compra ou aluguel de imóveis.
Nesse trabalho, há uma série de obrigações nas tarefas de Marketing, todas projetadas e adaptadas ao setor imobiliário, naturalmente. Assim, na rotina do Marketing Imobiliário, as tarefas consistem em:
- desenvolver anúncios de divulgação de imóveis e empreendimentos;
- definir estratégias de atração de possíveis interessados;
- desenvolver um relacionamento sólido e mantê-lo com os clientes;
- prestar suporte ao consumidor, no pré e pós-negócio;
- criar uma experiência de compra e contratação completa e satisfatória;
- revisar estratégias de Marketing sempre que possível.
A partir dessas bases, um trabalho de Marketing Imobiliário conseguirá ter sucesso no suporte a imobiliárias, construtoras e outros tipos de negócio do setor.
Não é uma forma totalmente diferente de se fazer Marketing, mas sim uma adaptação ao mercado em questão, garantindo suporte a todas as necessidades específicas que ele impõe.
O mercado imobiliário viveu uma verdadeira montanha-russa no Brasil nos últimos anos, muito impactado pelas seguintes crises econômicas vividas em diferentes momentos do país.
Ainda assim, o setor é um dos que mais mostra capacidade de recuperação, o que pode ser visto em um simples passeio pelas grandes metrópoles do Brasil.
A cada dia, novos empreendimentos são iniciados, vendendo imóveis ainda nas plantas para futuros proprietários.
São várias as construtoras trabalhando a todo vapor em apartamentos de condomínios, casas, salas comerciais e várias categorias de propriedades. Consequentemente, o resultado mais visível é o aumento do nível de competitividade no setor.
Para se destacar é preciso investir em divulgação, fortalecimento de marca e relacionamento com o público, tudo que o Marketing Imobiliário pode oferecer.
Para continuar ativo no setor imobiliário atualmente, é necessário trabalhar a imagem da empresa e garantir que ela saia na frente das concorrentes de mercado.
Algumas das principais estratégias para entender como melhorar a imagem do seu negócio
Faça um site otimizado e voltado para conversões e entenda como melhorar a imagem do seu negócio
Um site bem organizado é essencial para qualquer negócio. No entanto, é necessário, para um maior sucesso, que ele seja focado nas conversões. É muito importante que o site não seja apenas recheado com muitos assuntos e informações, mas que, principalmente, leve o cliente a entrar em contato com a empresa.
Use bastante as redes sociais
As redes sociais devem fazer parte do marketing das imobiliárias e construtoras. Ter perfis nesses locais garante presença constante junto ao consumidor. No entanto, é importante que as postagens sejam interessantes, garantindo que as pessoas tenham uma experiência atraente e satisfatória.
Monte uma estratégia para seus e-mails
O e-mail marketing, que ocorre entre uma empresa e seus contatos ou clientes, é ainda muito utilizado em qualquer campanha. Eles ajudam no monitoramento de resultados, no entanto, muita gente tem dúvidas sobre o uso de e-mail diante de tantas outras ferramentas digitais.
Apesar de as redes sociais serem sempre muito utilizadas, o e-mail ainda tem muita força — visto que todos têm, pelo menos, um endereço eletrônico. Essa ferramenta ajuda bastante na divulgação e monitoramento, com disparos preestabelecidos no envio de e-mails.
Aproveite a força do Instagram
A quantidade de usuários ativos no Instagram é enorme e, por isso, esse é um excelente local para publicar fotos de imóveis e investir em marketing. Se você ainda não usa essa ferramenta, deveria começar a pensar no assunto.
O local se baseia, em especial, na utilização de fotos — o que cai como uma luva no segmento de imóveis. Ou seja, você pode fotografar os elementos de destaque em uma propriedade que deseja anunciar no seu perfil profissional, para venda ou locação.
Monte uma estratégia de Marketing Digital completa
Desenvolver uma estratégia de Marketing Imobiliário requer estudos, entendimento do mercado e a estruturação de um trabalho eficaz de divulgação e atração.
Além disso, manter boas práticas no atendimento e relacionamento com o cliente é essencial. Para providenciar isso tudo, é fundamental se planejar por etapas, garantindo um posicionamento de qualidade no mercado.
A seguir, veja como essa estratégia é criada, passando pela base essencial do Marketing aplicado ao mercado imobiliário.
Pense no seu público e Entenda o Mercado
Quem é o seu público? Antes de tudo, uma boa pesquisa e definição de persona é um trabalho preciso que ajuda a definir o consumidor médio de serviços imobiliários.
Sua empresa saberá quais são as aspirações dessas pessoas, o que elas esperam da sua empresa e como preferem ser tratadas em um relacionamento com uma prestadora de serviços.
Quando você entende seu público, toda sua estratégia de Marketing passa a ser direcionada de maneira mais precisa, ou seja, moldada às expectativas e desejos desse consumidor. As chances de ter sucesso aumentam consideravelmente dessa forma.
O mercado imobiliário tem suas particularidades, assim como qualquer outro. Para saber como fortalecer a sua marca e divulgar melhor os imóveis, é essencial conhecer a fundo todos os tipos de propriedade, as questões legais e burocráticas relacionadas a contratos de compra, venda e aluguel, entre outros pontos. Esse é somente o ponto de partida desse setor.
Conclusão
Investir nas mídias digitais podem fazer com que sua empresa tenha muito mais mercado para explorar e chegue a um número muito maior de pessoas. Por isso, não perca mais tempo e comece agora mesmo a traçar a sua estratégia digital.
Como você pode perceber, a grande maioria dos negócios imobiliários são fechados através das redes sociais. Esteja preparado para essa nova onda do mercado!