Marketing Imobiliário – Engana-se quem pensa que trabalhar com imóveis se resume a anuncia-los. Para que essa chamada seja efetiva, e para criar laços verdadeiros com clientes, além de atrair potenciais clientes, é preciso utilizar um bom marketing imobiliário.
Esse marketing imobiliário é capaz de transformar qualquer chamada em algo impossível de ser ignorado, transformando o trabalho do corretor de maneira positiva.
Com técnicas simples, mas muito importantes e que não devem ser ignoradas, é possível aumentar consideravelmente o alcance do seu público e as chances de efetuar uma venda ou locação de imóvel.
Entenda melhor como e quais são essas dicas com a leitura desse texto.
Por que investir em marketing imobiliário?
O marketing imobiliário, nada mais é do que uma versão do marketing voltada para o mercado imobiliário, então seu potencial é muito maior.
Por quê?
O marketing é uma ferramenta que é capaz de atrair pessoas, converter pessoas completamente desinteressadas em um assunto em clientes fiéis, dentre tantas outras características, e por isso recebe altíssimos investimentos das empresas.
Existe marketing para todo o tipo de público, com todas as abordagens, e para todos os bolsos. Até mesmo quando um cliente termina uma transação e se sente satisfeito, e indica o seu trabalho a um amigo, já é uma estratégia de marketing.
O marketing boca a boca, inclusive, é um dos mais efetivos e provavelmente o que nunca será extinto no meio.
Mas, o que tem de diferente no marketing imobiliário?
A resposta é extremamente simples. Se o marketing convencional tem o poder de atrair pessoas, o marketing imobiliário tem o poder de atrair possíveis clientes, além de manter a fidelidade de outros já conquistados.
Por isso, ele é tão essencial, pois utiliza todas as técnicas já voltadas para o ramo imobiliário em união com todas as melhores ferramentas do marketing.
Em outras palavras, investir em marketing imobiliário significa investir no crescimento do seu negócio.
Dicas para o seu negócio imobiliário
A partir de agora, você terá acesso a algumas dicas de marketing imobiliário, que irão fazer toda a diferença para o seu negócio.
Com elas, você poderá melhorar seu alcance e sua conversão, confira:
Tenha um site com o intuito de converter
Como a venda não é uma ação isolada, mas um processo com etapas, é importante que você respeite cada uma dessas etapas.
Por isso, inicialmente, o ideal é criar um site que esteja voltado para conversão.
Primeiramente, você deverá se preocupar em converter os visitantes em leads, que são os potenciais clientes, e posteriormente, os leads em clientes efetivos.
Para conquistar essa conversão, é preciso oferecer um site limpo, objetivo e responsivo.
Em outras palavras, para que seus visitantes tenham interesse no seu conteúdo a ponto de fornecer alguma informação pessoal como e-mail, por exemplo, você precisará oferecer um site que ele entenda.
Um site responsivo é aquele que abre em qualquer dispositivo com a mesma qualidade, e um site intuitivo é aquele fácil de mexer, que apenas olhando os ícones e os títulos, o visitante consegue alcançar seu objetivo.
As pessoas hoje em dia tem pouco tempo, então quanto mais você puder facilitar a vida delas, melhor. Sites simples cumprem muito bem o seu objetivo.
Utilize inbound marketing no seu processo de vendas
De maneira resumida, o inbound marketing é um método do marketing, que oficializa o primeiro contato do cliente.
Ou seja, ele agrega valor desde o início, quando o possível cliente é apenas um visitante do seu site.
Você poderá utilizar:
- Primeira etapa: atração de visitantes ao seu site, blog, rede social, etc.
- Segunda etapa: conversão desses visitantes em leads
- Terceira etapa: fechamento de vendas
- Quarta etapa: transformação dos clientes em promotores da marca
Se torne uma autoridade no assunto
Para conquistar a confiança das pessoas, é preciso demonstrar interesse e conhecimento a respeito do assunto que você aborda.
Então, para que um cliente ou potencial cliente possa fechar uma venda, e propagar a sua marca para outras pessoas, você precisa ter as respostas para as perguntas dele, e as soluções para os seus problemas.
Quando você se torna uma autoridade, se torna também uma referência no assunto, e pode atrair muito mais pessoas interessadas e que estarão confiantes no seu trabalho.
Esteja sempre presente nas redes sociais
Produza conteúdos exclusivos, responda comentários de pessoas que tenham dúvida, mostre seus produtos online.
Esteja onde o seu público está, e conquiste a atenção dele.
Pense como o seu público
Ninguém te conhece melhor do que você mesmo, certo? Então, partindo dessa ideia, uma boa estratégia de marketing imobiliário é se colocar no lugar do seu público alvo.
Apresente seus produtos de forma que seus clientes entendam, e com a utilização de ferramentas, se for preciso.
Um exemplo de algo assim é o uso de técnicas 3D para mostrar como um imóvel ficará desde a planta até o projeto final em realidade virtual. Isso poderá ajudar pessoas que têm dificuldade em visualizar os imóveis.
Além disso, também é importante se antecipar nas dúvidas e curiosidades que eles possam ter, e responder da melhor maneira possível com projetos e imagens atrativas.
Crie um programa de recomendações
O marketing boca a boca, como já foi citado anteriormente, é um dos mais efetivos e jamais sairá de moda.
Sendo assim, por que não usá-lo a seu favor?
Crie um programa de recomendações, onde as pessoas poderão ganhar recompensas ao indicar o seu serviço.
As chances de conquistar potenciais clientes com a recomendação de alguém que já se beneficiou do seu trabalho são ainda maiores. Invista nisso.
Utilize plataformas imobiliárias
Esteja presente também nas plataformas imobiliárias. Elas são uma ponte importantíssima entre compradores, locatários e proprietários, e podem facilitar muito a sua vida.
Você pode utilizar, dentre outros:
- ZAP Imóveis
- VivaReal
- ImovelWeb
Analise seus resultados
Selecione as métricas mais importantes para avaliação dos seus resultados, e tome decisões a partir delas.
É importante manter sempre atualizados os dados a respeito das suas ações nas redes sociais, para que você saiba onde mudar e o que melhorar.
Revise sempre suas estratégias
Observe sempre os seus resultados, e esteja sempre a um passo a frente não só da concorrência, mas de si mesmo.
Procure sempre aperfeiçoar os seus métodos e melhore seus resultados gradativamente, sempre que possível.
Utilize ferramentas da internet
Utilize todas as ferramentas possíveis, como redes sociais, site, blog e até e-mail marketing.
São estratégias que demandam tempo, e que exigem um pouco de estudo, mas que valem a pena e aumentam consideravelmente suas chances de conversão e venda.
A utilização das técnicas de marketing imobiliário tem o poder de abrir novos caminhos, além de transformar qualquer negócio imobiliário, do menor ao maior, em um ponto possível e visível entre os clientes.
Por isso, é tão importante investir em estratégias que melhorem esse marketing, e que transformem seu trabalho em resultados positivos.
Além disso, saiba como o Google Meu Negócio pode ser uma ótima ferramenta para a visibilidade do seu negócio.