Se liga nas dicas de como melhorar a comunicação cliente imobiliária. Se você deseja crescer no ramo, e criar laços fortes com sua audiência, é preciso estar em constante busca.
Com algumas dicas simples, mas importantes, você será capaz de agradar seus clientes, e melhorar sua comunicação com eles de maneira considerável.
Essa busca pela melhora é importante, pois vivemos um momento em que quanto mais as empresas investem em conexões verdadeiras com seus clientes, maiores são suas chances de conversão e fidelização.
Para descobrir como melhorar a comunicação cliente imobiliária, continue com a leitura do artigo até o final!
Por que melhorar a comunicação com o cliente?
É fundamental que o corretor preze por encontrar novos meios, para sempre melhorar a comunicação entre cliente imobiliária, e o motivo é muito simples.
Para explicar melhor, vamos ao exemplo.
Você, corretor acabou de apresentar um imóvel excelente para um cliente, que já na primeira visita demonstrou interesse e resposta positiva: ele quer comprar esse apartamento!
Então, você feliz com a decisão, entra em contato com o proprietário e pede todos os documentos necessários para efetuar a compra.
Ele pede alguns dias para você, não explica o motivo com clareza, mas pede que você retorne em breve.
Você aguarda, pois foi o que ele pediu, e na ligação ele avisa que não vai poder vender a casa, pois surgiu um imprevisto que o fez desistir.
Nesse momento, você um pouco sem graça, entra em contato com o possível comprador que já estava com tudo planejado para a compra.
Ele se sente mal por ter perdido o imóvel que desejava, e com razão, e mais ainda por ter perdido tempo, enquanto poderia estar negociando outro imóvel com outra pessoa.
Ainda que, nesse exemplo o problema tenha sido gerado pelo proprietário que não avisou antes sobre a possibilidade de desistência da venda, o cliente não irá focar no proprietário, mas em você, que foi o intermediário da negociação, com quem ele teve contato direto.
Com esse exemplo, fica evidente a importância de uma boa conexão entre cliente e imobiliária, e como é fundamental que esta comunicação aconteça da forma mais clara e objetiva possível.
Afinal de contas, nenhum corretor quer ficar mal visto por um cliente por falta de comunicação, não é mesmo?
Possíveis falhas de comunicação
Para que você compreenda a importância de buscar maneiras de melhorar a comunicação cliente imobiliária, vamos falar um pouco sobre as falhas que podem prejudicar o seu negócio.
No exemplo citado acima, o caso era crítico e extremo, mas pode ocorrer. Imagine que esse cliente frustrado com o corretor, faça uma publicação nas redes sociais expondo seu nome?
Isso prejudicará, com toda a certeza, a sua imagem no mercado.
Além disso, ainda existem outras falhas de comunicação que podem atrapalhar a vida do corretor.
Uma delas está na demora em responder e-mails, por exemplo.
É possível perder clientes que desejam vender seus imóveis, mas acabam escolhendo o corretor que responde mais rápido às suas solicitações.
Outro problema de comunicação, que pode até mesmo gerar processos jurídicos, ocorre quando há disputas e dívidas que não são informadas ao comprador, que podem ser de IPTU atrasado, por exemplo, entre outras.
Nesse caso, como o comprador passa a se tornar o dono do imóvel, e consequentemente da dívida, ele pode ajuizar uma ação contra o corretor que mediou essa transação sem deixar essa informação clara.
Principais vantagens de uma comunicação eficiente
A busca pela melhora na comunicação cliente imobiliária não deve existir apenas para evitar problemas, precisa se tornar um hábito constante.
Uma das principais vantagens e motivos para iniciar essa busca pela melhoria da comunicação é de que a experiência do seu cliente será a melhor possível, e isso poderá influenciar diretamente na decisão de fechar o negócio.
Um cliente que compreende todo o processo de venda ou locação, que entende as cláusulas dos contratos, e que já tirou todas as dúvidas com você, terá um laço mais estreito contigo e será fidelizado por estar satisfeito.
As chances de fechar o negócio com você, e indicar mais clientes, repassando a satisfação que obteve para outras pessoas, é muito grande.
Por isso, é importante manter o foco contínuo em melhorar a comunicação cliente imobiliária.
Dicas para melhorar a comunicação com o cliente
Abaixo, você irá acompanhar algumas dicas fundamentais que irão auxiliar na melhora da sua comunicação.
Coloque-as sempre em prática, e sua evolução será constante:
Dica número 1 – Seja claro e objetivo
Antes de falar algo pessoalmente ou até mesmo online, leia a frase atentamente e somente depois a envie.
Qualquer tipo de frase que possa confundir o cliente com duplos sentidos ou com múltiplos sentidos poderá transformar a transação em algo com potencial para dar errado.
Então, seja o mais claro possível. Se há necessidade de apresentação de documento, fale sobre isso com clareza. Se há necessidade do cliente entrar em contato, diga de forma objetiva.
Tente não falar de maneira muito difícil ou que possa dar a entender outras coisas, pois qualquer informação compreendida de maneira errada irá atrasar ainda mais o fechamento do negócio.
Dica número 2 – Use uma linguagem apropriada
Quanto à linguagem apropriada, são duas categorias de clientes completamente diferentes, e que se você tratar um, como trata o outro, poderá ter grandes falhas de comunicação.
No caso de compradores para imóveis próprios e investidores, por exemplo.
Cada cliente apresenta uma necessidade e um problema, e consequentemente, uma solução que também seja única.
Dessa forma, é importante levar em consideração a necessidade de uma comunicação efetiva através e de uma linguagem apropriada para cada um deles.
Por isso, sempre estude o perfil do cliente, e esteja atento para criar novas estratégias sempre que necessário, para alcança-lo da maneira que ele irá entender.
Dica número 3 – Estabeleça uma ótima comunicação com seus clientes
Existem diversos tipos de canais de comunicação, e você pode e deve utilizar cada um deles como forma de aumentar sua capacidade de comunicação com seus clientes e aproximá-los cada vez mais.
Você pode utilizar:
- WhatsApp Business
- WhatsApp comum
- Telefone
- Redes sociais
E, em cada uma delas utilize uma abordagem específica para o seu cliente, sempre se atentando às dicas anteriores sobre ser objetivo e compreender qual é o perfil do cliente que você aborda.
Busque sempre novas alternativas de comunicação, para melhorar constantemente o seu atendimento, não permita que falhas afastem seus clientes de você.
Invista em sua carreira com as dicas para melhorar a comunicação cliente imobiliária, e alcance números cada vez maiores de conversão para a sua imobiliária!
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