Coronavírus no mercado imobiliário: Uma das perguntas mais realizadas entre corretores e proprietários de negócio, é: “e o coronavírus no mercado imobiliário”?
Considerando toda a falta de informação ainda sobre o assunto, e a situação em que o mundo inteiro se encontra, algumas perguntas acabam se tornando inevitáveis.
Porém, para conseguir respondê-las, é preciso mais do que curiosidade e sim um pouco de conhecimento à respeito de assuntos que já eram abordados antes da pandemia, como a utilização de tecnologia no mercado imobiliário por exemplo.
Se você deseja descobrir como utilizar essa tecnologia a seu favor em tempos de Coronavírus, continue com a leitura do artigo até o final!
Qual é tamanho do impacto do coronavírus no mercado imobiliário?
As projeções para o mercado imobiliário antes da pandemia causada pelo Covid-19 eram otimistas, e de crescimento para vendas de imóveis residenciais.
Porém, após a calamidade que o vírus trouxe para todo o mundo, também houve uma mudança brusca nos dados do mercado imobiliário.
Essas mudanças começaram a ser sentidas, já nos primeiros bimestres do ano, em países como Portugal e China, que apresentaram uma queda de 34,7% nas vendas.
No Brasil, o grupo Zap realizou uma pesquisa com 3.500 pessoas, que residem em regiões metropolitanas, alegaram em sua grande maioria (86%), que iriam adiar sua decisão de alugar ou comprar um imóvel.
Dentre elas, 64% alegou que irá esperar pelo menos sete meses até iniciar o processo de compra ou locação de um imóvel.
Profissionais da área afirmam ainda, que desde o início da pandemia, houve um aumento no número de cancelamento de negociações.
Além disso, ainda há outros dados a serem avaliados como atrasos de entregas, licitações, e etc.
Porém, especialistas afirmam que o futuro não será tão drástico quando as projeções demonstram.
Muitos deles acreditam que o Brasil tem potencial para se recuperar de toda a crise trazida pela pandemia, mas que os números otimistas que foram avaliados para acontecer em 2020, provavelmente só ocorrerão em 2021.
Uma boa notícia, e que pode sustentar essa teoria, é o anúncio da Caixa Econômica Federal de que terá R$ 43 bilhões ofertados em novas linhas de crédito, além de carência de 6 meses para pagamentos, tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.
Como trabalhar no mercado imobiliário em período de coronavirus?
Ainda que haja visões otimistas sobre o coronavírus no mercado imobiliário, que alegam que o setor vai ser um dos que mais vai crescer no pós pandemia, uma coisa é certa: o momento é de incertezas.
As pessoas não estão saindo de casa, então como apresentar imóveis à elas?
Para solucionar esse problema, esse artigo trouxe algumas soluções que poderão te ajudar a manter o seu trabalho em dia, mesmo em época de pandemia e muitas perguntas sem respostas:
Faça uso de tecnologias virtuais
Com o isolamento social, os corretores passaram a necessitar de trabalho exclusivamente home office, e para que ele seja proveitoso é preciso utilizar ferramentas que facilitem o processo.
Um bom exemplo disso é o uso de softwares especializados, que irão facilitar seu trabalho ao cuidar de temas, como:
- Pipeline de vendas, que irá realizar a separação entre vendas e locação;
- Funil de vendas, que irá acompanhar o cliente desde o seu primeiro contato, até o momento de efetuar concretamente a compra ou locação;
- Acompanhamentos dos concorrentes através de um ranking para auxiliar na definição de quais técnicas serão utilizadas para aumentar seu alcance e produtividade;
- Integração direta com canais de comunicação e redes sociais;
- Chat que esteja integrado ao software utilizado.
Além disso, você também pode e deve, contar com tecnologias que o ajudem a manter a organização, como softwares e aplicativos que façam:
- Consulta, cadastro e compartilhamento dos imóveis;
- Cadastro e consulta de toda a sua carteira de clientes;
- Gerenciamento do agendamento de visitas;
- Fechamento de contratos;
- Contratação de seguro obrigatório;
Defina suas atividades de maneira clara e precisa
Crie listas diárias, que irão auxiliar seu trabalho e evitar que você caia na tentação de se distrair, já que está em casa.
Essa é uma dica muito importante, pois de nada vale utilizar as melhores ferramentas, se o seu comprometimento não estiver à altura.
Defina então, suas prioridades diárias, e quais serão seus afazeres naquele dia.
Após isso, será muito mais fácil manter a concentração e as obrigações em dia, sem perder clientes por prazos ou problemas que possam vir a ocorrer.
Utilize todas as ferramentas possíveis de marketing digital
Considerando que nesse momento, será impossível manter um relacionamento físico com seus clientes, onde ocorrerão visitas aos imóveis e conversas mais diretas, investir em marketing digital é praticamente uma obrigação.
Uma das formas de driblar o coronavírus no mercado imobiliário é se mantendo ativo nas redes sociais, promovendo seu trabalho de uma outra maneira.
O marketing digital deve ser sempre uma opção para o corretor, mas em período de pandemia, ele deve ser seu maior aliado.
Utilize-o da melhor forma possível, crie um site ou um blog para expor seu conteúdo, e mantenha as pessoas interessadas.
Não fale apenas sobre vendas ou locações, encare a aquisição de um imóvel, por exemplo, como a realização de um sonho.
As pessoas sabem quando o corretor só tem interesse em vender, e isso é motivo suficiente para que elas não fechem negócio ou não continuem com a parceria em longo prazo.
Mantenha-as informadas então, sobre assuntos relacionados a imóveis, e seja útil a elas, com informações interessantes e presença de autoridade nas redes sociais, respondendo perguntas e falando sobre assuntos importantes.
Utilize ainda, ferramentas como técnicas de SEO para ranquear sua página no Google, e-mail marketing para conversão, dentre outras ferramentas que poderão ser de muita utilidade para você, e toda a sua equipe!
Assim como em outros ramos, o coronavírus no mercado imobiliário trouxe a grande necessidade de adaptação, e nesse caso, foi a tecnologia que se apresentou como a única solução possível.
Por isso, é muito importante estar ciente dos métodos favoráveis ao mercado e sobre como utilizar a tecnologia como ferramenta efetiva a seu favor!
E ainda, melhore seu posicionamento com essas 10 dicas de marketing imobiliário.