Você sabia que o marketing de conteúdo para mercado imobiliário pode ser uma poderosa ferramenta para atrair e nutrir leads?
Ele permite que as empresas adotem estratégias para se destacar e conquistar a atenção da persona.
De acordo com a Deloitte, no relatório Global Marketing Trends 2023, uma das tendências que prevalecem no marketing é o uso de novas tecnologias e plataformas digitais.
Neste artigo, você vai entender como a produção de conteúdo possibilita às imobiliárias trabalhar o funil de vendas para converter leads em clientes.
Acompanhe a leitura e descubra como impulsionar o seu negócio imobiliário!
O que é marketing de conteúdo para mercado imobiliário?
Se você quer entender qual o papel do marketing no mercado imobiliário, o marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair e reter potenciais clientes por meio da produção e distribuição de conteúdo.
O objetivo é estabelecer a sua marca como uma autoridade no mercado, para gerar confiança em relação aos seus futuros clientes.
Além disso, outro objetivo é gerar leads qualificados, pois esses têm maior probabilidade de conversão.
Para simplificar, o marketing imobiliário pode ser entendido como um jogo de xadrez.
Da mesma forma que um jogador de xadrez precisa pensar em várias jogadas adiante e antecipar as do adversário, o marketing imobiliário também exige visão estratégica e planejamento.
Marketing de conteúdo para mercado imobiliário: como aumentar vendas
Definição da persona
A persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal e tem como referência dados reais e comportamentais.
Ela ajuda a entender quais são as necessidades, desejos, dores e objetivos do cliente ideal, para criação de conteúdo personalizado.
Por exemplo, uma persona que deseja alugar um apartamento em Curitiba pode ser definida da seguinte maneira:
- Nome: Olívia
- Idade: 30 anos
- Estado civil: solteira
- Profissão: analista de marketing
- Renda mensal: R$ 5.000
- Hobbies: decoração, vida saudável, mobilidade urbana
- Objetivo: alugar um apartamento de dois quartos em Curitiba, próximo ao local de trabalho.
- Desafio: encontrar um imóvel com um valor que caiba no orçamento.
Com essa definição de persona , é possível criar conteúdos personalizados e utilizar o funil de vendas para cada fase, desde a conscientização do problema até a decisão de compra.
Funil de vendas
Para a compreensão sobre o que é marketing digital imobiliário, o funil de vendas é uma representação dos estágios pelos quais um cliente passa antes de realizar uma compra.
Ele é dividido em três etapas:
- topo do funil (conscientização do problema);
- meio do funil (consideração da solução);
- fundo do funil (decisão de compra).
Os conteúdos de topo de funil são aqueles que visam atrair pessoas que ainda não conhecem a marca. Eles são mais abrangentes.
Já os conteúdos de meio de funil são direcionados a pessoas que já demonstraram interesse, mas ainda não estão no momento certo da comprar. São conteúdos que ajudam a educar e aprofundar o conhecimento da persona.
E os conteúdos de fundo de funil são voltados para pessoas que já estão prontas para comprar.
Ou seja, fornecem informações mais detalhadas sobre os produtos ou serviços oferecidos, para conduzir à decisão de compra.
Alguns especialistas consideram também os conteúdos pós-venda, que são aqueles com a intenção de fidelizar os clientes.
Veja exemplos de conteúdos que podem ser produzidos no mercado imobiliário, divididos em topo do funil, meio de funil, fundo de funil e pós-venda:
Topo do funil
- Guia de bairros
- Artigo sobre as vantagens de morar em apartamentos
- Conteúdo sobre os melhores locais para se viver na cidade
- Guia para quem está procurando um imóvel
Meio de funil
- Artigo sobre as etapas da compra de imóveis
- Tour virtual de um imóvel
- Artigo sobre como escolher o imóvel ideal
- Conteúdo sobre as vantagens de comprar um imóvel na planta
Fundo de funil
- Depoimentos de clientes satisfeitos
- Artigo sobre financiamento imobiliário
- Conteúdo sobre mudança para novo imóvel
- Consultoria gratuita para escolha de imóvel
Pós-venda
- Artigo sobre manutenção de imóveis
- Programa de fidelidade divulgado por e-mail marketing
- Pesquisa de satisfação nas redes sociais
- Conteúdo sobre como investir em imóveis
Planejamento e produção de conteúdo
Você quer saber como fazer um bom marketing imobiliário?
O planejamento e produção de conteúdo envolve:
- definir objetivos;
- identificar a persona;
- definir os temas e formatos de conteúdo;
- criar um calendário editorial;
- produzir o conteúdo relevante de modo consistente.
Os conteúdos devem ser informativos, relevantes e úteis para a persona, além de serem produzidos com uma linguagem clara.
É recomendável utilizar diferentes formatos, como textos, imagens, infográficos e vídeos. E, claro, cada canal de comunicação terá suas peculiaridades.
Leads
O marketing de conteúdo para mercado imobiliário é uma estratégia efetiva para atrair, engajar e converter leads em clientes.
Nesse sentido, a atração de visitantes é a primeira etapa.
Já a aquisição de leads é a segunda etapa do processo. É importante oferecer conteúdo de valor em troca das informações de contato dos visitantes do site, como nome, e-mail ou telefone.
Isso permite que a imobiliária entre em contato com o lead e inicie o processo de nutrição.
Nessa fase, a gestão dos leads evita a perda de oportunidades de vendas. E, para isso, um sistema de gerenciamento de leads permite o acompanhamento de cada etapa, desde o primeiro contato até a conversão em cliente.
Isso é possível, por exemplo, com um sistema CRM para imobiliárias.
Nutrir os leads com conteúdos serve para manter o interesse do usuário e aumentar as chances de conversão em vendas.
Essa é uma etapa indispensável de marketing imobiliário para corretores ou para imobiliárias.
Logo, vimos que a nutrição de leads qualificados é a terceira etapa de marketing de conteúdo para mercado imobiliário.
Além disso, existem diversos formatos e canais para distribuição de conteúdos, como: e-books, vídeos, redes sociais, sites e SEO.
E, por fim, a nutrição de clientes, ou seja, os que já converteram, permite fidelizá-los após a compra do imóvel ou locação.
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