Você sabe como se tornar um corretor de imóveis? Já buscou algumas informações e tem interesse na área, mas não sabe por onde começar? Tudo bem, você encontrou o seu lugar.
Aqui, nós falamos diretamente com você, corretor e dono de imobiliária, independente do tempo que esteja no ramo. Nós sempre teremos algo para facilitar seu trabalho, tão corrido.
Mas, se você ainda está começando e ainda não sabe se vale a pena, a resposta está bem aqui: Vale muito a pena!
A carreira de corretor de imóveis é exigente, como todas as outras, mas permite que você faça o seu próprio horário, atue em um mercado que cresce cada vez mais e fature muito dinheiro.
Interessante, né?
Se você quer descobrir como se tornar um corretor de imóveis de sucesso, continue a leitura.
Primeiros passos na carreira de corretor
Se você tem mais de 18 anos, ensino médio completo e tem interesse na área, inicie um curso profissionalizante para conseguir o seu registro no CRECI (Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis).
Tanto o CRECI, quanto o COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) são responsáveis por regulamentar o exercício da profissão e organizar os corretores cadastrados, mantendo a ordem.
Os cursos (confira as opções abaixo) te darão noções básicas de arquitetura, matemática financeira e noções jurídicas. Escolha o que melhor se encaixa a você e inicie seus estudos para conseguir o seu registro.
- Faculdade de Ciências Imobiliárias: Não é necessário ter curso superior para se tornar um corretor, mas caso tenha interesse, esse curso tem duração de 4 anos.
- Técnico em Transações Imobiliárias: 4 a 12 meses de duração e pode ser feito presencialmente ou à distância.
- Curso de Gestão Imobiliária: 2 anos de duração.
Viu? Agora você já sabe como se tornar um corretor de imóveis, mas não para por aqui. Entenda porque durante a leitura do texto.
Quais são as características de um corretor de sucesso?
Corretores são mediadores que criam uma ponte de comunicação entre proprietários de imóveis e locatários ou compradores. Eles são fundamentais para a realização de compra e venda ou de locação e têm o poder nas mãos.
Ele pode criar negociações, resolver grandes problemas e conquistar a confiança dos clientes com muito esforço e experiência, demonstrados em um serviço impecável.
E, como se tornar um corretor de imóveis não é tarefa simples, observe algumas ações que tornam um corretor de imóveis bem sucedido:
Esteja sempre preparado:
Pessoas irão contar com você o tempo inteiro, e na maioria das vezes, você só terá uma chance para convencê-las. Nunca perca contratos por falta de entendimento sobre valores, informações sobre o local e outros assuntos que podem ser estudados com antecedência. Monte um plano de negócio, apresente sempre boas fotos e leve o cliente ao local do imóvel. Esteja pronto para qualquer tipo de pergunta e entregue o seu melhor.
Seja o mais confiável possível:
Parece até estranho precisar pedir isso a alguém, mas é sempre bom lembrar, pois corretores trabalham com imóveis, na maioria das vezes, eles são mais do que só valores financeiros. Eles representam valores familiares, sentimentais e com apego emocional. E, não deixando de lado também, o fato de que imóveis são bens com valores altos e não trabalhar com a verdade pode significar o fim da sua carreira. Se você tiver dúvidas sobre como proceder em alguma situação, se coloque no lugar do cliente e pense se você gostaria ou não de passar por aquilo.
Antecipe sempre as perguntas que o cliente possa querer fazer:
Quando você estuda o perfil do cliente e desenvolve maneiras de convencê-lo a fechar negócio, você entende que vender é muito mais do que falar sobre preços. O cliente tem dúvidas, como você teria se fosse ele naquele momento, e antecipar as respostas pode ser uma ideia eficaz no convencimento final, já que ele vai perceber seu interesse, conhecimento, agilidade e responsabilidade com as necessidades dele.
Defina seus objetivos:
Não conte com a sorte, mas esteja sempre pronto, traçando um plano de metas. Saiba onde você deseja chegar e crie maneiras de alcançar esse objetivo. Pense grande e trabalhe para que isso se torne a sua realidade e o sucesso da sua profissão.
Saiba ouvir:
Você precisa antecipar as perguntas, como dito anteriormente, mas sem deduzir a vida do cliente. Deixe ele dizer, contar sobre coisas que talvez não pareçam tão importantes no momento, mas que no conjunto, conseguem te ajudar a traçar o melhor plano para satisfazer essa transação.
Divulgue bem os seus imóveis e serviços:
Se você acredita na sua carreira, no seu potencial e luta para alcançar seus objetivos, então torne isso maior e atraia mais gente para realizar ainda mais sonhos e conquistar metas ainda maiores. Invista em marketing, networking, tecnologia e parcerias.
Seja apaixonado:
Toda profissão tem seus altos e baixos, e em uma carreira onde os números não são fixos mensalmente, como em outras, é fundamental que a paixão seja uma das forças que te guiem pelo caminho. Sem ela, você desistirá nos primeiros problemas e jamais conhecerá todas as vantagens que um corretor de imóveis pode ter. Busque maneiras de se atualizar, se entusiasmar e não se deixar abalar. A paixão é a força que move o mundo, sua profissão não pode ser tratada com menos do que isso.
Conclusão
Agora que você já sabe como se tornar um corretor de imóveis, os documentos necessários e suas principais características, é hora de fazer o seu registro no CRECI.
Após conseguir o seu diploma com a conclusão do curso escolhido, e ter estagiado na área, procure a delegacia do CRECI mais próxima da sua região e dê entrada no seu pedido de registro.
Com ele, você poderá obter funções como:
- Vender ou local móveis novos e usados
- Se tornar correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal
- Trabalhar em corretoras
- Avaliar imóveis
- Captar imóveis
- Se tornar um profissional autônomo
- Abrir sua própria imobiliária
Inicie agora mesmo sua carreira de corretor e tenha muito sucesso!