fbpx
Siga-nos:

HomeNossas DicasDicasComo realizar parcerias de sucesso no mercado imobiliário?

Como realizar parcerias de sucesso no mercado imobiliário?

Realizar parcerias no mercado imobiliário é muito importante, já que estamos diante um segmento muito competitivo. E os profissionais que atuam nesse setor precisam buscar novas estratégias para lidar com a concorrência e se destacar.

Essas parcerias podem ser feitas entre dois ou mais profissionais ou empresas do setor imobiliário. Esses acordos podem ser de diversos tipos, tais como parcerias de vendas, de marketing, de intermediação, dentre outros.

Neste artigo, veja que essas parcerias podem trazer diversos benefícios para os profissionais envolvidos, como: ampliação da carteira de clientes, fechamento de mais negócios e muito mais. Confira!

parceria comercial

O que são e como funcionam as parcerias imobiliárias?

Pois bem, saiba que as parcerias no mercado imobiliário podem ser de diversos tipos, como será visto abaixo.

Para você que não sabe, trata-se de um trabalho conjunto entre alguns profissionais que atuam nesse setor. Sendo assim, essa sinergia pode trazer vários benefícios para os envolvidos.

Para Ricardo Abreu, presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, essas colaborações ajudam na troca de informações, experiências e conhecimentos, essenciais para quem atua nesse ramo.

Ou seja, essa é mais uma estratégia a ser usada para expandir seu negócio imobiliário.

As parcerias imobiliárias podem funcionar de diversas formas, mas geralmente envolvem os seguintes passos:

  • Definição dos objetivos: os parceiros precisam definir os objetivos da parceria. Ou seja, o que eles esperam alcançar com essa parceria?
  • Estabelecimento dos termos: é necessário definir os termos dessa estratégia. Isto é, como eles vão compartilhar leads e clientes? Como vão dividir os custos e as receitas?
  • Implementação: os parceiros precisam implementar a parceria. Eles devem começar a trabalhar juntos para alcançar os objetivos definidos.

Para melhor entendimento dessas possibilidades, temos as parcerias de vendas, onde os corretores de imóveis se comprometem a compartilhar leads e clientes, a fim de aumentar as chances de fechar negócios.

Há ainda, os acordos de marketing, em que os parceiros se comprometem a compartilhar alguns recursos, como sites, redes sociais e campanhas publicitárias.

Agora, vamos ver porque é importante fazer esses acordos.

Por que é importante fazer parcerias imobiliárias?

Como visto, as parcerias imobiliárias são importantes por diversos motivos, dentre eles, reduz os custos, como podemos ver nessa matéria do G1. E elas podem trazer muitas vantagens para os envolvidos nesse segmento de mercado.

Portanto, veja alguns motivos para realizar esse trabalho em conjunto:

  • Credibilidade junto ao cliente

Essas parcerias no ramo imobiliário têm o potencial de aumentar a credibilidade do corretor junto ao cliente. Isso ocorre porque ele tem acesso a mais informações e a um atendimento de maior qualidade.

Como exemplo, o corretor pode oferecer ao cliente uma gama mais ampla de imóveis, bem como informações sobre o mercado imobiliário, financiamentos e outros aspectos relevantes.

Além disso, esse profissional pode contar com a ajuda de outros, como os arquitetos, engenheiros e advogados, para oferecer um atendimento mais completo e personalizado.

  • Mais oportunidades de negócios

As parcerias imobiliárias também podem gerar mais oportunidades de negócios. Ou seja, os parceiros podem compartilhar leads e clientes entre si.

Por exemplo, se um cliente procura um imóvel de alto padrão, o corretor pode indicar o cliente para um parceiro que trabalha com esse tipo de produto.

  • Redução de custos em marketing

Esses acordos também podem ajudar a reduzir os custos em marketing. Isto é, os parceiros podem compartilhar recursos de marketing, como sites, redes sociais e campanhas publicitárias.

Para melhor entendimento, os envolvidos podem criar um site imobiliário conjunto para divulgar os imóveis que têm em estoque.

  • Ampliação da carteira de clientes

Essas colaborações permitem ainda que os profissionais alcancem um público maior, o que aumenta suas chances de fechar negócios.

  • Aumento da visibilidade

De modo complementar, elas ajudam a aumentar a visibilidade dos profissionais, tornando-os mais conhecidos no mercado. Logo, esse fator é importante para o fechamento de novos negócios.

  • Acessibilidade a novos mercados

Finalmente, as parcerias podem ajudar os profissionais a acessar novos mercados, ampliando suas oportunidades de negócios.

Em seguida, vamos aprender a fazer essas alianças estratégicas.

parcerias imobiliárias

5 dicas de como fazer essas parcerias

Para melhor compreensão e visando te ajudar, veja 5 dicas de como realizar parcerias no mercado imobiliário:

1. Faça uma boa pesquisa

Antes de começar numa parceria, é importante pesquisar o parceiro. Então, procure conhecer seus negócios, seus objetivos e sua reputação no mercado.

Por exemplo:

  • Pesquise o site da empresa do parceiro;
  • Leia as avaliações deixadas por clientes;
  • Converse com pessoas que já trabalharam com o parceiro.

Tudo isso pode ajudar a evitar problemas futuros.

2. Seja transparente

Outro ponto, seja transparente com o parceiro sobre seus objetivos e expectativas.

Sendo que é possível explicar o que você espera alcançar com a parceria. Também, seja claro sobre o que você está disposto a oferecer e esteja aberto a negociar.

3. Defina os termos

É importante ainda, definir os termos desse acordo de forma clara e objetiva.

Isso inclui o que cada parceiro irá fazer, como os custos e as receitas serão divididos e como os conflitos serão resolvidos. Por exemplo, determine como vocês irão compartilhar leads e clientes.

Assim, como é interessante definir como os custos envolvidos serão divididos e de que forma os conflitos serão resolvidos.

4. Estabeleça um plano de ação

Feita a etapa anterior, estabeleça um plano de ação para essa parceria, definindo as responsabilidades de cada parceiro.

Ou seja, é importante definir quem será responsável por encontrar com os clientes ou quem irá negociar e fechar negócios.

5. Monitore os resultados

Depois, procure monitorar os resultados da parceria para garantir que ela esteja cumprindo seus objetivos iniciais.

Isto é, acompanhe o número de leads e clientes gerados, o valor das vendas realizadas pela parceria e o nível de satisfação dos clientes.

Em resumo, você aumentará as chances de fazer parcerias imobiliárias bem-sucedidas ao seguir essas dicas.

Cuidados a serem tomados ao fazer parcerias imobiliárias

Nesse cenário, ao realizar parcerias no mercado imobiliário, é importante tomar alguns cuidados, como estes a seguir:

  • Evite acordos com profissionais incompatíveis: é importante escolher parceiros que tenham objetivos e valores semelhantes.
  • Faça um contrato: é importante formalizar a parceria por meio de um contrato. Isso ajudará na segurança jurídica e evita problemas futuros.
  • Esteja preparado para lidar com conflitos: isso é comum em qualquer parceria. Então, é importante estar preparado para lidar com eles de forma profissional.

Enfim, esses acordos podem ampliar sua carteira de clientes, aumentar sua visibilidade, elevar as vendas e reduzir seus custos.

Conclusão

Finalmente, as parcerias imobiliárias podem ser uma estratégia eficaz para os profissionais que atuam no setor imobiliário. Assim, é possível ampliar seus resultados, dentre outros.

No entanto, é importante seguir essas dicas para fazer parcerias imobiliárias bem-sucedidas e elevar o sucesso de sua empresa!

Agora, é hora de conhecer nossos Sistemas de gestão imobiliária que podem deixar seus processos de vendas e gestão mais assertivos. Faça seus resultados alcançar outros números! Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: