fbpx
Siga-nos:

HomeNossas DicasDicas7 motivos comuns para o cliente perder interesse num imóvel

7 motivos comuns para o cliente perder interesse num imóvel

Quando se trata de vender ou alugar um imóvel, o cliente pode perder interesse em algumas situações. Somente em 2022, a venda de imóveis novos cresceu 10%, esse levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

Esse fato é um bom sinal para quem é do setor imobiliário. Embora é fundamental entender os fatores que podem levar um cliente a perder o gosto por uma propriedade. Compreender esses motivos pode ajudar a evitar erros e maximizar suas chances de sucesso.

Neste artigo, veja os motivos principais que podem fazer com que os clientes percam o interesse em um imóvel. Vamos ver?

cliente pode perder interesse

7 motivos para o cliente perder interesse num imóvel

Os motivos mais comuns para o cliente perder interesse no imóvel serão listados agora. Use esses insights para a sua elaboração de suas estratégias voltadas para gerar novos e mais negócios:

1. Preço inadequado

Um dos principais fatores que podem levar o cliente a perder interesse no imóvel é um preço inadequado. Se um imóvel estiver acima do valor de mercado, os clientes podem considerá-lo inacessível ou, simplesmente, não estarem dispostos a pagar o preço solicitado.

Por outro lado, um preço muito baixo pode levantar suspeitas sobre a qualidade ou a situação do imóvel. É essencial realizar uma análise de mercado e estabelecer um preço justo e competitivo para evitar que os clientes percam o interesse.

2. Localização desfavorável

A localização é um fator crítico na decisão de compra ou aluguel de um imóvel.

Se a propriedade estiver localizada em uma região com problemas de segurança, falta de infraestrutura, transporte precário ou acesso limitado a serviços essenciais, os clientes provavelmente perderão o interesse no imóvel.

Sendo assim, é importante destacar as vantagens da localização do imóvel e fornecer informações relevantes sobre os benefícios da região, como proximidade a escolas, hospitais, comércio e áreas de lazer, por exemplo.

3. Condições físicas deficientes

Antes de mais nada, um imóvel com condições físicas precárias pode afastar os clientes rapidamente e/ou fazer o cliente perder interesse no imóvel.

Saiba que problemas como vazamentos, infiltrações, rachaduras nas paredes, instalações elétricas e hidráulicas antigas ou inadequadas são motivos de preocupação para os possíveis compradores.

Para evitar que os clientes percam o interesse, é necessário realizar manutenções e reparos necessários antes de apresentar o imóvel. Um imóvel bem conservado e em boas condições físicas tem mais chances de atrair e reter a atenção dos clientes.

4. Layout inadequado

O layout do imóvel também pode fazer o cliente perder interesse no imóvel ou influenciar no processo. Uma distribuição desfavorável dos cômodos, espaços mal aproveitados ou falta de flexibilidade podem ser razões a ser considerada para evitar a perca de negócios.

Nesse sentido, um layout bem planejado e funcional, que atenda às necessidades e preferências do comprador, é essencial para garantir que o imóvel se destaque e atraia o interesse.

5. Falta de informações claras

Antes de tudo, a falta de informações claras e precisas sobre o imóvel pode gerar grande desconfiança nos clientes.

É essencial fornecer informações detalhadas sobre as características da propriedade, como metragem, número de quartos, vagas de estacionamento, infraestrutura do condomínio, entre outros.

Além disso, é importante incluir fotografias de qualidade e, se possível, visitas virtuais ou vídeos que permitam que os clientes tenham uma visão mais abrangente do imóvel.

A transparência e a disponibilidade de informações relevantes aumentam a confiança do cliente e ajudam a manter o interesse do cliente no imóvel.

Diante esses e outros fatores, é essencial conhecer desafios da gestão imobiliária, assim, você estará mais preparado para encarar cada elemento que impeça a eficiência e o crescimento do seu negócio.

6. Falta de diferenciação

Antes de tudo, em um mercado imobiliário competitivo, é fundamental que o imóvel se destaque entre as opções disponíveis. A falta de elementos que o diferenciem dos demais pode levar à perda de interesse dos clientes em um imóvel.

É importante ressaltar as características únicas e os pontos fortes do imóvel, como acabamentos de qualidade, design exclusivo, vista privilegiada ou áreas de lazer diferenciadas.

Então, destacar os aspectos únicos e atrativos do imóvel pode despertar o interesse dos clientes e aumentar suas chances de fechar negócio.

O fator diferenciação pode ser solucionado ao fechar parcerias com arquitetos, decoradores, lojas de acabamento, dentre outros. Isso porque é possível obter insights ao contar com a habilidades desses profissionais para dar aquele up no imóvel e torná-lo mais atrativo.

[smartslider3 slider=”3″]

7. Falta de flexibilidade nas negociações

A falta de flexibilidade nas negociações também pode ser um motivo para o cliente perder o interesse em um imóvel.

Cada cliente possui necessidades e condições específicas, e é essencial estar aberto a discutir opções e adaptar-se às demandas dos compradores.

Se os clientes sentem que não há espaço para negociação ou que suas solicitações não são consideradas, eles podem rapidamente procurar outras opções.

Logo, ser receptivo e demonstrar disposição para encontrar soluções pode manter o interesse do cliente e facilitar a concretização do negócio.

Finalmente, é essencial que corretores e proprietários estejam atentos a esses motivos e trabalhem para evitá-los. Vale ressaltar que os profissionais podem buscar entender ou aprender sobre as técnicas de negociação mais assertivas.

Procure, antes de tudo, compreender as necessidades e preferências dos clientes, forneça informações claras e precisas, e busque ainda destacar as características únicas do imóvel.

Considerando essa discussão, aumente as chances de alugar ou vender um imóvel mais rápido, confira!

Por fim, você viu 7 motivos para o cliente a perder interesse no imóvel. A perda de interesse por parte dos clientes pode ser resultado de diversos fatores, desde o preço inadequado até a falta de flexibilidade.

Com essas estratégias destacadas, é possível aumentar as chances de sucesso na venda ou aluguel de um imóvel. Lembre-se de que a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso no mercado imobiliário.

Agora, conheça nossos Sistemas de gestão imobiliária que irão tornar seus processos administrativos e comerciais mais eficientes e assertivos.

Fale conosco agora e tire suas dúvidas. Temos um time expert para te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: